rui sousa
Joined: 13 Dec 2006 Posts: 1203 Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa
|
Posted: Fri Aug 05, 2011 2:33 pm Post subject: A melhor juventude (2003) de Marco Tullio Giordana |
|
|
Gostava também de dar a minha opinião sobre este épico italiano extraordinário.
O filme conta a história de dois irmãos, Niccola e Mateo, desde os anos 60 até 2003. O filme é grande porque originalmente foi uma minissérie de TV. Depois foi posto no cinema, onde só cortaram apenas... meia hora de filme. Mas pelo menos, estas seis horas de filme prendem o espectador, enquanto que se eu visse um filme de uma hora do Manoel de Oliveira, já teria fugido passados os primeiros 5 minutos...
É uma grande história, cheia de pormenores e factos históricos interessantes. Começamos a habituar-nos àquele mundo, como diz Luís Miguel Oliveira, o crítico que também realça o «lado folhetinesco terrivelmente sedutor» desta fita. O espectador começa a entrar naquela história, naquela família, e nas suas alegrias e mágoas.
Em certa medida faz-me lembrar o «Conta-me como foi». Talvez pela revisitação do passado, até ao presente (que é uma coisa que, pelo menos na versão portuguesa, não acontece visto que a série acabou no 25 de Abril, e a espanhola, a original, já anda nos anos 80...), mas também pelo modo cheio de humanidade com que as situações são filmadas e exploradas.
Esta obra é muito, muito, muito boa, e citando o Jorge Morinha, este é «um grande filme épico como nos bons velhos tempos».
Nota: ***** _________________ À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas |
|