| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
frini
|
Posted: Tue Oct 03, 2006 3:18 pm Post subject: Museu do Brinquedo - Sintra |
|
|
Estas férias fui visitar Sintra e, como não podia deixar de ser, fui rever o museu do beinquedo. Por si só esta visita teria sido fantástica mas foi mais ainda por ter encontrado o Sr. João d'Arbués Moreira, já com alguma idade e muita sapiência, o Presidente do museu e responsável por grande parte da recolha dos milhares de brinquedos que lá se encontram!!! Simplesmente fantásticas, todas as histórias que partilha!! Queria apenas deixar-vos a curiosidade para visitarem o museu (não sei se posso deixar aqui o site..se não, peço aos moderadores para editarem o post).
http://www.museu-do-brinquedo.pt/ |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Tue Oct 03, 2006 5:52 pm Post subject: |
|
|
Prezado amigo,
este espaço é também um meio de divulgação cultural, esteja à vontade para colocar as moradas que achar necessárias.
Em 2003 visitei o Museu, aquando da exposição comemorativa do Tintin, achei que havia uma lacuna no que respeita a jogos tradicionais de tabuleiro e alguma literatura infantil/juvenil, que não deixa de ser um brinquedo ou a ele associado. Mas a explicação dada foi que por motivo da exposição do Tintin teriam retirado algum material, depois disso nunca mais lá voltei e não sei se foi reposta esta secção.
No meu arquivo tenho algumas imagens que fotografei, logo que possível terei todo o gosto em divulgar neste espaço. |
|
| Back to top |
|
 |
ASantos

|
Posted: Tue Oct 03, 2006 6:39 pm Post subject: |
|
|
| Quando o visitei, anos 90, ainda "revi" alguns jogos de tabuleiro. Não me lembro ver qualquer referencia a literatura infantil/juvenil... |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Tue Oct 03, 2006 11:25 pm Post subject: |
|
|
| Já o visitei mas não me lembro muito... |
|
| Back to top |
|
 |
frini
|
Posted: Wed Oct 04, 2006 7:27 am Post subject: Algumas recordações |
|
|
Olá!
Pelo que me disse o Presidente do Museu (o senhor que se vê numa das fotos seguintes), o museu cresceu muito desde 2003;
Deixo aqui algumas fotos que tirei, sendo que jogos tradicionais existem alguns mas livros existem muito poucos.
Jogo "As eleições e os Partidos":
Jogos de tabuleiro vários:
Brinquedos de fabrico português:
Brinquedos "pré-históricos" (brinquedos antiquíssimos adquiridos na Síria):
Brinquedos diversos:
Cenas históricas retratadas em brinquedos:
Charanga da GNR no Palácio de Belém:
Desfile da Realeza Portuguesa:
Desfile onde estão representados Hitler e Mussolini:
Estas fotografias são, obviamente, apenas exemplos dos muitos brinquedos e histórias que lá se podem encontrar!
Aproveito para deixar um agradecimento pelo empenho neste museu ao Sr. Arbués Moreira!
Fiquem bem. |
|
| Back to top |
|
 |
Andreia

|
Posted: Wed Oct 04, 2006 8:14 am Post subject: |
|
|
Acho piada aos soldadinhos dos pupilos do exercito e do colegio militar...
Mas faltava outro colegio para o exercito estar completo... |
|
| Back to top |
|
 |
Recruta Zero
|
Posted: Fri Jan 25, 2008 9:58 am Post subject: |
|
|
| Que recordação aquele jogo da volta a Portugal em Bicicleta, eu e 1 amigo meu passamos tarde e tardes a jogar aquilo, era frustante porque mesmo no final havia umas casas em que se caissemos lá tinhamos que regressar ao incio, que recordação... este e outro jogo, "á descoberta da Atlântida" foram grandes companhias na infância. |
|
| Back to top |
|
 |
Stracciatella

|
Posted: Fri Jan 25, 2008 12:06 pm Post subject: |
|
|
Há muitos anos que não vou ao Museu do Brinquedo!
Gostava de lá voltar...
Agora na altura do Carnaval, se calhar "agarro" nos meus pais e levo-os lá comigo  |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Fri Jan 25, 2008 4:38 pm Post subject: |
|
|
visitei este museu há uns anos na altura da exposição do Tintim~. Não havia tantos jogos de tabuleiro, que sou particularmente fã, tinham sido retirados para a exposição tintinófila.
Achei o museu bastante interessante, com algumas lacunas, das quais precisamente a falta de referência aos livros. |
|
| Back to top |
|
 |
Miguel Freire
|
Posted: Tue Jan 29, 2008 9:50 am Post subject: |
|
|
| Tenho que ir a este Museu. Os meus filhos até já lá foram, com os Avós, e gostaram muito. Sabem se está aberto ao fim-de-semana? |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Tue Jan 29, 2008 6:55 pm Post subject: |
|
|
| Miguel de Terça a DOmingo das 10h às 18h30, fecha à Segunda como todos. |
|
| Back to top |