|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
_tita_

|
Posted: Tue Mar 15, 2011 6:43 pm Post subject: |
|
|
Manuela, acho que tenho alguns cromos desses, mas quando for a casa procuro-os e depois digo-te qualquer coisa
Kikinha bons olhos te vejam. Espero que esteja tudo bem ctg
Nani gostei bastante de te conhecer, apesar do pouco tempo, e posso continuar a recomendar livros pois não vou levar puxões de orelhas Quando quiseres variar do fantástico diz
Edit: E eis que o primeiro post da pág é meu
Acho que já há bastante tempo que não iniciava uma página nova |
|
| Back to top |
|
 |
Miguel Freire
|
Posted: Tue Mar 15, 2011 10:58 pm Post subject: |
|
|
| _tita_ wrote: | Eh pah, que vergonha
Parabéns atrasados Sérgio
ainda por cima ontem tivemos na feira do brinquedo e na francesinha e tb não me lembrei mil desculpas |
Então e eu, que ainda por cima lhe levei dinheiro por um livro?!
Parabéns, Sérgio! Para a próxima avisa, que nós deixamos-te pagar o almoço  |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Wed Mar 16, 2011 3:40 am Post subject: |
|
|
Epa faltei aos comes e bebes.
Vamos ver se na próxima feira dá para participar.
Para quem quiser ver fiz um pequeno vídeo da manifestação de Sábado com imagens captadas por mim, vejam aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=cprvaXTg1Bk |
|
| Back to top |
|
 |
_tita_

|
Posted: Wed Mar 16, 2011 9:15 am Post subject: |
|
|
| Miguel Freire wrote: | | _tita_ wrote: | Eh pah, que vergonha
ainda por cima ontem tivemos na feira do brinquedo e na francesinha e tb não me lembrei mil desculpas |
Ahh, já não me sinto tão mal
Mas realmente, oh Sérgio podias ter pago o almocito...ou os geladitos
E só agora é que reparei que dei um erro ortográfico, que vergonha é estivemos e não tivemos ... foi um devaneio que me deu  |
|
| Back to top |
|
 |
Sérgio
|
Posted: Thu Mar 17, 2011 11:59 am Post subject: |
|
|
| _tita_ wrote: | | Miguel Freire wrote: | | _tita_ wrote: | Eh pah, que vergonha
Ahh, já não me sinto tão mal
Mas realmente, oh Sérgio podias ter pago o almocito...ou os geladitos
E só agora é que reparei que dei um erro ortográfico, que vergonha é estivemos e não tivemos ... foi um devaneio que me deu  |
eu aceito os parabéns atrasados de quem, tendo estado comigo no sábado não se lembrou e, pior, me levou dinheiro pelo livro...
quanto ao pagamento do almoço, não vos quis melindrar, chamando a vossa atenção para esse esquecimento imperdoável... |
|
| Back to top |
|
 |
Paulex

|
Posted: Thu Mar 17, 2011 8:09 pm Post subject: |
|
|
Vocês são demais! E já agora meto também a colherada:
PARABÉNS SÉRGIO!!!!  |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Sat Mar 19, 2011 11:11 pm Post subject: |
|
|
Parabéns ao Sérgio, muito atrasados, e a todos os que entretanto tenham feito anos!
Avermelhei os seguintes livros da Anita:
...na Quinta; ...no Carrocel; ...no Ballet; ...de Bicicleta; ...de Comboio; ...e o Pardalito; ...e o Burrito; ...no Dia da Mãe
EDIT: e apaguei: Anita Vai às Compras e Anita Vai às Aulas
EDIT 2: Adicionei-me na cábula na Família Cherry |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Thu Mar 24, 2011 12:00 am Post subject: |
|
|
| Entretanto, arranjei "A Grande Caçada" de René Guillot, Colecção Nautilus, para a nani76 - mais um a riscar da cábula. |
|
| Back to top |
|
 |
_tita_

|
Posted: Thu Mar 24, 2011 6:17 pm Post subject: |
|
|
Manuela não me esqueci dos cromos, só q não tive tempo para os procurar... eles andam perdidos na minha secretária (q está cheia de tralha)  |
|
| Back to top |
|
 |
Manuela

|
Posted: Sat Mar 26, 2011 11:49 am Post subject: |
|
|
Don't worry Tita Quando tiveres tempo.
Estou a ler as Marialis Mais uma que nunca pensei acabar
Beijocas a todos |
|
| Back to top |
|
 |
medvet
|
Posted: Sat Mar 26, 2011 8:37 pm Post subject: |
|
|
oi
vou avermelhar os nºs 2 e 11 da colecção horas alegres
bj |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Tue Mar 29, 2011 3:08 pm Post subject: |
|
|
Viva!
Retirei o 6 (Montanha Balancé) da Família Cherry.
Alterei a cábula nesta colecção, identificando os livros pelo título em vez do número, uma vez que na contracapa aparece o número da colecção Cor Juvenil (que também inclui os livros do Guilherme) e na lombada surgem os números sequenciais apenas da Família Cherry, em numeração romana, ou seja, os livros podem ser identificados por dois números distintos, o que pode causar confusão.
Pelos motivos explicados, convinha que esta alteração fosse extensível à cábula A4, partindo do princípio que esta fosse actualizada (Ana, onde andas?! Se fizesses uma actualizaçãozinha nem que fosse trimestral... ). É verdade que isto pode aumentar o tamanho da cábula, mas, em compensação, há colecções, como é o caso da Anita, em que faria mais sentido que, pelo menos na cábula A4, aparecesse apenas o número. |
|
| Back to top |
|
 |
Manuela

|
Posted: Fri Apr 01, 2011 5:15 pm Post subject: |
|
|
Já chegaram, medvet - Obrigadão  |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Fri Apr 01, 2011 7:51 pm Post subject: |
|
|
Mais duas colecções adicionadas à cábula, a pedido da medvet:
Colecção Cavalinho, da Verbo.
Colecção ABCVerbo:
- Série Animais e Plantas:
- Série Contos Tradicionais:
- Série Animais em Família:
- Série Vidas de Santos
Nota: esta é a mensagem 8000 do tópico da Patrícia!  |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Sat Apr 02, 2011 4:12 pm Post subject: |
|
|
| Retirei da cábula Uma Aventura na Praia da Família Cherry |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Sun Apr 03, 2011 12:03 am Post subject: |
|
|
Pegando na "deixa" do Rui, sugeria à nossa moderadora que, na cábula A4, a colecção dos Três Investigadores passasse a ter os títulos e não o número.
Sempre que encontro um livro desses, lá vou eu à relação dos livros da editora que existe no início, ver a que número corresponde esse título (e temos de andar a contá-los porque o nº não aparece ).
Se na cábula figurassem os títulos, seria imediato
Com os Poly a situação era um pouco semelhante, só que estes têm a relação número-título no início de cada livro.
*esgotado o horário de delegado sindical*  |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Sun Apr 03, 2011 4:31 pm Post subject: |
|
|
| Alguém wrote: | Pegando na "deixa" do Rui, sugeria à nossa moderadora que, na cábula A4, a colecção dos Três Investigadores passasse a ter os títulos e não o número.
Sempre que encontro um livro desses, lá vou eu à relação dos livros da editora que existe no início, ver a que número corresponde esse título (e temos de andar a contá-los porque o nº não aparece ). |
E tens de ter cuidado com a contagem, porque ela pode correr mal, nomeadamente no caso do Dragão Constipado, que cronologicamente é o 14º livro (nas edições originais), mas que foi editado em Portugal antes do 12º e do 13º; ou, nos livros reeditados, no caso do Tesouro Desaparecido.
Na verdade, aparecer a numeração nos livros, até que aparece, só que esta não segue a numeração cronológica que é apresentada na cábula. Nas edições antigas, de capa dura, o número aparece na primeira página, em numeração romana; nas edições mais recentes, a numeração surge na lombada em algarismos árabes.
O grande problema é que a série foi editada parcialmente em capa dura e parcialmente apenas nas edições mais recentes de capa mole, tendo sido reeditados os livros antigos com diferente numeração.
Apenas por curiosidade, a relação é a seguinte:
Como se pode ver, a confusão é tremenda. E os números que constam actualmente na cábula (de 1 a 14) apenas identificam a ordem cronológica de saída dos livros originais que, como se pode ver, nem sequer foi sempre seguida nas edições portuguesas.
Pelo exposto, voto favoravelmente a moção do nosso camarada António.
A luta continua!
Nota: Ainda dizem que isto da luta não dá trabalho, pá, até tive de estar a fazer uma tabela (que não salarial) à parte, só pra vocês, pá, camaradas! Todos juntos, pá, contra o layoff da cábula!  |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Sun Apr 03, 2011 6:38 pm Post subject: |
|
|
Obrigado, pá, camarada!
O que a malta trabalhadora precisa é de sessões de esclarecimento assim, pá!
 |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Sun Apr 03, 2011 7:22 pm Post subject: |
|
|
A luta é alegria, pá.
Obrigado Al. |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Sun Apr 03, 2011 7:36 pm Post subject: |
|
|
Infelizmente, pá, a luta às vezes também é tristeza.
Tenho de anunciar que, na sequência de um ataque reaccionário que ultrapassou a licitação da classe trabalhadora, me vi obrigado a voltar a colocar a preto três Anitas que tinha avermelhado.
Nomeadamente: Anita de Comboio, Anita na Quinta e Anita no Carrocel
Mas a luta continua e um dia as Anitas, acreditem... voltarão a ser vermelhas!  |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Wed Apr 13, 2011 12:30 pm Post subject: |
|
|
Olá,
Eu duvido que este tópico esteja actualmente a ser por muito lido pelos coleccionadores, mas julgo ser apesar de tudo o espaço ideal para colocar as perguntas que se seguem, para não andar a chatear uma a uma as pessoas com MPs. Até porque, vendo bem, não sei exactamente quem tem ou não tem certos e determinados livros e eu julgo ser mesmo o único a estar a fazer a totalidade da colecção.
Refiro-me à Clássica Editora e à sua Colecção Os Melhores Livros para Crianças, ou como passou a ser conhecida a partir de 1971 Os Melhores Livros Juvenis. Chama-se ainda colecção Juvenil nas últimas edições de meados de 80 para diante, mas essas já não me interessam.
Estou a tentar apurar todas as edições que saíram de cada um dos livros e tenho algumas dúvidas que talvez alguns de vocês me possam ajudar a dissipar.
Pessoal que possua um exemplar de Em Pleno Azul de Virgínia de Castro e Almeida, em capa dura, será que poderiam verificar qual o número de edição e a data de impressão do exemplar que possuem? A informação que tenho é que há uma edição de 1973 e outra de 1977, sendo que ambas estarão indicadas como sendo 10ª edição. :/
Já agora, embora esta seja uma hipótese mais remota, alguém que tenha o Céu Azul, da mesma autora, em capa mole, pode verificar se a edição que tem será porventura a 4ª edição e, se sim, verificar qual a data de impressão (deverá ser anos 40).
Pessoal que possua O Segredo Grutas de Spiggy, de Enid Blyton, alguém tem um exemplar que seja uma 2ª edição? Se sim, qual a data de impressão que é indicada?
Pessoal que tenha A Montanha Secreta, de Enid Blyton, alguém tem uma 1ª edição?
O número da edição é indicado nas primeiras páginas dos livros; normalmente, se não constar lá o número de edição é porque se tratará de uma 1ª edição. A data de impressão é apresentada na última ou penúltima folha dos livros, onde consta a data e o local de impressão, embora por vezes a data esteja omissa.
Obrigado a todos,
Rui |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Sat Apr 16, 2011 1:09 am Post subject: |
|
|
Adicionei mais uma colecção à cábula, "Viajando" (originalmente The Young Travellers Series), da Livraria Civilização.
No nosso país só foram editados 8 livros, ao que parece. Mas se quiserem ver a quantidade deles que há em língua inglesa (em vários casos publicados por diferentes casas), dêem uma espreitadela ao seguinte link (existe até um livro dedicado a Portugal... )
http://kes.bookmaps.org/y/o/you_45.html |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|