|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
nani76
Joined: 03 Nov 2008 Posts: 401 Location: Argoncilhe-Sta Maria da Feira
|
Posted: Fri Sep 10, 2010 8:26 am Post subject: |
|
|
Quanto a ser genético....então se sair à mãe tenho o assunto resolvido....se sair ao pai, precisa de um esforçozito
Quanto ao obrigar, claro que não, ainda por cima ela nesse caso sai à mãe.....a bem faz tudo, obrigada costuma ser do contra...
Nesta altura estou a comprar todas as semanas uns livros que o Pingo Doce tem a 2.99 que são aquelas "lendas" antigas tipo a princesa e a ervilha, o flautista de hamelin, Rapunzel e que trazem um cd com a história e música...ela adora, de tantas vezes que já ouviu a princesa e a ervilha( e eu tb ), já conta a história como se estivesse a lê-la (ela ainda não sabe ler)...
Acho que o ideal com a idade de 3 anos são livros muito simples, que eles associem à fase em que se encontram...eu costumo comprar os do RUca e os do Rato Renato (por ex. quando lhe estava a tirar a fralda comprei-lhe o do "Ruca não quer usar o pote"....foi remédio santo, sempre que ía para o pote pedia o livro.
Eu também não precisei que me obrigassem a ler, sempre vivi numa casa cheia de livros e fui pegando por curiosidade, por ver o meu pai e a minha irmã sempre com um atrás, e por aí fui descobrindo a magia dos livro...agora sou viciada (mais do que o meu pai e irmã)
Mas no meu tempo (onde é que eu já ouvi isto) as distracções não eram tantas (computadores, canais temáticos (Panda, Disney...), Playstations, Wiis......) nos dias de chuva quando acabava a hora dos desenhos animados, só me restava ler para passar o tempo...agora acho que a leitura deve ser incentivada porque no meio de tantos jogos e distracções, o livro é o menos apelativo....temos que ajudar as crianças a descobrir que sempre que abrem um livro viajam para o melhor de todos os mundos...o da Fantasia  _________________ Nani |
|
| Back to top |
|
 |
bonecadeporcelana

|
Posted: Mon Nov 29, 2010 6:05 pm Post subject: |
|
|
| rui sousa wrote: | | Eu gosto muito de ler e não precisei que me obrigassem... Há quem goste e há quem não goste, pronto. |
Isso fez-me lembrar que certa vez um aluno meu, com cerca de 8 anos, tirou uma Barbie da mochila para brincar com ela no intervalo. Eu ainda tive para dizer alguma coisa, mas como sempre fui apologista de dar liberdade às crianças para fazer o que gostam ( desde que não prejudiquem ninguém ) e a favor da igualdade de direitos , calei-me e agi como se fosse a coisa mais normal do mundo ver um rapaz a brincar com uma boneca.
No entanto, fiquei a matutar no assunto e, passado um bocado lembrei-me que o miúdo tinha duas irmãs : uma ligeiramente mais velha que ele e outra ligeiramente mais nova. Cheguei à conclusão que ele foi influenciado por elas, ou seja, observou-as a brincar com bonecas e imitou esse comportamento. |
|
| Back to top |
|
 |
patriciaacfss
|
Posted: Mon Nov 29, 2010 6:53 pm Post subject: |
|
|
| green man wrote: |
E outras vezes se leio um livro emprestado e gosto muito depois compro-o para o ter mas fico com pena por não ter lido pelo livro que comprei, como se o livro ficasse triste por não ser lido.
(eu sei... internem-me!!). |
ja venho tarde a comentar isto, mas sinto exactamente a mesma coisa xD
é caso pa internamento?.. |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|