|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Al_Tereg

|
Posted: Wed Jan 06, 2010 9:12 pm Post subject: Gafes na TV e na rádio |
|
|
Veio isto a propósito de uma gafe, se é que assim o podemos considerar, que eu ouvi hoje na TVI e que mencionei aqui noutro tópico. Para não estar a entrar em constantes off-topics, lembrei-me de criar um tópico só para estes casos, que são inúmeros, e que sempre dão para rir, embora, no fundo sejam deprimentes. Só em coisas ouvidas por mim, tenho uma lista quase interminável, que me daria para monopolizar o tópico, mas claro que está aberto a toda gente, quer em relação a coisas que ouviram directamente, quer às que ouviram contar.
E, para estrear, repito aqui a pérola que ouvi hoje.
Estava a dar as Tardes da Júlia, que deve estar de férias e foi substituída por aquela loira, de que não sei o nome, que costuma fazer par com o Goucha e que ainda consegue ser mais estridente do que a Júlia.
Ora, a rapariguinha entrevistava alguém sobre o caso do pé humano que deu à costa há uns dias. E perguntava ela:
"É mais difícil identificar um membro sem cadáver ou o contrário, isto é, um cadáver sem um membro?"
Por outro lado, pensando bem, isto dava um belo sketch para os Gato Fedorento...
Quadro 1:
Polícia - O senhor consegue identificar este pé?
Senhor - Claro, vê-se logo que é o pé do Simplício, aquele do 2º Esq. que teve um caso com a Porteira.
Quadro 2:
Polícia: A senhora acha que este é o cadáver do seu marido?
Senhora: Bem, ele dá ares, lá isso dá. Eu diria que sim, mas acho que não deve ser, não.
Sabe, é que o meu marido tinha dois pés e este só tem um.
Virando-se para a filha:
Oh Tininha, reparaste se esta manhã ao sair de casa o teu pai tinha os dois pés?
Tininha: Sei lá, mãe!
Senhora: Ai, é tão distraída como o pai! Olhe, sabe que mais, nem me admiro que não seja ele, distraído como é, se calhar esqueceu-se do outro. Mas não, não me parece, que eu acho tinha dado por isso se ele saísse a coxear, se bem que eu ultimamente ando com a cabeça em água, ainda hoje, estava a ver o Sr. Goucha na TV, aquilo sim, era de um homem assim divertido que eu precisava, quando de repente, blá-blá-blá...
Até os estou a ver nos papéis:
Polícia - Ricardo Araújo Pereira
Senhor - Tiago Dores
Senhora - Zé Diogo Quintela
Tininha - Miguel Góis
 |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Wed Jan 06, 2010 9:40 pm Post subject: |
|
|
E, no mesmo dia, basta ter a televisão acesa...
Esta não tem piada, mas merece ser contada.
Há pouco, no Canal História, estava a dar um documentário sobre o Pancrácio uma forma de luta da Antiga Grécia que combinava uma espécie de luta livre com boxe.
Ora bem, o locutor, do início ao fim do documentário, resolveu usar a pronúncia inglesa para se referir à dita luta: o que faz todo o sentido, porque deveria ser essa a pronúncia dos antigos gregos.
Ao fim de 15 minutos a ouvi-lo repetir continuamente "pancreishiou" para cá, "pancreishiou" para lá, tive de desistir por irritação.
É de facto das coisas que mais me irrita, que alguns dos canais mais interessantes do Cabo, como é o caso do História e do Odisseia, que têm documentários interessantíssimos, apresentam uma falta de cuidado total, quer ao nível das traduções quer mesmo, como foi o caso, ao nível das calinadas dos locutores. Chega-se mesmo a não entender a mensagem, ou é completamente desvirtuada, tornando canais potencialmente educativos em deseducativos. Os exemplos são inúmeros. Continuando apenas no domínio da pronúncia, aí há tempos um dos locutores fartou-se de falar em "Cosmopólita" em vez de "Cosmopolita".
O mais absurdo é que por vezes os documentários são lidos por diferentes locutores, dobrando diferentes personagens, e eu já ouvi por diversas vezes um dos locutores a pronunciar erradamente uma palavra repetidas vezes, enquanto o outro a pronuncia correctamente. Será possível que ninguém dê por isso? Não poderia ao menos o que pronuncia bem emendar o outro?
Enfim... |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Wed Jan 06, 2010 9:48 pm Post subject: |
|
|
Continuando com outras com piada.
A Marta Leite Castro, pode até ser simpática e não ser loira, mas bem que podia pintar o cabelo.
Esta também ouvi eu há uns tempos. Estava ela a ser entrevistada e referia-se ao modo como era reconhecida na rua e como toda a gente a tratava com simpatia. Dizia ela:
"Toda a gente vem falar comigo com grande animosidade!"
É realmente uma animação, a nossa TV. Para além dos desenhos animados, temos também os cromos animados!  |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Wed Jan 06, 2010 10:26 pm Post subject: |
|
|
Para acabar por hoje, outra de uma loira da TVI.
A esta também assisti eu em directo!
Estive aqui a investigar na net e acho que ela se chama Leonor Poeiras. Apresenta, ou apresentava um concurso durante a tarde, daqueles em que é para adivinhar palavras.
No tal concurso havia sempre um jogo de casa em que iam dando letras da palavra que se pretendia adivinhar e pistas para facilitar. Bem... para facilitar é uma força de expressão, para tornar aquilo acessível a uma criança de dois anos com problemas graves de aprendizagem!
O objectivo é obviamente fazer com que não haja absolutamente ninguém que consiga falhar, para que toda a gente ligue para lá, oferecendo dinheirinho nas chamadas de valor acrescentado. Depois, para aí com um décimo do valor que eles recebem com as chamadas dos tansos que ligam para lá, dão um prémio ao espectador que tem a felicidade de ser sorteado. Ele há grandes negócios por aí, basta não ter escrúpulos em explorar os tolos!
Adiante.
No caso, a palavra que se pretendia "adivinhar" era qualquer coisa como "AV_ÃO". E, como era difícil, claro, a apresentadora ia dando inúmeras pistas, dizendo coisas como:
"É um meio de transporte que é bom para levar pessoas a sítios que ficam muito longe. É um meio de transporte em que se vai pelo ar..."
E depois, acrescentava ela com toda a sua verborreia, porque a mulher é de facto espantosa a despejar uma torrente abissal de palavras em pouquíssimo tempo (num caudal verdadeiramente amazónico):
"Às vezes nós até ficamos espantados como aquilo se aguenta no ar, isto se não soubéssemos que tudo é explicado pela teoria da relatividade, claro!"
Muito se aprende hoje em dia na nossa televisão!
E as costas largas que o Einstein tem, não se limitam a ter de assumir a paternidade por uma quantidade de frases bacocas que pululam naqueles emails em corrente e que ele nunca pronunciaria na vida, mas que dá sempre jeito para dar credibilidade, pelo menos aos crédulos...  |
|
| Back to top |
|
 |
marion
|
Posted: Wed Jan 06, 2010 10:34 pm Post subject: |
|
|
Al_Tereg, não andarás a ver muita televisão?
Olha que isso não é muito bom para a saúde, especialmente..para os nervos!
De qualquer forma, a tua sugestão para um sketch dos gatos fedorentos, está genial!
Vê lá mas é se lhe fazes chegar a proposta..  |
|
| Back to top |
|
 |
rui sousa
Joined: 13 Dec 2006 Posts: 1203 Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa
|
Posted: Wed Jan 06, 2010 11:32 pm Post subject: |
|
|
Eu acho que uma das maiores gaffes que vi na minha vida foi uma que até apareceu no «Gato Fedorento esmiúça os sufrágios», em que um deputado do PS, num discurso, chamava o primeiro ministro de Sócratas, Socras e Socas.
Podem (re)vê-lo aqui, que contém também gaffes de outras pessoas, para além das gaffes deste deputado:
http://www.youtube.com/watch?v=yhZa-KnIkDg _________________ À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas |
|
| Back to top |
|
 |
Zanahoria

|
Posted: Thu Jan 07, 2010 11:08 pm Post subject: |
|
|
| rui sousa wrote: | Eu acho que uma das maiores gaffes que vi na minha vida foi uma que até apareceu no «Gato Fedorento esmiúça os sufrágios», em que um deputado do PS, num discurso, chamava o primeiro ministro de Sócratas, Socras e Socas.
Podem (re)vê-lo aqui, que contém também gaffes de outras pessoas, para além das gaffes deste deputado:
http://www.youtube.com/watch?v=yhZa-KnIkDg |
Lol está excelente, ri-me imenso quando vi isso na TV. XD
Há imensos vídeos de gafes televisivas no youtube.  |
|
| Back to top |
|
 |
Tim

|
Posted: Fri Jan 08, 2010 7:13 pm Post subject: |
|
|
Lembro-me de uma gafe imperdoável num programa de rádio dos anos 80, dedicado aos Pink Floyd. Como gravei esse programa em cassete, que ainda conservo, posso transcrever palavra por palavra essa gafe que me enganou durante cerca de 20 anos.
A certa altura do programa o apresentador falava dos problemas do Syd Barrett com a droga e consequente afastamento dos Pink Floyd. E sai-se com esta frase:
"Roger Waters foi buscá-lo e tentou recuperar novamente Syd Barrett. Só que Syd Barrett já não existia e passados alguns meses morreu. O grupo continuou. Syd Barrett ficou na memória."
Volto a salientar que este programa foi emitido nos anos 80, talvez em 1984 ou 1985, e levou-me a acreditar que Syd Barrett realmente já tinha morrido. Agora imaginem o choque que apanhei em 2006 quando a comunicação social anunciou que Syd Barrett tinha acabado de falecer!  |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Fri Jan 08, 2010 7:43 pm Post subject: |
|
|
| Tim wrote: | Agora imaginem o choque que apanhei em 2006 quando a comunicação social anunciou que Syd Barrett tinha acabado de falecer!  |
E tens a certeza? É melhor confirmares bem isso! Vê lá nã terás syd embarrettad outra vez, e quem sabe se ele não está pr'aí escondid com o Elvis Presley, o Jim Morrison e outros. É que há quem diga que eles andem aí.
Peço desculpa pela pronúncia algarvia, de vez em quando escapa-se-me. Espero que percebam sem necessidade de tradutor.  |
|
| Back to top |
|
 |
Tim

|
Posted: Fri Jan 08, 2010 9:45 pm Post subject: |
|
|
| Al_Tereg wrote: | Vê lá nã terás syd embarrettad outra vez, e quem sabe se ele não está pr'aí escondid com o Elvis Presley, o Jim Morrison e outros. É que há quem diga que eles andem aí.  |
LOL
Outra gafe relacionada com o Syd:
Num concerto do Roger Waters que a RTP-2 transmitiu em 2006, após a canção "Shine on you crazy diamond" o Roger Waters relembra que essa canção foi dedicada ao Syd. Nas legendas aparece:
Esta foi dedicada ao Seth, de quem sentimos a falta.
 |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Sat Jan 09, 2010 7:25 pm Post subject: |
|
|
Entrando nos domínios da legendagem há disparates verdadeiramente lendários. Nos canais do cabo então, é com cada uma! Mas mesmo na velhinha RTP, e até nos tempos em que não tinha de concorrer com SICs e TVIs e era um pouquinho mais séria, recordo-me de uma vez na série americana "Soap" (lembram-se?) de ter visto o seguinte.
A Corinne, filha do casal Tate, tinha descoberto que tinha sido adoptada, mas, depois de um primeiro choque, tinha concluído que considerava a mãe adoptiva como a verdadeira mãe. E dizia ela qualquer coisa como:
"Mother is not only the one who gives you the genes"
E o que apareceu na legenda foi:
"Mãe não é apenas aquela que te oferece calças"
Como se dizia no final de cada episódio dessa série:
"Confused? You won't be after the next episode o Soap!"
Neste caso, deixarão de estar após a seguinte explicação:
Pensem na pronúncia inglesa da palavra "genes" e da palavra "jeans".  |
|
| Back to top |
|
 |
Tim

|
Posted: Sun Jan 10, 2010 12:19 pm Post subject: |
|
|
Uma gafe clássica das legendagens apareceu numa cena onde duas pessoas pegam em copos para fazer um brinde, dizendo uma delas:
"Let's make a toast"
Nas legendas aparece:
"Vamos fazer uma torrada"
 |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Sun Jan 10, 2010 2:20 pm Post subject: |
|
|
Aqui há uns anos houve um ciclo de cinema dedicado a Hitchcock, em Lisboa. Na altura estava lá a viver e assim tive ocasião para rever alguns filmes dele, no ambiente duma sala de cinema, experiência sempre interessante.
Um desses filmes era "O Homem que Sabia de Mais". A páginas tantas James Stewart comenta algo sobre tv commercials com Doris Day, que fazia o papel de sua mulher. O tradutor teve a brilhante ideia de legendar como tv's comerciais...  |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Sun Jan 10, 2010 4:43 pm Post subject: |
|
|
Pois, as televisões comerciais são a SIC e a TVI.
Mas gostei particularmente da ideia das torradas. A partir de agora, sempre que quiser comemorar qualquer coisa, faço uma torrada.
Façamos então, neste início de 2010, uma torrada aqui pelo nosso fórum: Hip hip!  |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Tue Jan 19, 2010 11:52 am Post subject: |
|
|
Segundo acabei de ouvir no canal História, vão apresentar em breve um programa onde vão desvendar o segredo de uma múmia mumificada [sic]! Uau! Um verdadeiro mistério! A não perder.  |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Tue Jan 19, 2010 12:17 pm Post subject: |
|
|
Mummified mummy... hmm.... às tantas é a múmia duma mamã...  |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Tue Jan 19, 2010 11:18 pm Post subject: |
|
|
| Alguém wrote: | Mummified mummy... hmm.... às tantas é a múmia duma mamã...  |
LOL!
No caso do História, do Odisseia e desses canais, como as coisas são dobradas só podemos lançar-nos a imaginar o que será que eles dizem no original. Um passatempo interessante, mas muitas vezes bem mais difícil do que o nosso PPP.
Lembro-me por exemplo de uma que nunca consegui descodificar, num programa do Odisseia em que apareciam medusas (não tem a ver com o medusa strain do Tomorrow People, eram mesmo alforrecas ). Pois levaram o documentário inteiro a chamar girinos às medusas! Tentei tudo para descobrir de onde poderia vir a confusão, mas não cheguei a lado nenhum. Alforrecas em inglês são jellyfish, é verdade que se tratava de alforrecas pequeninas, de modo que ainda procurei se havia alguma designação específica para medusas juvenis, ou alguma espécie de estado larvar, mas não encontrei nada nem em inglês nem em português que justificasse aquela tradução.
Outros são mais fáceis de perceber o erro, mas não menos desculpáveis. Aí há tempos deu um documentário cujo título era qualquer coisa como como "Uma Rena Chamada Emily" (julgo que não era Emily, mas sei que era um nome feminino). Acontece que, quando se via o documentário, se verificava que dita rena era afinal um alce, embora lhe tenham chamado rena durante todo o documentário. O curioso contudo foi quando a nossa "Emily" começou, digamos assim, a namorar. É que, curiosamente, quando apareceram os machos o tradutor já lhes chamou alces Tivemos portanto direito a assistir na TV a um relacionamento sexual interespecífico. Não posso dizer mal, porque nos dias de hoje eu sei que é de mau tom denegrir as famílias chamadas alternativas, só que, de facto, tratava-se de um alce macho com um alce fêmea e, mesmo que esses bichos sejam espíritos abertos e sem preconceitos, deviam sentir-se denegridos se ouvissem referir-se a eles como um alce a cortejar uma rena.
O melhor de tudo foi no final quando, depois do cortejamento bem sucedido, o nosso alce e a nossa "rena" consumaram enfim o seu amor realizando, segundo o locutor, uma cúpula! A Natureza tem realmente coisas maravilhosas, mas nunca imaginei que quando Michelangelo projectava a cúpula da Basílica de São Pedro, já renas e alces, em quadrúpede conluio, edificavam tais obras nas taigas setentrionais. |
|
| Back to top |
|
 |
marion
|
Posted: Wed Jan 20, 2010 6:16 pm Post subject: |
|
|
Al_Tereg,gafes à parte, aqui está uma excelente aula sobre Relações Bióticas ,magistralmente proferida e bem enquadrada nos programas escolares de Ciências Naturais, principalmente do 8º ano  |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Thu Jan 21, 2010 7:57 pm Post subject: |
|
|
| marion wrote: | Al_Tereg,gafes à parte, aqui está uma excelente aula sobre Relações Bióticas ,magistralmente proferida e bem enquadrada nos programas escolares de Ciências Naturais, principalmente do 8º ano  |
Pois, só que as relações bióticas, pelo menos no caso das chamadas relações interespecíficas, não costumam incluir relações sexuais.
Quer dizer, excluindo as escapadinhas das quais resultam os chamados híbridos.
De qualquer forma, não era o caso dos alces em causa, que, tanto quanto pude ver, apesar dos apêndices que enfeitavam a cabeça do macho, até me pareceu um casal muito bem comportado.  |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Fri Jan 22, 2010 1:07 am Post subject: |
|
|
Isto basta ter a televisão ligada para ir dando conta de gafes aqui em directo.
Neste momento joga-se o Open da Austrália em ténis, onde se defrontam Helena Jankovic e Alona Bondarenko. O jogo está a ser transmitido na Eurosport com locução em português. E diz o comentador:
Helena Jankovic queixa-se à àrbitro de um telespectador que se está a mexer e a desconcentrá-la.
Espero não ter sido eu, mas prometo que vou ver o resto do jogo bem quietinho.  |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Fri Jan 22, 2010 2:00 am Post subject: |
|
|
Estranhamente isso acabou por me trazer à ideia o 1984 do Orwell:
= = AL_TEREG IS WATCHING YOU = =
Não havia a moça de se sentir desconfortável...  |
|
| Back to top |
|
 |
Popeye

Joined: 27 Jan 2008 Posts: 711 Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx
|
Posted: Fri Jan 22, 2010 2:15 am Post subject: |
|
|
Ahaha Alguém conseguiste-me meter a dar umas belas gargalhadas.
@Al_Tereg, gosto de ver ténis, feminino pois então , mas de preferência sem locutor ou a com locutor com todos menos portugueses  _________________ I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
 |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|