Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

25 de Abril de 1974
Goto page 1, 2  Next

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Lino

PostPosted: Wed Apr 26, 2006 2:41 am    Post subject: 25 de Abril de 1974 Reply with quote

Bem, foi o dia da Liberdade em que a Democracia e a liberdade de expressão e pensamento foi trazida para Portugal!
Gostaria de abrir este tópico e contar com relatos de pessoas com mais experiência de vida sobre o dia! Seria interessante para os mais jovens conhecerem o dia mais de perto!
Smile
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest

PostPosted: Thu Apr 27, 2006 9:17 am    Post subject: Reply with quote

Avante camaradas! Smile
Back to top
buxi

PostPosted: Thu Apr 27, 2006 9:31 am    Post subject: Reply with quote

Para além de ter sido o dia da liberdade para os portugueses, também foi um dia especial para mim, pois nasci passado 9 meses... Wink
Back to top
celia

PostPosted: Thu Apr 27, 2006 10:23 am    Post subject: Reply with quote

eu nasci 5 dias antes Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Pilva

PostPosted: Thu Apr 27, 2006 12:58 pm    Post subject: Reply with quote

Eu nasci em 1971 e, como recentemente apareceu por aí o Herman José a fazer de Baptista Bastos e a perguntar "Onde estavas tu no 25 de Abril de ´74", os meus amigos gozavam sempre comigo com isso, ao que eu respondia:
"Estava ao colo da minha mãe, a caminho da creche!"

E foi verdade! Confirmado por ela!... Cool
Back to top
ASantos

PostPosted: Thu Apr 27, 2006 4:05 pm    Post subject: Reply with quote

Lembro-me bem desse: a minha mãe chegou, do trabalho, mais cedo e ( o que na altura achei mais estranho e do que me recordo mais ) fechou todos os estores e ligou a televisão. O meu pai foi para o meio do "barulho"...
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Alguem

PostPosted: Fri Apr 28, 2006 7:12 pm    Post subject: Reply with quote

Andava no 2º ano do Ciclo (actual 6º ano). De manhã fui para a escola, tinha aula de História ao 1º tempo... Só que nos mandaram para casa, pois tinha havido uma revolução e podia ser perigoso estarmos fora de casa Smile .

Cheguei a casa e o meu pai estava literalmente colado no rádio Smile a tentar perceber o andamento das coisas. O ambiente nas ruas do Porto era calmo, mto mais que em Lisboa, claro, e as pessoas reagiam com alegria, porém não se sabia bem se poderia haver um volte-face, e as coisas ficarem mais amargas do que eram antes.

Nesse dia a emissão de TV foi histórica: o registo dos acontecimentos e as manifestações de alegria das populações, a comunicação ao País da Junta de Salvação Nacional,...

Depois, no primeiro 1º de Maio foi uma explosão de confirmação e de liberdade pelo País fora: a flor da democracia ia desabrochar... (mas foi um penoso caminho, mas isso é outra "estória"...)
Back to top
Catita

PostPosted: Wed Sep 20, 2006 4:51 pm    Post subject: Reply with quote

Eu estava na barriga da minha mãe. Nasci oito meses depois...
Sinto-me muito ligada a esta época...
http://bluestrassbychristmas.blogspot.com
http://conscienciasteatrais.blogspot.com/
http://opodearroz.blogspot.com/
http://london-cityoftheworld.blogspot.com/
http://filhoazul.blogspot.com/
Back to top
hecep

PostPosted: Thu Oct 12, 2006 10:46 am    Post subject: Reply with quote

Eu nasci a 4 de Março de 74 em Luanda. Segundo os meus pais em Luanda não se sabia muito bem o que se passava e os meus pais tentavam ouvir a rádio BBC para saber notícias. Pouco depois voltámos para Portugal e fomos viver para Évora durante algum tempo e depois para Lisboa. Obviamente que não me lembro nada da revolução em si mas lembro-me de algumas músicas revolucionárias que fiquei sempre a adorar. Lembram-se de "uma gaivota voava, voava, assas de vento..."
Suspiro!
Back to top
groonscom
Guest

PostPosted: Sat Nov 18, 2006 9:55 pm    Post subject: Reply with quote

Eu recordo-me perfeitamente desse dia. Tinha eu então 6 anos e estava à janela do 4º andar da minha casa a falar com a minha vizinha da frente como era habitual entre nós e ouvia-se tiros no quartel do carmo (a minha casa ficava perto do palacio de S. Bento e ouvia-se destintamente). Questionávamo-nos sobre o que estaria a passar, isto a falar aos gritos de uma janela para a outra e o meu pai a tentar sintonizar a rádio e a pedir que fizessemos pouco barulho para poder ouvir o que se passava!
Depois, a altura do PREC e toda a movimentação revoltosa, manifestações e palavras de ordem, cantigas revolucionárias gritadas pelos altifalantes instalados nas janelas da sociedade Guilherme Cossul...
Back to top
kristianps
Guest

PostPosted: Tue Nov 21, 2006 6:22 pm    Post subject: Reply with quote

Nasci 8 anos a seguir á revolução mas gostava de ter nascido antes para sentir o verdadeiro sentido da palavra "Liberdade".

Obrigado aos capitães e anti-facistas que contribuiram para esse dia e para a Liberdade que hoje tenho.
Back to top
Alguem

PostPosted: Tue Apr 24, 2007 8:42 pm    Post subject: Reply with quote

hecep wrote:
Lembram-se de "uma gaivota voava, voava, asas de vento..."

Passando amanhã 33 anos sobre o 25/04/1974 (já 33...), nada melhor do que repescar este tópico e ao mesmo tempo dar as boas vindas outra vez à Hecep, que andava fugida há uns tempos Smile (se bem que esta "quote" seja de uma mensagem com alguns mesezitos...).

Nesses tempos, não há dúvida que a "Gaivota" tinha uma atracção irresistível, pois a música era bonita, a letra sintetizava bem o espírito da época,...
Da mesma forma que recordo com saudade as "cantorias" que a minha irmã e eu fazíamos quando saíamos de carro com os nossos pais, jamais esquecerei a "Gaivota", uma das nossas preferidas...

Last edited by Alguem on Sun Jul 08, 2007 9:47 am; edited 1 time in total
Back to top
MariaM

PostPosted: Wed Apr 25, 2007 8:56 pm    Post subject: Reply with quote

Andava na 1ª classe e nessse dia não fui à escola, porque só tinha aulas de tarde. Os meus irmãos e primos já tinham vindo "recambiados" para casa...

Lembro-me que nos tempos seguintes, os desenhos e as redacções faziam sempre referência a cravos vermelhos e a tanques de guerra.
Não percebi nada do que se tinha passado só sei que os adultos andavam muitos enervados com a tal revolução dos cravos.

Consegui recuperar há uns tempos a canção da gaivota em formato digital... É incrível, ao fim de tantos anos ainda me recordo da letra da canção!

É bom ser livre...

Wink
Sérgio

PostPosted: Sat Apr 28, 2007 3:33 pm    Post subject: Reply with quote

Tinha 1 ano e 1 mês.

Os meus pais dizem que eu era um revolucionário, mas deve ser por outras razões (noites mal dormidas, etc...) Laughing
Back to top
josearaujo

PostPosted: Tue Oct 30, 2007 6:19 am    Post subject: Andava na 1ª classe Reply with quote

Andava na 1ª classe, fui para a escola e viemos embora porque a professora nos mandou para casa, pouco brinquei nesse dia pois estava tudo fechado em casa com as janelas e portas fechadas e o meu avô que Deus o tenha em eterno descanso a tentar sintonizar um rádio enorme a válvulas, mas muito baixinho por causa da Pide.
quando voltei à escola as paredes estavam enfeitadas com desenhos de espingardas com cravos. Smile
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Lino

PostPosted: Thu Nov 01, 2007 3:19 am    Post subject: Reply with quote

http://youtube.com/watch?v=rZx_yEiEYqw
http://youtube.com/watch?v=ti8AsJZdbDU
http://youtube.com/watch?v=K_QK9MM6rgE

Vídeos lindos. Cool
Back to top
anabreu

PostPosted: Thu Nov 01, 2007 12:54 pm    Post subject: Reply with quote

Já me fizeste arrepiar, Lino...

Fico sempre arrepiada quando ouço o Zeca Afonso e o seu "Grândola Vila Morena"... Fico com os olhos marejados de água, e só nasci em 1977 Tenho ali esse vinil em 45 rotações Smile estimo-o muito!

Adorei o filme da Maria de Medeiros "Capitães de Abril"... pena que tivesse que ser uma produção conjunta, e que o protagonista fosse italiano Very Happy as dobragens acabam por ficar sempre estranhas Wink
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Lino

PostPosted: Thu Nov 01, 2007 1:24 pm    Post subject: Reply with quote

Sim, mas o filme ficou muito bom. Adoro o filme! Fui ver o Largo do Carmo e é arrepiante estar lá, ver as árvores, o quartel, o largo em si e sentir o que ali se passou...

Cool
Back to top
Alguem

PostPosted: Thu Nov 01, 2007 7:08 pm    Post subject: Reply with quote

Não podias ter escolhido melhor foto, Lino! Smile

Salgueiro Maia é, por definição, *o* verdadeiro capitão de Abril.
Homem simples, honesto, íntegro, nunca quis honrarias para si, nem acabou enredado nas malhas sujas que a "política" tece.

O 25-A seria uma utopia ainda mais linda se mais gente desta tivesse existido. Devolveu-se a liberdade e o direito de decisão ao povo, terminou-se com a nódoa infame da PIDE (esbatida, é certo, com a DGS) e abriram-se as portas ao sonho, tímido e ingénuo como o riso de uma criança, cristalizado para sempre nesse dia histórico que foi o primeiro 1º de Maio, pós-25 de Abril.
Mas todas as rosas têm os seus espinhos como se veria mais tarde, com as suas datas marcantes: 28.Set.74, 11.Mar.75, 25.Nov.75. Espelho, sem dúvida, da cobiça e insensatez humanas.
Apenas raríssimas excepções pairaram acima disto tudo: Salgueiro Maia foi uma delas.
Back to top
Lino

PostPosted: Fri Nov 02, 2007 12:30 am    Post subject: Reply with quote

Creio que o sonho do 25 de Abril é resumido nesta música de José Mário Branco:

Quando o avião aqui chegou
quando o mês de Maio começou
eu olhei para ti
então entendi
foi um sonho mau que já passou
foi um mau bocado que acabou

Tinha esta viola numa mão
uma flor vermelha n'outra mão
tinha um grande amor
marcado pela dor
e quando a fronteira me abraçou
foi esta bagagem que encontrou

Eu vim de longe
de muito longe
o que eu andei p'ra'qui chegar
Eu vou p'ra longe
p'ra muito longe
onde nos vamos encontrar
com o que temos p'ra nos dar

E então olhei à minha volta
vi tanta esperança andar à solta
que não exitei
e os hinos cantei
foram feitos do meu coração
feitos de alegria e de paixão

Quando a nossa festa s'estragou
e o mês de Novembro se vingou
eu olhei p'ra ti
e então entendi
foi um sonho lindo que acabou
houve aqui alguém que se enganou

Tinha esta viola numa mão
coisas começadas noutra mão
tinha um grande amor
marcado pela dor
e quando a espingarda se virou
foi p'ra esta força que apontou

A nossa Democracia, na minha opinião, foi idealizada por pessoas que não a viveram, ou que a viveram no exílio. Ainda há tiques de Estado-Novo. A democracia não é plena. Os deputados do Parlamento nem são oriundos do distrito por que foram eleitos, não conhecem as suas potencialidades, problemas e exigências, nem recebem nem contactam as pessoas. Há um hiato monumental entre poder e os que a ele são submetidos. Nasci em 1983, mas sinto que ao conhecer a nossa história e a evolução do país desde essa altura, o País desenvolveu-se e cada vez gosto mais dele, mas a nossa Democracia, com respeito a todos que realizaram o 25 de Abril, está muito imatura, pois é vista ainda um pouco pela visão dos anos 70. É preciso uma renovação do poder e uma renovação da nossa Constituição.
Mesmo assim, 25 de Abril sempre, que é preciso outro qualquer dia...
Mesmo assim digo, ao descobrir o nosso País, que Portugal é único!
Back to top
misterio
Site Admin

PostPosted: Fri Nov 02, 2007 2:46 am    Post subject: Reply with quote

No meu site Clásssicos da Rádio tenho um espaço dedicado à emissão do dia 25 de Abril de 1974, escutem os sons da história em:
http://www.classicosdaradio.com/25abril.htm
Back to top
Lino

PostPosted: Fri Nov 02, 2007 11:08 am    Post subject: Reply with quote

Adorei ouvir as pessoas a dar a sua opinião pela primeira vez, é arrepiante!! Ouvir os tiros, as declarações, o jornalista a falar... incrível! Smile
Back to top
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum