| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
ASantos

|
Posted: Fri Jun 16, 2006 3:11 pm Post subject: Quem tem medo das trovoadas... |
|
|
Como acabou de cair (em Benfica / Lisboa) agora mesmo uma grande chuvada com uns valentes trovões ( alguns raios cairam perto!!) que fizeram estremecer bem as vidraças, aproveito para abrir este tópico...
Da última vez que me lembro de ter assistido a uma série de trovões tão fortes como os de hoje, devia ter +- 7 anitos ( 30 anos ). Eu sempre tive um fascinio pelos raios e trovões. Lembro-me bem desse dia - fiquei a assistir ( à "festa" ) na janela da sala com as persianas todas puxadas para cima ( de certeza que a minha mãe não estava em casa para me deixar fazer isso... ). Infelizmente não dava para ver muita coisa porque morava num r/c com janelas só nas traseiras do prédio não havendo, assim, muito espaço aberto para a "paisagem"... Contentava-me com as "luzes" e a emoção da espera pelo trovão. Em contrapartida, a minha irmã ( mais nova 2 anos ) escolheu o "típico" - esconder debaixo da mesa e tapar os ouvidos. Ainda hoje tapa os ouvidos quando há trovoada - traumas de infância .
Mas houve um que até eu me "borrei" - já andava no liceu e como estava a "cair" trovoada "normal", ninguém estava à espera dum trovão tão forte e repentivo que deu uma sensação de tremor de terra!!! O que me fez mais impressão foi ouvir as coitadas das crianças (1ªe2ªclasses) aos gritos na sala de aulas ( a escola ficava nas traseiras do prédio) - como o "Mundo é pequeno" pode ser que alguma dessas crianças leia isto e manifeste o seu possível "trauma"...
Como é que o pessoal, na infância, se "protegia" da trovoada?... |
|
| Back to top |
|
 |
ASantos

|
Posted: Fri Jun 16, 2006 3:15 pm Post subject: |
|
|
| Esqueci-me de localizar a escola: era uma escola pré-fabricada que estava no Bairro Charquinho, no mesmo local aonde está agora o Centro de Dia. |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Fri Jun 16, 2006 11:59 pm Post subject: |
|
|
Eu até gostava de ver a trovoada e com a casa às escuras. E gosto de músicas com sons da natureza tipo trovoada. Há dias pus-me a tentar fotografar a trovoada que aqui houve, mas com insucesso. |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Sat Jun 17, 2006 9:50 am Post subject: |
|
|
Ontem estava a ver o filme "O Exorcismo de Emily Rose" e cada vez que havia uma parte com mais suspense, caía um trovão... Combinado não resultava melhor!! Achei incrível, aproveitei e baixei as persianas e deixei-me ficar a ver o filme quietinha.
Só foi pena o filme não meter medo porque uma oportunidade destas não sei quando terei novamente  |
|
| Back to top |
|
 |
Andreia

|
Posted: Sat Jun 17, 2006 4:54 pm Post subject: |
|
|
LOOOL!!!
Que cuincidencia!!
Ontem á tarde, estava mesmo no Colombo quando houve essa trovoada, com os meus colegas, e e algumas colegas minhas comexaram a gritar feitas estéricas!
Depois ainda fomos ver o filme "O Géneo do Mal"!
Execelente o panorama!
Também é engraçado, porque quando eu era pequena tinha medo de trovoada, até á altura em que me passou 1 mesmo ao lado...  |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Sat Jun 17, 2006 5:02 pm Post subject: |
|
|
Mas no Colombo faz eco, deve assustar mais  |
|
| Back to top |
|
 |
Bomboca
|
Posted: Tue Jun 27, 2006 4:42 pm Post subject: |
|
|
É claro que quando era mesmo "piquenita" me assustava. Mas acho que nunca tive pavor. Hoje em dia (e já de há alguns anos a esta parte) sou absolutamente fascinada pelo espectáculo natural. Adoro ver: se estou em casa apago as luzes e ponho-me feita parva à janela (o meu marido não compreende muito bem este meu fascínio, deve de achar que sou louca) por isso fico contente por encontrar mais mentes insanas. Acho que é um espectáculo lindo de morrer! _________________ Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta... |
|
| Back to top |
|
 |
Stracciatella

|
Posted: Mon Oct 09, 2006 5:42 pm Post subject: |
|
|
Quando era muito pequeno mesmo assustava-me e começava a chorar Hoje em dia ponho-me na janela e só saio quando o "espectáculo" termina  |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Wed Oct 18, 2006 12:58 am Post subject: |
|
|
| Está a trovejar agora, por isso se quiserem é só ir para perto de uma janela... vou tentar uma foto... |
|
| Back to top |
|
 |
PortoSanto1979
|
Posted: Thu Mar 01, 2007 2:12 am Post subject: |
|
|
Eu ADORO trovoadas mas aqui com este Inverno mais do que ameno... é bem raro dar uma trovoada. Claro que sei que é perigoso mas o fascínio seduz-nos de tal maneira. Em baixo fica uma trovoada que deu em Outubro de 2005 aquando da passagem de uma tempestade tropical.
http://www.youtube.com/watch?v=0Mr1GJ3B9VQ
P.S. O vídeo não é meu. |
|
| Back to top |
|
 |
ricardo calado

|
Posted: Sat Mar 10, 2007 1:06 pm Post subject: |
|
|
também adoro trovoadas!!
estas aqui faltam o som não é PORTOSANTO?
tenho a impressão que se tivesse muita gente até dava um pulo da cadeira  |
|
| Back to top |
|
 |
PortoSanto1979
|
Posted: Sun Mar 11, 2007 7:33 am Post subject: |
|
|
| ricardo calado wrote: | também adoro trovoadas!!
estas aqui faltam o som não é PORTOSANTO?
tenho a impressão que se tivesse muita gente até dava um pulo da cadeira  |
Pois esqueci-me de mencionar esse pequeno pormenor!  |
|
| Back to top |
|
 |
Blue Angie

|
Posted: Wed Sep 05, 2007 2:04 pm Post subject: |
|
|
Este ano nos meus últimos dias de férias fui para o Norte com os meus pais e dormi em casa dos meus avós que era muito pequenina Primeiro andei a passear à noite pela aldeia e começava a ver os clarões grandes que estavam ainda longe dali. Como todos os anos vou para a casa dos meus avós, durmo mal e quando acordo começo a contar as horas que o relógio dá. Uma noite ouvia muita chuva (eram prá aí 3:15 da manhã) e pela janela que ficava por cima da porta via os relâmpagos e os clarões. Estava mesmo por cima de mim e tinha sempre um arrepio cada vez que ouvia o trovão...
7:15 da manhã acordei depois de 2 horas dormidas...ainda chovia a potes e já começava a ouvir barulhos estranhos através da parede (a água corria por ali)
Naquela noite só dormi umas 3 horas
Uma vez estava em casa da minha avó (não do Norte) e estava a trovejar. Até subi para o parapeito da janela para ver os clarões e adorava. Tinha os meus 7 anos. |
|
| Back to top |
|
 |
miga

|
Posted: Wed Sep 05, 2007 3:18 pm Post subject: |
|
|
Desde que me lembro de ser alguém que tenho um fascínio por trovões e trovoadas…
Nos inícios tenho memória de a minha mãe me dizer que era o menino Jesus que andava a arrumar a casa e que arrastava os móveis… mais tarde explicaram-me a coisa de forma mais científica e disseram-me que eram as nuvens carregadas que chocavam umas nas outras
Lembro-me dum episódio, passou-se no monte dos meus avó, no Alentejo. Tempestade, noite, trovões com fartura. Demorei a adormecer com a excitação. Depois de adormecer comecei a sonhar que estava num tribunal e que de vez em quando o público que assistia começava a exaltar-se e o juiz para os silenciar batia com o martelo na mesa. Quando me apercebi sempre que o juiz batia com o martelo era quando havia trovoada. Acabei por escrever esta história na escola num dos tpc’ s e tive BOM.
No outro dia havia uma azinheira toda chamuscada por causa dum trovão. Mesmo ao pé da nossa casa por pouco. Inesquecível.
Aqui para os algarves de vez em quando consigo assistir da minha janela as tempestades no mar... lindo |
|
| Back to top |
|
 |
Blue Angie

|
Posted: Thu Sep 20, 2007 10:32 pm Post subject: |
|
|
Aqui em Cascais caiu mais uma trovoada...
E com relâmpagos de 1 metro e meio, my God
Algo assim...
Andava eu para tirar uma foto e...NADA  _________________
25 anos de Vitinho
1986 - 2011 |
|
| Back to top |
|
 |
tiafo

|
Posted: Mon Oct 15, 2007 12:30 am Post subject: |
|
|
| Eu recordo-me das trovoadas quando estava com a minha avo ela dizia-me para eu citar esta oraçao "santa barbara bendita que no ceu esta escrita..." nao me lembro do resto ela dizia-me que era jesus ke estava a ralhar com as pessoas más, outra coisa que me lembro das trovoadas era ke de casa em casa passava uma nossa senhora dentro de uma caixa de madeira ke consistia em ke cada casa deixa-se uma pekena esmola e punhamos uma vela arder ao lado da santa quando a vela acabava de arder a santa passava para outra casa era kuaze com um testemunho cumps |
|
| Back to top |
|
 |
|