Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

ler
Goto page 1, 2  Next

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR
View previous topic :: View next topic  
Author Message
john john

PostPosted: Sun Sep 13, 2009 9:05 am    Post subject: ler Reply with quote

acho que fazem muito bem ler.
incentivem os vossos familiares e amigos.
oferecam livros Smile
um abraço para todos
J
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire

PostPosted: Sun Sep 13, 2009 9:16 pm    Post subject: Reply with quote

Quando tenho que dar prendas dou quase sempre livros. Tenho sempre esperança que quem não goste de ler se sinta incentivado.
Back to top
stek

PostPosted: Sun Dec 06, 2009 9:07 pm    Post subject: Reply with quote

Miguel Freire wrote:
Quando tenho que dar prendas dou quase sempre livros. Tenho sempre esperança que quem não goste de ler se sinta incentivado.

Tentar n faz mal!
Mas n tenha expectativas mto altas. Minha mãe é apologista das mesmas prendas e do mesmo incentivo.
Bem tentou! e sempre tb tentando melhorar a escolha dos livros à disposição.
Mas nem à 3ª foi de vez! Eu tb não gosto e nunca me senti c grande incentivo p a leitura.
Ler é mais um dever que um gosto.
Back to top
Zanahoria

PostPosted: Sun Dec 06, 2009 9:47 pm    Post subject: Reply with quote

Ahah, eu estou sempre a ler, tenho sempre um livro na minha mesa-de-cabeceira... Embarassed Se não ler fico logo deprimida, tenho que ler nem que sejam 10 páginas todos os dias. Smile
Back to top
stek

PostPosted: Sun Dec 06, 2009 10:14 pm    Post subject: Reply with quote

Zanahoria wrote:
Se não ler fico logo deprimida

Eu se pensar q tenho de ler fico logo deprimida.

Detectada diferença essencial entre quem gosta de ler e quem n gosta de ler Rolling Eyes
Back to top
Anonymous
Guest

PostPosted: Fri Sep 03, 2010 2:18 pm    Post subject: Reply with quote

Eu gosto de ler. Infelizmente os preços dos livros e a Internet são os motivos pelo que deixei esse hábito.
Back to top
green man

PostPosted: Fri Sep 03, 2010 8:39 pm    Post subject: Reply with quote

Já desisti de tentar trazer pessoas para a leitura.
Sou um leitor compulsivo. Sempre fui. Uma das minhas maiores tristezas é o meu irmão e mesmo cá em casa não terem esse prazer.

Felizmente tenho amigos que partilham esse gosto comigo e com a Internet tenho desconhecidos com quem partilho leituras e com quem faço leituras conjuntas.

A goodreads é um bom local para encontrar quem goste de ler e existem muitos blogs dedicados à leitura também.

O preço dos livros nunca me impediu de ler. Não porque ande a nadar em dinheiro, pelo contrário, mas porque quando não tinha dinheiro emprestavam-me livros e também recorri durante muito tempo a bibliotecas.
Para quem LER seja essencial como RESPIRAR, arranja-se sempre uma maneira de encontrar livros para ler.
Agora até existe o BOOKCROSSING a que recorrer.
bonecadeporcelana

PostPosted: Sun Sep 05, 2010 12:20 pm    Post subject: Reply with quote

Concordo que os livros são caros, mas o que é que não é caro ?
A comida, por exemplo, é caríssima, no entanto, nunca ouvi ninguém protestar , seja na mercearia, seja no super ou no hipermercado, seja no restaurante.
Contaram-me de alguém que teve acesso a uma lista que discriminava os preços a que uma conhecida cadeia de hipermercados comprava os seus produtos. Para grande surpresa dessa pessoa, os preços , na maioria das vezes, eram vendidos ao dobro do preço a que eram comprados !
Por outro lado, os livros têm uma vantagem que outros bens não têm : podem ser trocados, emprestados, revendidos, etc.
Back to top
anabreu

PostPosted: Sun Sep 05, 2010 12:29 pm    Post subject: Reply with quote

O meu maior desgosto é o meu marido não gostar de ler... eu adoro, desde novinha. Já tentei espicaçar o interesse dele, deixei-lhe uns livros na casa de banho e tal, até lhe ofereci num natal o Codex do José Rodrigues dos Santos, em formato audiolivro, mas nem assim lá foi Sad

Eu também acho que os livros são caríssimos, e tenho o defeito de os querer ter... não gosto de ler emprestado, e não gosto de emprestar. A comida poderá ser cara também, mas comer temos mesmo que o fazer não é? Os livros não são essenciais à nossa sobrevivência Sad

Ainda compro alguns livros (sou muito fiel aos autores de que gosto) - uma média de uns 15 ou 16 por ano acho, gostava de comprar mais, mas para além de serem muito caros (os que eu gosto andam sempre pelos 18 / 20 euros), o tempo para ler sinceramente também não é assim tanto...

No meu aniversário a famelga toda é corrida com uma wishlist de livros para me oferecerem, e resulta sempre Smile
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
bonecadeporcelana

PostPosted: Sun Sep 05, 2010 7:16 pm    Post subject: Reply with quote

O meu marido também não lê com muita frequência ,por isso, às vezes ,leio-lhe umas passagens mais interessantes ou explico-lhe o assunto do livro e assim ele sempre aprende alguma coisa.
Os livros que me agradam também costumam ser caros, mas leio-os e depois troco com os meus pais. Assim poupo € e não encho tanto a casa.
Quanto ao preço da comida, acho que é justamente por tratar-se de um bem essencial que os preços são tão inflacionados. E, o que me incomoda mais é quando a comida é cara e de má qualidade, como por exemplo as cerejas nas grandes superfícies...podres e a 3.99 € o quilo ! Rolling Eyes
Back to top
Anonymous
Guest

PostPosted: Sun Sep 05, 2010 8:06 pm    Post subject: Reply with quote

Eu por acaso tenho esse defeito também; não gosto de pedir livros emprestados nem tão pouco de os emprestar. O último livro que comprei já foi em 2005 "O código DaVinci".
Back to top
green man

PostPosted: Sun Sep 05, 2010 9:38 pm    Post subject: Reply with quote

Ó Luisinho!... 2005?? Isso para quem goste de ler é triste!! Sad

Quanto ao emprestar... também não empresto. Ou muito raramente. Tenho pena. Muitas vezes quando me pedem um livro, se posso, compro e ofereço esse livro à pessoa que mo pediu emprestado...
E outras vezes se leio um livro emprestado e gosto muito depois compro-o para o ter mas fico com pena por não ter lido pelo livro que comprei, como se o livro ficasse triste por não ser lido.
(eu sei... internem-me!!)

Dou mais facilmente dinheiro por livros do que por roupa, por exemplo.
Compro bastantes.

Quanto à comida, é um bem necessário e o preço a que se vende é uma outra discussão com muitos factores que influenciam esse preço.
bonecadeporcelana

PostPosted: Mon Sep 06, 2010 3:20 pm    Post subject: Reply with quote

O Luisinho não lê desde 2005, mas tenho consciência que das centenas de pessoas que se cruzam comigo na rua diariamente a maioria nunca leu um livro inteiro.
Claro que a comida é um bem essencial, mas para mim a leitura também é. Eu não me sinto feliz se passar mais que um dia ou dois sem ler. E quando começo a ler um livro que me agrada dificilmente alguém me consegue fazer parar. Very Happy

Last edited by bonecadeporcelana on Mon Sep 06, 2010 7:02 pm; edited 1 time in total
Back to top
Pituxap

PostPosted: Mon Sep 06, 2010 5:08 pm    Post subject: Reply with quote

bonecadeporcelna, queres dizer nunca leu um livro em lazer, mas de certeza que tiveram de ler os manuais escolares
Back to top
bonecadeporcelana

PostPosted: Mon Sep 06, 2010 7:01 pm    Post subject: Reply with quote

Pituxap wrote:
bonecadeporcelna, queres dizer nunca leu um livro em lazer, mas de certeza que tiveram de ler os manuais escolares

Quando eu disse que muita gente nunca leu um livro inteiro, estava a referir-me a livros com uma narrativa consecutiva, mais ou menos extensa, com princípio, meio e fim. Um manual escolar, ainda que seja explorado na sua totalidade não é um texto completo, pois é constituído por: pequenos textos sobre assuntos diferentes, gravuras, fotos, enunciados, questões, gráficos, mapas, etc. E mais : numa boa parte das vezes, se trocarmos o primeiro assunto abordado pelo livro pelo último, não faz diferença nenhuma. Se fizermos isso, por ex., a um livro cujo conteúdo é uma história, ele deixa de fazer sentido.
Ler um manual escolar inteiro não é o mesmo que ler um livro inteiro d' "Os Cinco" , ou é ?
Back to top
Pituxap

PostPosted: Tue Sep 07, 2010 7:08 am    Post subject: Reply with quote

Bonecadeporcelana, eu só estava a brincar! lol
Back to top
bonecadeporcelana

PostPosted: Tue Sep 07, 2010 1:58 pm    Post subject: Reply with quote

Pituxap, e eu só estava a falar a sério. Wink
Back to top
Pituxap

PostPosted: Tue Sep 07, 2010 2:21 pm    Post subject: Reply with quote

lol
Back to top
nani76

PostPosted: Tue Sep 07, 2010 2:35 pm    Post subject: Reply with quote

Quote:
O meu maior desgosto é o meu marido não gostar de ler...
...Já somos duas...

Consegui durante uns tempos viciá-lo em Robin Cook (aqueles meio medicina, meio policiais)...mas depois de ler os que tinha lá em casa (uns 7 ou Cool passou-lhe a onda e disse que começava a ser sempre a mesma coisa....passei para Stephen King...nada....depois Dan Brown, Steve Berry, Daniel Silva....nada, não consigo que passe das 1ªs páginas e tenho de andar sempre então, não lês um bocadito???...eu sei que para quem trabalha e estuda é complicado, e quando chega a casa quer é descansar...mas como para mim ler enquadra-se conceito de descanso...
Mas no caso dele desisti, agora o meu objectivo é incentivar a minha filhota a gostar de leitura...

Eu também detesto emprestar livros (más experiências, na maioria dos casos fiquei sem eles), além disso quando gosto tenho de os ter (o que é um problema a nível de espaço e de carteira)
Compro no mínimo 1 livro por mês (tirando o natal e os anos....e o ramo dos afilhados que é trocado por um livro....toda a gente sabe, quando me querem dar um presente, o melhor é serem livros....acertam sempre)
Às vezes corre mal e não gosto muito do livro (este ano 2 casos, e ambos oferecidos, o da Luísa Castel Branco e o de A.P.Cabral "Feitiço das Trevas", nesse caso e para aproveitar o espaço para aqueles que valem mesmo a pena ofereço-os à Biblioteca do centro Paroquial...eu sinto-me melhor e tiro os "Monos" lá de casa...

Por exemplo hoje a Wook está com 20% de desconto em literatura...lá se vai o orçamento deste mês....vou agora lá dar uma vista de olhos Wink Wink
bonecadeporcelana

PostPosted: Tue Sep 07, 2010 6:12 pm    Post subject: Reply with quote

nani76 wrote:
Mas no caso dele desisti, agora o meu objectivo é incentivar a minha filhota a gostar de leitura...

A melhor maneira de incentivares a tua filha a ler é dando-lhe o exemplo.
Back to top
green man

PostPosted: Thu Sep 09, 2010 4:59 pm    Post subject: Reply with quote

Acho que o factor chave é não obrigar.
Se deixa de ser um divertimento e passa a ser obrigação, não resulta!

E discutir os livros, ler em conjunto.
Eu acho que é genético!
Não há nada a fazer!
Smile
rui sousa

PostPosted: Thu Sep 09, 2010 6:46 pm    Post subject: Reply with quote

Eu gosto muito de ler e não precisei que me obrigassem... Há quem goste e há quem não goste, pronto.
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum