|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
anabreu

|
Posted: Mon Jan 01, 2007 9:19 pm Post subject: Rádio Raposas |
|
|
E estes livros, mais alguém leu?
Acho que só foram publicados 5 (cá em Portugal pelo menos), a mim falta-me o 5º...
Eram editados pela Pelikan, e contavam as aventuras de 4 amigos adolescentes, que comunicavam entre si com uma espécie de walkie talkies (algo prévio a estes aparelhos acho): o Fingelas, o Baixinho, a Golfélia e o Feijão
Liam-se muito bem também  |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Wed Oct 29, 2008 1:46 pm Post subject: |
|
|
| No alfarrabista do Bonjardim cheguei, em tempos, a pegar neles, mas nunca comprei nem li nenhum. |
|
| Back to top |
|
 |
anabreu

|
Posted: Wed Oct 29, 2008 2:31 pm Post subject: |
|
|
Paulo havias de gostar, porque tem um pouco a ver com rádio amadorismo... o início de cada livro até tem uma espécie de dicionário com as expressões mais usadas pelos rádios amadores
Na altura em que se passam estas aventuras não era nada normal haer walkie talkies, por isso eram uma "arma" poderosa deste grupo de 4 amigos
Só um pequeno à parte, é que entretanto desde que escrevi o 1º post, já concluí a colecção com a ajuda dos codornizes, claro!  |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Wed Oct 29, 2008 2:59 pm Post subject: |
|
|
| Eu sei que essa colecção tem haver com a Banda do Cidadão e de certa forma faz-me lembrar quando era pequeno. Em 1982 recebi pelo Natal (depois de muito choro e sacrifício dos meus pais) um par de Walkie-talkies, nem imaginam a felicidade, penso que foi até aos dias de hoje a noite de Natal mais empolgante que tive. No mês de Maio seguinte, já em 1983, a prenda de anos que pedi ao meu pai foram 2 pilhas de 9v para os wlkie-talkies. Ainda hoje e dentro da caixa guardo religiosamente esses aparelhos (depois coloco foto), alguns anos mais tarde fui "macanudo", nome dado ao utilizador da CB (Citizen Band) ou banda do cidadão e seguiu-se o radioamadorismo, onde hoje tenho uma estação de ondas curtas e outras bandas com o indicativo CT2 GBU. |
|
| Back to top |
|
 |
Cylon

Joined: 23 Jun 2008 Posts: 286 Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa
|
Posted: Wed Oct 29, 2008 11:40 pm Post subject: |
|
|
Caro CT2 GBU, também gosto muito de tudo o que tenha a ver com ondas hertzianas...
Do passado ainda tenho bem em mente as "touradas" que havia lá no bairro, sempre que um radioamador por lá surgia, com as suas imponentes antenas no telhado. Lá ouvia eu da boca do meu pai as queixas do costume: "Desde que aquele gajo meteu aquela antena ali em frente, a imagem da televisão nunca mais foi a mesma!..."
Tudo isto para depois eu olhar para o telhado do meu prédio, para a antena lá de casa, e a ver no meio de um emaranhado de outras antenas da vizinhança, umas por cima de outras, outras por baixo, umas a apontar para a Serra de Monsanto, outras a apontar, cruzadas com essas, para Palmela, e depois os radioamadores é que tinham a culpa!...
Bons 73's! |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Thu Oct 30, 2008 3:54 am Post subject: |
|
|
Caro OM
73/51, realmente os radioamadores, mais os CB's, levavam com a culpa das intereferências, por vezes até eramos nós macanudos da banda do cidadão que interferiamos, mas quando passei a radioamador e como os equipamentos têm filtros mais eficases as queixas deixaram de existir, ainda passei algumas situações engraçadas, como vir cá a casa a inspecção, antigo ICP agora ANACOM e já eu era radioamador e por sinal tinha tudo dentro da normalidade e de acordo com a lei. Foram a casa da vizinha que apresentou queixa e apreenderam-lhe o telefone sem fio no qual eu fazia interferência, por este não estar homolgado, virou-se o feitiço contra o feiticeiro. Nem imaginam a risota que foi cá no bairro com a situação.
Há 15 dias estive, Sábado e Domingo, a activar uma estação no agrupamento de escuteiros de Oliveira do DOuro no encontro anual que fazem através da rádio, chamado JOTA (Jamboree on the air) onde escuteiros de todo o Mundo comunicam entre si através do radioamadorismo. |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|