| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
john john
|
Posted: Sun Sep 13, 2009 9:05 am Post subject: ler |
|
|
acho que fazem muito bem ler.
incentivem os vossos familiares e amigos.
oferecam livros
um abraço para todos
J |
|
| Back to top |
|
 |
Miguel Freire
|
Posted: Sun Sep 13, 2009 9:16 pm Post subject: |
|
|
| Quando tenho que dar prendas dou quase sempre livros. Tenho sempre esperança que quem não goste de ler se sinta incentivado. |
|
| Back to top |
|
 |
stek
|
Posted: Sun Dec 06, 2009 9:07 pm Post subject: |
|
|
| Miguel Freire wrote: | | Quando tenho que dar prendas dou quase sempre livros. Tenho sempre esperança que quem não goste de ler se sinta incentivado. |
Tentar n faz mal!
Mas n tenha expectativas mto altas. Minha mãe é apologista das mesmas prendas e do mesmo incentivo.
Bem tentou! e sempre tb tentando melhorar a escolha dos livros à disposição.
Mas nem à 3ª foi de vez! Eu tb não gosto e nunca me senti c grande incentivo p a leitura.
Ler é mais um dever que um gosto. |
|
| Back to top |
|
 |
Zanahoria

|
Posted: Sun Dec 06, 2009 9:47 pm Post subject: |
|
|
Ahah, eu estou sempre a ler, tenho sempre um livro na minha mesa-de-cabeceira... Se não ler fico logo deprimida, tenho que ler nem que sejam 10 páginas todos os dias.  |
|
| Back to top |
|
 |
stek
|
Posted: Sun Dec 06, 2009 10:14 pm Post subject: |
|
|
| Zanahoria wrote: | | Se não ler fico logo deprimida |
Eu se pensar q tenho de ler fico logo deprimida.
Detectada diferença essencial entre quem gosta de ler e quem n gosta de ler  |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Fri Sep 03, 2010 2:18 pm Post subject: |
|
|
| Eu gosto de ler. Infelizmente os preços dos livros e a Internet são os motivos pelo que deixei esse hábito. |
|
| Back to top |
|
 |
green man

|
Posted: Fri Sep 03, 2010 8:39 pm Post subject: |
|
|
Já desisti de tentar trazer pessoas para a leitura.
Sou um leitor compulsivo. Sempre fui. Uma das minhas maiores tristezas é o meu irmão e mesmo cá em casa não terem esse prazer.
Felizmente tenho amigos que partilham esse gosto comigo e com a Internet tenho desconhecidos com quem partilho leituras e com quem faço leituras conjuntas.
A goodreads é um bom local para encontrar quem goste de ler e existem muitos blogs dedicados à leitura também.
O preço dos livros nunca me impediu de ler. Não porque ande a nadar em dinheiro, pelo contrário, mas porque quando não tinha dinheiro emprestavam-me livros e também recorri durante muito tempo a bibliotecas.
Para quem LER seja essencial como RESPIRAR, arranja-se sempre uma maneira de encontrar livros para ler.
Agora até existe o BOOKCROSSING a que recorrer. _________________ 'Ao abrir um livro, façam-o com cuidado. Nunca se sabe para onde vos pode transportar!' |
|
| Back to top |
|
 |
bonecadeporcelana

|
Posted: Sun Sep 05, 2010 12:20 pm Post subject: |
|
|
Concordo que os livros são caros, mas o que é que não é caro ?
A comida, por exemplo, é caríssima, no entanto, nunca ouvi ninguém protestar , seja na mercearia, seja no super ou no hipermercado, seja no restaurante.
Contaram-me de alguém que teve acesso a uma lista que discriminava os preços a que uma conhecida cadeia de hipermercados comprava os seus produtos. Para grande surpresa dessa pessoa, os preços , na maioria das vezes, eram vendidos ao dobro do preço a que eram comprados !
Por outro lado, os livros têm uma vantagem que outros bens não têm : podem ser trocados, emprestados, revendidos, etc. |
|
| Back to top |
|
 |
anabreu

|
Posted: Sun Sep 05, 2010 12:29 pm Post subject: |
|
|
O meu maior desgosto é o meu marido não gostar de ler... eu adoro, desde novinha. Já tentei espicaçar o interesse dele, deixei-lhe uns livros na casa de banho e tal, até lhe ofereci num natal o Codex do José Rodrigues dos Santos, em formato audiolivro, mas nem assim lá foi
Eu também acho que os livros são caríssimos, e tenho o defeito de os querer ter... não gosto de ler emprestado, e não gosto de emprestar. A comida poderá ser cara também, mas comer temos mesmo que o fazer não é? Os livros não são essenciais à nossa sobrevivência
Ainda compro alguns livros (sou muito fiel aos autores de que gosto) - uma média de uns 15 ou 16 por ano acho, gostava de comprar mais, mas para além de serem muito caros (os que eu gosto andam sempre pelos 18 / 20 euros), o tempo para ler sinceramente também não é assim tanto...
No meu aniversário a famelga toda é corrida com uma wishlist de livros para me oferecerem, e resulta sempre  |
|
| Back to top |
|
 |
bonecadeporcelana

|
Posted: Sun Sep 05, 2010 7:16 pm Post subject: |
|
|
O meu marido também não lê com muita frequência ,por isso, às vezes ,leio-lhe umas passagens mais interessantes ou explico-lhe o assunto do livro e assim ele sempre aprende alguma coisa.
Os livros que me agradam também costumam ser caros, mas leio-os e depois troco com os meus pais. Assim poupo € e não encho tanto a casa.
Quanto ao preço da comida, acho que é justamente por tratar-se de um bem essencial que os preços são tão inflacionados. E, o que me incomoda mais é quando a comida é cara e de má qualidade, como por exemplo as cerejas nas grandes superfícies...podres e a 3.99 € o quilo !  |
|
| Back to top |
|
 |
Anonymous Guest
|
Posted: Sun Sep 05, 2010 8:06 pm Post subject: |
|
|
| Eu por acaso tenho esse defeito também; não gosto de pedir livros emprestados nem tão pouco de os emprestar. O último livro que comprei já foi em 2005 "O código DaVinci". |
|
| Back to top |
|
 |
green man

|
Posted: Sun Sep 05, 2010 9:38 pm Post subject: |
|
|
Ó Luisinho!... 2005?? Isso para quem goste de ler é triste!!
Quanto ao emprestar... também não empresto. Ou muito raramente. Tenho pena. Muitas vezes quando me pedem um livro, se posso, compro e ofereço esse livro à pessoa que mo pediu emprestado...
E outras vezes se leio um livro emprestado e gosto muito depois compro-o para o ter mas fico com pena por não ter lido pelo livro que comprei, como se o livro ficasse triste por não ser lido.
(eu sei... internem-me!!)
Dou mais facilmente dinheiro por livros do que por roupa, por exemplo.
Compro bastantes.
Quanto à comida, é um bem necessário e o preço a que se vende é uma outra discussão com muitos factores que influenciam esse preço. _________________ 'Ao abrir um livro, façam-o com cuidado. Nunca se sabe para onde vos pode transportar!' |
|
| Back to top |
|
 |
bonecadeporcelana

|
Posted: Mon Sep 06, 2010 3:20 pm Post subject: |
|
|
O Luisinho não lê desde 2005, mas tenho consciência que das centenas de pessoas que se cruzam comigo na rua diariamente a maioria nunca leu um livro inteiro.
Claro que a comida é um bem essencial, mas para mim a leitura também é. Eu não me sinto feliz se passar mais que um dia ou dois sem ler. E quando começo a ler um livro que me agrada dificilmente alguém me consegue fazer parar. 
Last edited by bonecadeporcelana on Mon Sep 06, 2010 7:02 pm; edited 1 time in total |
|
| Back to top |
|
 |
Pituxap
|
Posted: Mon Sep 06, 2010 5:08 pm Post subject: |
|
|
| bonecadeporcelna, queres dizer nunca leu um livro em lazer, mas de certeza que tiveram de ler os manuais escolares |
|
| Back to top |
|
 |
bonecadeporcelana

|
Posted: Mon Sep 06, 2010 7:01 pm Post subject: |
|
|
| Pituxap wrote: | | bonecadeporcelna, queres dizer nunca leu um livro em lazer, mas de certeza que tiveram de ler os manuais escolares |
Quando eu disse que muita gente nunca leu um livro inteiro, estava a referir-me a livros com uma narrativa consecutiva, mais ou menos extensa, com princípio, meio e fim. Um manual escolar, ainda que seja explorado na sua totalidade não é um texto completo, pois é constituído por: pequenos textos sobre assuntos diferentes, gravuras, fotos, enunciados, questões, gráficos, mapas, etc. E mais : numa boa parte das vezes, se trocarmos o primeiro assunto abordado pelo livro pelo último, não faz diferença nenhuma. Se fizermos isso, por ex., a um livro cujo conteúdo é uma história, ele deixa de fazer sentido.
Ler um manual escolar inteiro não é o mesmo que ler um livro inteiro d' "Os Cinco" , ou é ? |
|
| Back to top |
|
 |
Pituxap
|
Posted: Tue Sep 07, 2010 7:08 am Post subject: |
|
|
| Bonecadeporcelana, eu só estava a brincar! lol |
|
| Back to top |
|
 |
bonecadeporcelana

|
Posted: Tue Sep 07, 2010 1:58 pm Post subject: |
|
|
Pituxap, e eu só estava a falar a sério.  |
|
| Back to top |
|
 |
Pituxap
|
Posted: Tue Sep 07, 2010 2:21 pm Post subject: |
|
|
| lol |
|
| Back to top |
|
 |
nani76
Joined: 03 Nov 2008 Posts: 401 Location: Argoncilhe-Sta Maria da Feira
|
Posted: Tue Sep 07, 2010 2:35 pm Post subject: |
|
|
| Quote: | | O meu maior desgosto é o meu marido não gostar de ler... | ...Já somos duas...
Consegui durante uns tempos viciá-lo em Robin Cook (aqueles meio medicina, meio policiais)...mas depois de ler os que tinha lá em casa (uns 7 ou passou-lhe a onda e disse que começava a ser sempre a mesma coisa....passei para Stephen King...nada....depois Dan Brown, Steve Berry, Daniel Silva....nada, não consigo que passe das 1ªs páginas e tenho de andar sempre então, não lês um bocadito???...eu sei que para quem trabalha e estuda é complicado, e quando chega a casa quer é descansar...mas como para mim ler enquadra-se conceito de descanso...
Mas no caso dele desisti, agora o meu objectivo é incentivar a minha filhota a gostar de leitura...
Eu também detesto emprestar livros (más experiências, na maioria dos casos fiquei sem eles), além disso quando gosto tenho de os ter (o que é um problema a nível de espaço e de carteira)
Compro no mínimo 1 livro por mês (tirando o natal e os anos....e o ramo dos afilhados que é trocado por um livro....toda a gente sabe, quando me querem dar um presente, o melhor é serem livros....acertam sempre)
Às vezes corre mal e não gosto muito do livro (este ano 2 casos, e ambos oferecidos, o da Luísa Castel Branco e o de A.P.Cabral "Feitiço das Trevas", nesse caso e para aproveitar o espaço para aqueles que valem mesmo a pena ofereço-os à Biblioteca do centro Paroquial...eu sinto-me melhor e tiro os "Monos" lá de casa...
Por exemplo hoje a Wook está com 20% de desconto em literatura...lá se vai o orçamento deste mês....vou agora lá dar uma vista de olhos  _________________ Nani |
|
| Back to top |
|
 |
bonecadeporcelana

|
Posted: Tue Sep 07, 2010 6:12 pm Post subject: |
|
|
| nani76 wrote: | | Mas no caso dele desisti, agora o meu objectivo é incentivar a minha filhota a gostar de leitura... |
A melhor maneira de incentivares a tua filha a ler é dando-lhe o exemplo. |
|
| Back to top |
|
 |
green man

|
Posted: Thu Sep 09, 2010 4:59 pm Post subject: |
|
|
Acho que o factor chave é não obrigar.
Se deixa de ser um divertimento e passa a ser obrigação, não resulta!
E discutir os livros, ler em conjunto.
Eu acho que é genético!
Não há nada a fazer!
 _________________ 'Ao abrir um livro, façam-o com cuidado. Nunca se sabe para onde vos pode transportar!' |
|
| Back to top |
|
 |
rui sousa
Joined: 13 Dec 2006 Posts: 1203 Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa
|
Posted: Thu Sep 09, 2010 6:46 pm Post subject: |
|
|
Eu gosto muito de ler e não precisei que me obrigassem... Há quem goste e há quem não goste, pronto. _________________ À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas |
|
| Back to top |
|
 |
|