Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Nascidos antes de 1986
Goto page Previous  1, 2, 3  Next

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> MISTÉRIO JUVENIL - GERAL
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Lino

PostPosted: Fri Apr 28, 2006 12:18 am    Post subject: Reply with quote

Ah sim também toquei às campaínhas, tinha os meus 10 anos...
E jogar à bola à noite até vir a polícia? Laughing
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
ASantos

PostPosted: Fri Apr 28, 2006 4:12 pm    Post subject: Reply with quote

O toque às campainhas, depois das aulas, era quase garantido.
Por vezes, era para pedir uma informação... Wink
- Boa tarde.É da casa do Sr. Leão?
- "Não..."
- Ah, desculpe. Enganei-me na JAULA! Very Happy Very Happy
- " Raios mais os #$%& dos miúdos!!..."
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Alguem

PostPosted: Fri Apr 28, 2006 6:40 pm    Post subject: Reply with quote

No liceu (só usar esta palavra já define um cota Very Happy ) houve a fase dos carrinhos de rolamentos.
No ciclo (que equivale hoje ao 5º/6º ano... Wink ), ainda se jogava ao pião. Qual é o miúdo que actualmente joga ao pião?

E as brincadeiras na terra com os amigos, os banhos de mangueira no lago com os patos, o vir apanhar chuva sem abrigos no pátio lá de casa (era uma coisa que achava o máximo Embarassed , felizmente a minha mãe deixava... claro que chegávamos a casa num pingo), as explorações que fazíamos nos campos em volta, mais os cães, e as histórias fantásticas que inventávamos (coitada da mulherzinha sem uns dedos que vivia lá perto... dizíamos que era uma bruxa de mil feitiços...). Também por isso é que levávamos os cães, para nos defenderem Laughing

Bons tempos que passei na infância, quando Ramalde (freguesia do Porto) ainda tinha um carácter rural. Agora impera o cimento Mad
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel R

PostPosted: Sat Apr 29, 2006 7:32 am    Post subject: Reply with quote

Falta referir o brincar com fisgas atirando pedras e grampos, descer os sitios mais íngremes e perigosos de bicicleta, beber água de ribeiros e de poços, fazer rapel em moinhos em ruinas, atravessar o mato e sair de lá cheio de carraças, comer os restos do cão, lamber o líquido das pilhas rebentadas, brincar nas poças, atirar bosta de vaca seca aos amigos,etc. Very Happy Por enquanto estamos todos vivos. Os putos de hoje não podem sair à rua que se constipam! Sad
Back to top
Anonymous
Guest

PostPosted: Mon May 01, 2006 12:02 am    Post subject: Reply with quote

Ir ao ninhos, fazer visgo, tomar banhos nús nos rios, saltar à janela depois dos nossos pais irem dormir para nos encontrarmos todos à meia noite naquele lugar de sempre. Fazer "clubes" restritos .....

Tenho 28 anos e pertenço à geração rasca com MUITO ORGULHO.
"Colheita de 78" Saudo-vos (sem duvida a melhor de todas Wink )
Os restantes, parabens e nunca se esqueçam dos valores que os nossos pais e avós nos transmitiram.

Ao ler o texto inicial deu-me uma saudade de voltar a ter 10 anos.
De ir até ao quintal e tomar banho de mangueira, de ir ao bau e procurar a minha fisga.

Não sei se já alguem falou disto, pelo menos não reparei...

O ZX spectrum 48 K (acho que era isto)
Lembro-me de colocar o jogo "Batman" que eram duas K7 a correr enquanto jantava, no mei do jantar ir mudar de K7 e no final após mais de 30 minutos o jogo não entrava Shocked ....... era terrivel. Evil or Very Mad

Apenas 2 canais de televisão, o Bom dia Portugal logo cedo.
Acordar para ver o Danger Mouse..... enquanto a minha mão mandava vir comigo (sim, os nossos pais mandavam vir conosco) porque ao fim de semana não era necessário ninguem me acordar....

Na escola ainda havia a "Srª Dores" ..... aquela regua da minha professora era terrivel.... e caso a minha mão fosse de encontro com aquela regua, eu quando chegava a casa ainda levava mais, não havia processos nem manifestações.

Não me vou alongar mais

Abraços e beijos a todos e todas
E VIVA À GERAÇÃO QUE ALGUEM, UM DIA, OUSOU EM CHAMAR DE GERAÇÃO RASCA
Back to top
ASG

PostPosted: Tue May 02, 2006 2:02 am    Post subject: Reply with quote

Em minha casa, a única àgua engarrafada que se consome é a que sobra de quando falta a agua... depois aproveitam-se as garrafas para as encher de àgua da torneira e por no frigorifico. Razz

Tenho 23 anos e n fiz a maior parte dessas coisas, mas mais porque os meus pais n eram muito a favor do brincar na rua e, como andei num colégio, o meus amigos moravam em partes diferentes da cidade.

Mas nunca houve "crise" por nos sujarmos, se a bolacha caisse ao chão, soprava-se e comia-se, se o cão tb quisesse um bocadinho, partilhava-se (e... que criança é que se lembra de partir um bocadinho para dar ao cão?? dava-se logo a bolacha para ele trincar!). A fruta era lavada apenas com agua da torneira (e continua a ser)

Mesmo quando eu e o meu irmão crescemos e veio o boom dos computadores e das consolas, os meus pais nunca nos deram uma. Na melhor das hipoteses o meu pai comprava uma consola e deixava-nos jogar (aconteceu com o Game Gear e com a Playstation... o Spectrum lá de casa tb ea dele...)

Hoje em dia, os pais dos alunos universitários vão à universidade falar com os profs do filhos(!!!), queixando-se de injustiças!
Back to top
pardalaprendiz

PostPosted: Wed May 03, 2006 9:58 pm    Post subject: Reply with quote

Pinky wrote:
Essa de beber a água da mangueira do quintal trouxe-me algumas saudades... Laughing

Nunca tive quintal... mas sempre tinha o chafariz lá da rua Very Happy actualmente fora de serviço Rolling Eyes

Bem... são tantos os exemplos dados, tantos aqueles com o qual me identifico... enfim, isto é realmente o nosso bau das recordações Very Happy

O que fiz eu:

- no inverno como o meu pai nunca me ofereceu umas botas xpto em borracha tipo galochas, sendo um fan da chuva e suas poças... opa passava-se por cima delas à mesma, pés encharcados, calças molhadas... chegava à sala de aula, levava umas valentes reguadas primeiro e só dp vinha de lá uma empregada preocupada em secar a roupa
- na primária jogava-se à bola com pacotes de leite vazios, ai daquele que ousasse espremer o mesmo, fazia-se bolas com papel subtilmente retirado dos cadernos dos mais abastados e com um pouco de sorte arranjava-se fita cola e dessa forma ficava tipo catchu Cool... quando havia uma bola de ténis, ui era a loucura Very Happy
- os passeios que se faziam na primária eram verdadeiras excursões, posso quase admitir que muito do Portugal que conheço foi ainda derivado dos "n" passeios feitos pela escola pública, que nos anos 80/90 tinha mais $$$$ do que os €€€ de hoje
- os pequenos almoços em casa comendo umas belas carcaças com manteiga, molhadas no belo do leite com Pensal Smile
- a bela da bola de berlim ao lanche
- tomar banho na fonte luminosa em Belém e de seguida jogar uma bela partida de futebol naqueles relvados à maneira (na altura, hoje estão repletos de minas Wink Evil or Very Mad )
- jogar aos paises na casa do vizinho, brincar às empresas com o dinheiro do monopolio, jogar ao peixinho, ajudar os amigos arrumar o quarto pr eles poderem vir jogar à bola connosco, sonhar com uma verdadeira bicla BMX
etc etc etc
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Lino

PostPosted: Wed May 03, 2006 10:28 pm    Post subject: Reply with quote

O peixinho, quantas vezes... e aquele com as mãos para ver quem bate na do outro primeiro. Laughing
Back to top
del7im

PostPosted: Wed May 03, 2006 11:19 pm    Post subject: Reply with quote

Lino wrote:
O peixinho, quantas vezes... e aquele com as mãos para ver quem bate na do outro primeiro. Laughing

Eu conheço esse jogo das mãos como "A sardinha" Razz

Eu costumava jogar à sardinha com a minha mãe e com o meu irmão Smile

[[Bye!]]
Back to top
Lino

PostPosted: Wed May 03, 2006 11:29 pm    Post subject: Reply with quote

del7im wrote:
Lino wrote:

Eu conheço esse jogo das mãos como "A sardinha" Razz

Eu costumava jogar à sardinha com a minha mãe e com o meu irmão Smile

[[Bye!]]

Sim é a sardinha. É preciso ter bons reflexos. .)
Back to top
Andreia

PostPosted: Thu May 04, 2006 1:07 pm    Post subject: Reply with quote

LOOL!!!
Eu ainda jogo á sardinha com os putos + pekenos!!!
Sempre que vou visitar a minha ama (de quando era bebe, claro), ajudo-a a entreter os putos, e ensio-lhes lengalengas, jogos (sardinha, camse/pisca, policia e ladrão, peixinho, batalha, burro etc..)
os putos adoram!!!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
hateandlove

PostPosted: Tue May 09, 2006 5:17 pm    Post subject: Reply with quote

Eh pa!!! o BATMAN para o Spectrum!!! Já nem me lembrava do regozijo que esse jogo me dava!!! E o He-man a dar sopapos na peitaça do Skeletor? Hein? Isso é que era emoção!!! sem contar com as grandes jogadas do Futre e do Paulinho Cascavel com bonecos G.I. Joe!!
Só falta mesmo falar dos moches, do "meia hora", "limpos", Bon Scott, Sex Pistols, Iron Maiden, Joy Division, UK Subs, Bad Religion, e por fim do Zézinho Afonso e do Toninho Variações!!
Infelizmente, certos movimentos que surgiram quando eramos pequenos, ou adolescentes foram deturpados pelo materialismo e pela abundância desvalorizada de emoções ou sentimentos...bem...mas provavelmente as gerações "intigas" no nosso tempo deviam dizer o mesmo das nossas...a minha foi a "rasca", mas a resposta está bem à vista na independência com que a geração "rasca" vai atingindo os seus objectivos.

Já vos tinha dito que sou o Duane no hi5? LOOOL Twisted Evil
Back to top
Anonymous
Guest

PostPosted: Sun May 14, 2006 7:11 pm    Post subject: Reply with quote

e brincar com as bolas de trapos das meias velhas da mamã ? Laughing
Back to top
Andreia

PostPosted: Mon May 15, 2006 2:46 pm    Post subject: Reply with quote

agora é que me lembrei:
Ninguem teve akelas experiencias de ir ao campo, apanhr mal-me-queres ou outras flores parecidas e dizer "Mal-me-quer,bem-me-quer" petala a petala?
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
hateandlove

PostPosted: Mon May 15, 2006 3:11 pm    Post subject: Reply with quote

Mas é claro! E sempre a pensar numa menina da escola! LOOOL
Back to top
ASantos

PostPosted: Mon May 15, 2006 5:29 pm    Post subject: Reply with quote

Já "éramos" dois. Smile
Infelizmente, pelo menos em Benfica, já são poucos os locais aonde há malmequeres... - há 30/20 anos, malmequeres e papoilas eram às "carradas".
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
del7im

PostPosted: Mon May 15, 2006 8:23 pm    Post subject: Reply with quote

ASantos wrote:
Já "éramos" dois. Smile
Infelizmente, pelo menos em Benfica, já são poucos os locais aonde há malmequeres... - há 30/20 anos, malmequeres e papoilas eram às "carradas".

Havia muitos no janrdim junto ao Mercado de Benfica! Lembras-te, vizinho? Very Happy

[[Bye!]]
Back to top
Anonymous
Guest

PostPosted: Mon May 15, 2006 10:47 pm    Post subject: Reply with quote

mal-me-quer, bem-me-quer, muito, pouco ou nada Very Happy
Back to top
MrKoko

PostPosted: Thu Jun 01, 2006 1:06 am    Post subject: Reply with quote

Pois, e eu que vou ser pai...
Ah pois é!
Bomboca

PostPosted: Thu Jun 01, 2006 12:06 pm    Post subject: Reply with quote

"Mal-me-quer, bem-me-quer, pouco ou nada!" Xiiii, quando calhava o "nada" é que era pior! Adorava (e adoro) essas flores campestres, verdadeiramente selvagens: mal-me-queres, papoilas e azedas. Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Very Happy
Azedas ainda se encontram em grandes quantidades, mas as outras... quase extintas Confused Confused Sad Sad Sad
Ai, ai... colocar todas as nossas esperanças amorosas na simples desfolhagem de um mal-me-quer! Confused Razz Razz
celia

PostPosted: Thu Jun 01, 2006 12:09 pm    Post subject: Reply with quote

no sitio onde moro há papoilas as carradas! Wink
e malmequeres tambem!
e em menos quantidade mas há são as famosas alcachofras para queimar nos dias das fogueiras!
Back to top
Anonymous
Guest

PostPosted: Thu Jun 01, 2006 1:32 pm    Post subject: Reply with quote

e jogar ao arco e jogar ao pica, e enfiar dois paus num pneu velho...e as vezes levar umas palmadas valentes no rabo , que nunca nos fez mal nenhum, e quando o pai olhava para nos ....nao era preciso dizer mais nada.
e os cromos das notas de todo o mundo e os bonecos de PVC e as bolas pinchonas que saiam no OMO e no JUA........
xiiii que saudades
Back to top
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> MISTÉRIO JUVENIL - GERAL All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3  Next
Page 2 of 3

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum