Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

E agora, para quem leu (ou viu) «Shutter Island»

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR
View previous topic :: View next topic  
Author Message
rui sousa

PostPosted: Mon Apr 05, 2010 9:49 pm    Post subject: E agora, para quem leu (ou viu) «Shutter Island» Reply with quote

Seria Teddy Daniels louco?

Já várias vezes fui confrontado com esta questão.

E digo sempre «Não».

Mas há sempre várias pessoas que me dizem que ele era, mas eu continuo a acreditar que não. Aliás, a parte final do filme explica isso mesmo, na minha opinião. Então, ele iria "inventar" aquela história toda para no final ir parar ao Farol?

Só me apercebi disto quando revi o filme, depois de ler o livro, e de pensar atentamente na cena final.

Além de outros factos que fui encontrando quando li o livro.

E vocês? O que acham?
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
misterio
Site Admin

PostPosted: Tue Apr 06, 2010 3:26 am    Post subject: Reply with quote

Vi o filme e ainda hoje voltei a ver uma pequena parte pois sinceramente durante o enredo eu já estava a prever o final, não me surpreendeu, pois durante o filme existem algumas pistas que nos levam a pensar que ele estaria a alucinar com tudo aquilo, agora existe outros elementos que não encaixam bem com o final da história.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
rui sousa

PostPosted: Thu Apr 08, 2010 11:29 pm    Post subject: Reply with quote

A meio do filme também me ocorreu como iria acabar, mas o livro acho que explica melhor a minha teoria de que ele não era louco.

Ele sabia do que se fazia na Ilha e queria divulgá-la ao público, mas como os homens da Ilha não queriam que ele a revelasse, mandaram-no para lá, com o suposto ajudante, Chuck, que é médico, para resolverem um caso imaginário e para no fim o fazerem acreditar que é louco.
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Miguel Freire

PostPosted: Sat Apr 10, 2010 5:36 pm    Post subject: Reply with quote

O final do livro presta-se a qualquer uma das interpretações. Cabe ao leitor decidir qual prefere. Essa é uma das razões por que gostei tanto do livro. O filme não vi.
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa

PostPosted: Sat Apr 10, 2010 5:54 pm    Post subject: Reply with quote

Exactamente. Mas eu gosto mais e ir pela via mais hitchcock de ele não ser louco... Laughing
Popeye

PostPosted: Mon Apr 19, 2010 3:07 pm    Post subject: Reply with quote

Por acaso achei o final bastante previsível.
Assim como o Chuck seria o médico.
Também concordo que o final dá para ser ambíguo.
Paulex

PostPosted: Tue Apr 20, 2010 2:16 pm    Post subject: Reply with quote

Miguel Freire wrote:
O final do livro presta-se a qualquer uma das interpretações. Cabe ao leitor decidir qual prefere. Essa é uma das razões por que gostei tanto do livro. O filme não vi.

Li o livro e vi o filme, e quanto mais penso no assunto, mas concordo que dá para interpretar das duas maneiras.
A que me ocorreu primeiro foi esta: ele estava mesmo pirado, por causa do que lhe aconteceu, mas ao contrário daquilo que quis demonstrar, no final ficou "curado". Ou seja, todo aquele "procedimento" resultou para o chamar à razão, mas daí a ele aceitar-se e conseguir viver com o que fez... Se ele achasse que era tudo uma farsa, fazia-se curado para um dia sair de lá e expor aquilo tudo. Esta foi a teoria que me ocorreu na altura, mas agora se me ponho a pensar muito no assunto, acabo por já não saber ao certo ao que achar. Wink
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
JVerne

PostPosted: Mon Apr 26, 2010 1:34 pm    Post subject: Reply with quote

Acho que se vê bem que ele estava curado. Daí a sua frase no final. Ele pretendeu limpar a sua mente!

Muito bom mas ao contrário de alguns, eu fui enganado! Nunca desconfiei que ele fosse louco!
Outro filme recente que me enganou foi o Livro de Eli. Gostei. Vejam!
rui sousa

PostPosted: Mon Apr 26, 2010 6:52 pm    Post subject: Reply with quote

JVerne, o filme/livro pode ser visto de duas maneiras, que ele era louco ou não. Mas eu prefiro mais a minha versão de não o ser.
Miguel Freire

PostPosted: Mon Apr 26, 2010 8:55 pm    Post subject: Reply with quote

Eu nunca imaginei que ele fosse louco. A dúvida surgiu só depois da conversa com o médico. E ainda agora não sei!
Back to top
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum