|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Lino

|
Posted: Tue Nov 20, 2007 3:42 pm Post subject: |
|
|
Árvore de Natal em Frankfurt:
Mercado de Natal:
Estes mercados duram o tempo do Advento e é interessante. Eles lá também têm o Adventskranz, que é uma coroa com 4 velas, que vão acendendo em cada um dos 4 domingos de Advento.
Só vou às compras aí na semana antes do Natal e gosto de ir à Baixa ver as pessoas, as lojas, as ruas, sentir o frio típico da época (ou que deveria ser)...
Heidelberg:
Aconselho uma ida à Alemanha na altura do Natal. Germanwings e Ryan Air têm preços bonzinhos se forem comprados com antecedência...
Gosto do Natal, do espírito, das comidas, das árvores e decorações, as prendas, amo a música de Natal (sempre que ouço Frank Sinatra lembro-me do Natal por causa de um disco que cá temos)...
Sou um Christmasholic.  |
|
| Back to top |
|
 |
anabreu

|
Posted: Tue Nov 20, 2007 4:06 pm Post subject: |
|
|
Realmente é "outra loiça"  |
|
| Back to top |
|
 |
Strawberryzinha

|
Posted: Tue Nov 20, 2007 4:09 pm Post subject: |
|
|
estão a ver? é uma praça!
Porque não fazemos isto durante todo o ano no Terreiro do Paço, e no Rossio e em outras praças da mesma envergadura?
Trazendo assim pessoas à Baixa, com barraquinhas ciclicas, mudando de x em x tempo os seus productos estando adequados às epocas????
Lisboa tem lugares fantásticos como Alfama, participei recentemente num concurso de fotografia que me levou a descobrir este bairro e fiquei fascinada!
No entanto as pessoas só vão a Alfama na noite dos santos populares, em que não conseguem contemplar nada! Tem miradouros fantabulásticos entre outras coisas, mais o seu passado histórico!
No verão, poderiam ser aproveitadas estas ruas empedradas para fazer esplanadas, como na noite dos santos, com o belo do chouriço assado, as belas das sardinhas! Há público para isso e muito mais!
Lisboa, poderia ser aproveitada de outra forma!
É preciso inovar, e aposto que chamaria turistas durante TODO O ANO!!!! _________________ www.patricia-belden.blogspot.com & www.strawberryzinha.blogspot.com |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Tue Nov 20, 2007 7:51 pm Post subject: |
|
|
Porque a mentalidade do nosso povo e governantes é tacanha, com muita pena o digo.
Em vez de em Lx, por exemplo, se apoiar verdadeiramente a noite de Sto. António com transmissões ao vivo dos bairros tradicionais e suas manifestações genuínas das tradições populares lisboetas, o que fazem: importam modelos estafados, que a nós não nos dizem nada, estropiando a verdadeira cultura popular, com aquela pindérica demonstração do mais puro seguidismo a manifestações culturais alheias, como é o caso do concurso das marchas populares na Avenida que, quanto a mim, já enjoa de tal "clonagem", ano após ano.
Na época de Natal, como aqui se tem discutido, é o mesmo: se na América têm um verdadeiro culto pela Árvore de Natal, com espantosas árvores decoradas a preceito nas "squares" principais das cidades, congregando aí muitas pessoas; se na Alemanha se faz o mesmo; se na Escandinávia se faz o mesmo, etc.; então, o que é que pensam os "iluminados" edis do nosso torrãozinho: ah (esfregando as mãozitas de satisfação antecipada), nós somos os maiores... vamos ter uma estrutura metálica como nunca se viu... ficaremos no Guiness, com certeza:
e as nossas gentes, esmagadas por décadas de terceiro-mundismo e atraso propositados, pasmam agora com estas realizações igualmente terceiro-mundistas (estas árvores, a cogumelização dos CCs, as ideias "alucinadas" dos TGV e das Otas, etc., etc.), babando-se em demonstrações de regozijo que deixam o resto dos europeus a rir-se à socapa.
Haja bom-senso e dêem mais valor ao que deve ser uma verdadeira ideia de cidade, que integre os seus habitantes em vez de os escorraçar, como se vê pela crescente perda de população que infesta as nossas grandes cidades. |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Tue Nov 20, 2007 8:38 pm Post subject: |
|
|
Acho que se poderia fazer uns verdadeiros arraiais de Inverno, com celebrações colectivas de Natal e fim de ano como há em tanto lado. Até seria uma boa oportunidade de os produtores agrícolas venderem os produtos da época: o vinho novo, a jeropiga, a castanha, além de doçarias, gastronomias... depois umas feiras da Ladra com barraquinhas decoradas, uma árvore...
Em Estugarda até tinham uma pista de ski no gelo.  |
|
| Back to top |
|
 |
Strawberryzinha

|
Posted: Tue Nov 20, 2007 9:09 pm Post subject: |
|
|
Bem a Ideia das marchas populares não é bem para aqui... mas... atrevo-me...
Apesar de muito extremista! tenho de concordar com o Alguém... de ano para ano estas ditas marchas começam a perder a originalidade! Deveria ser bienal, poderia dar outra lufada de ar fresco à coisa... apesar do bairrismo que se verifica, bem giro por sinal! (naõ impedia nada as festas nos bairros!)
Era no entanto, engraçado uma reportagem realziada nos seguintes dias no bairro vencedor! De forma a captar o bairrismo destas pessoas =)
No entanto tb acho practicamente impossível circular nas ruas na Noite de Santo António nos bairros... filmar aquilo era operação gigantesca e infrutifera diria eu... _________________ www.patricia-belden.blogspot.com & www.strawberryzinha.blogspot.com |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Tue Nov 20, 2007 10:09 pm Post subject: |
|
|
| Lino wrote: | Acho que se poderia fazer uns verdadeiros arraiais de Inverno, com celebrações colectivas de Natal e fim de ano como há em tanto lado. Até seria uma boa oportunidade de os produtores agrícolas venderem os produtos da época: o vinho novo, a jeropiga, a castanha, além de doçarias, gastronomias... depois umas feiras da Ladra com barraquinhas decoradas, uma árvore...
Em Estugarda até tinham uma pista de ski no gelo.  |
Há locais (em Portugal e não só) onde é tradição fazer recriação de autos de Natal em teatro de rua: não seria uma boa ideia implementar isso nas grandes cidades, apoiando-se as companhias de teatro independente, induzindo o cidadão comum a participar, fazendo brilhar o verdadeiro espírito de Natal nas ruas da cidade e atraindo gente ao centro.
Há poucos anos uma peça experimental de teatro (salvo erro a "Woyzzek") contou com a participação activa de populares interessados e foi um êxito no Porto.
Straw, extremismos não é comigo, mas que certos assuntos me fazem "comichões", lá isso fazem |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Tue Nov 20, 2007 10:25 pm Post subject: |
|
|
Isso dos Autos de Natal seria altamente... ou fazer festas de Natal públicas com as escolas, conservatórios de música, haver mais animação de rua. Aqui no bairro a festa de Natal da Catequese é para toda a comunidade assistir.
Já ouviram falar do Teatro do Oprimido? Seria uma ideia altamente fazer peças de Natal em que as pessoas entrassem e fizessem o papel à sua maneira, como entendessem, desde que fosse com bons intuitos.
Sobre Marchas Populares, prefiro o S. João... no Santo António de Lisboa há as marchas, ganha sempre o mesmo... é isso e o carnaval. Viva os Caretos de Podence! |
|
| Back to top |
|
 |
Strawberryzinha

|
Posted: Tue Dec 04, 2007 10:54 pm Post subject: |
|
|
Pois é... é triste... este ano a Avenida da Liberdade em Lisboa não tem iluminação!
Era daqueles locais que para mim deveriam estar sempre iluminados all year long! fico triste, ando ali na faculdade há 6 anos e este é o 1º ano que aquilo não tem iluminação
Lembro-me de no 1º ano ter ficado sentada horasssss a brincar com uma colega minha a dizer-mos com que se pareciam as formas das luzinhas que estavam nas árvores!
xniff xniff _________________ www.patricia-belden.blogspot.com & www.strawberryzinha.blogspot.com |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Tue Dec 04, 2007 11:45 pm Post subject: |
|
|
Dividas da CML dixit...  |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|