| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
rui sousa
Joined: 13 Dec 2006 Posts: 1203 Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa
|
Posted: Mon Apr 05, 2010 9:49 pm Post subject: E agora, para quem leu (ou viu) «Shutter Island» |
|
|
Seria Teddy Daniels louco?
Já várias vezes fui confrontado com esta questão.
E digo sempre «Não».
Mas há sempre várias pessoas que me dizem que ele era, mas eu continuo a acreditar que não. Aliás, a parte final do filme explica isso mesmo, na minha opinião. Então, ele iria "inventar" aquela história toda para no final ir parar ao Farol?
Só me apercebi disto quando revi o filme, depois de ler o livro, e de pensar atentamente na cena final.
Além de outros factos que fui encontrando quando li o livro.
E vocês? O que acham? _________________ À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Tue Apr 06, 2010 3:26 am Post subject: |
|
|
| Vi o filme e ainda hoje voltei a ver uma pequena parte pois sinceramente durante o enredo eu já estava a prever o final, não me surpreendeu, pois durante o filme existem algumas pistas que nos levam a pensar que ele estaria a alucinar com tudo aquilo, agora existe outros elementos que não encaixam bem com o final da história. |
|
| Back to top |
|
 |
rui sousa
|
Posted: Thu Apr 08, 2010 11:29 pm Post subject: |
|
|
A meio do filme também me ocorreu como iria acabar, mas o livro acho que explica melhor a minha teoria de que ele não era louco.
Ele sabia do que se fazia na Ilha e queria divulgá-la ao público, mas como os homens da Ilha não queriam que ele a revelasse, mandaram-no para lá, com o suposto ajudante, Chuck, que é médico, para resolverem um caso imaginário e para no fim o fazerem acreditar que é louco. _________________ À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas |
|
| Back to top |
|
 |
Miguel Freire
|
Posted: Sat Apr 10, 2010 5:36 pm Post subject: |
|
|
| O final do livro presta-se a qualquer uma das interpretações. Cabe ao leitor decidir qual prefere. Essa é uma das razões por que gostei tanto do livro. O filme não vi. |
|
| Back to top |
|
 |
rui sousa
|
|
| Back to top |
|
 |
Popeye

Joined: 27 Jan 2008 Posts: 711 Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx
|
Posted: Mon Apr 19, 2010 3:07 pm Post subject: |
|
|
Por acaso achei o final bastante previsível.
Assim como o Chuck seria o médico.
Também concordo que o final dá para ser ambíguo. _________________ I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
 |
|
| Back to top |
|
 |
Paulex

|
Posted: Tue Apr 20, 2010 2:16 pm Post subject: |
|
|
| Miguel Freire wrote: | | O final do livro presta-se a qualquer uma das interpretações. Cabe ao leitor decidir qual prefere. Essa é uma das razões por que gostei tanto do livro. O filme não vi. |
Li o livro e vi o filme, e quanto mais penso no assunto, mas concordo que dá para interpretar das duas maneiras.
A que me ocorreu primeiro foi esta: ele estava mesmo pirado, por causa do que lhe aconteceu, mas ao contrário daquilo que quis demonstrar, no final ficou "curado". Ou seja, todo aquele "procedimento" resultou para o chamar à razão, mas daí a ele aceitar-se e conseguir viver com o que fez... Se ele achasse que era tudo uma farsa, fazia-se curado para um dia sair de lá e expor aquilo tudo. Esta foi a teoria que me ocorreu na altura, mas agora se me ponho a pensar muito no assunto, acabo por já não saber ao certo ao que achar.  |
|
| Back to top |
|
 |
JVerne

|
Posted: Mon Apr 26, 2010 1:34 pm Post subject: |
|
|
Acho que se vê bem que ele estava curado. Daí a sua frase no final. Ele pretendeu limpar a sua mente!
Muito bom mas ao contrário de alguns, eu fui enganado! Nunca desconfiei que ele fosse louco!
Outro filme recente que me enganou foi o Livro de Eli. Gostei. Vejam! _________________ "Tudo o que um homem pode imaginar, outros podem tornar realidade." JV |
|
| Back to top |
|
 |
rui sousa
|
Posted: Mon Apr 26, 2010 6:52 pm Post subject: |
|
|
JVerne, o filme/livro pode ser visto de duas maneiras, que ele era louco ou não. Mas eu prefiro mais a minha versão de não o ser. _________________ À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas |
|
| Back to top |
|
 |
Miguel Freire
|
Posted: Mon Apr 26, 2010 8:55 pm Post subject: |
|
|
| Eu nunca imaginei que ele fosse louco. A dúvida surgiu só depois da conversa com o médico. E ainda agora não sei! |
|
| Back to top |
|
 |
|