rui sousa
Joined: 13 Dec 2006 Posts: 1203 Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa
|
Posted: Thu Aug 04, 2011 3:33 pm Post subject: O Padrinho (trilogia) |
|
|
Um dos maiores clássicos do cinema mundial, a trilogia «O Padrinho», baseada na história de Mario Puzo e realizada por Francis Ford Coppolla («Apocalypse now») conta a história da família Corleone, mas mais em pormenor do seu patriarca Vito Corleone (Marlon Brando) e mais tarde do seu filho e sucessor Michael Corleone (Al Pacino).
Uma breve opinião sobre os três filmes:
Considerado o segundo melhor filme americano de sempre pelo American Film Institute, o primeiro capítulo de «O Padrinho» é uma obra-prima absoluta. A história prende o espectador ao ecrã, auxiliado pelo brilhante elenco e pela maravilhosa banda sonora de Nino Rota. O argumento, escrito por Coppola e Mario Puzo está muito bem construído, e ficamos ali ao longo de 170 minutos a acompanhar a família Corleone e os seus problemas. Um Al Pacino a dar os primeiros passos e um Marlon Brando no seu melhor, nesta obra-prima do cinema americano.
Nota:*****
Faço-vos esta eterna questão: qual acham melhor? O I ou o II?
Bem, na minha opinião, nem um nem outro são superiores. Estão ambos a um nível de excelência. Na primeira parte da trilogia, temos um Marlon Brando no seu melhor, e uma abordagem inicial ao mundo dos Corleone. Neste segundo capítulo, acompanhamos o filho Michael como sucessor de Vito Corleone, ao mesmo tempo que nos são mostradas as suas origens humildes, e ainda dá-se especial atenção ao relacionamento dos membros da família. Por mim, acho que «O Padrinho» conseguiria viver sendo apenas um capítulo, mas vendo o segundo verificamos que também é um filme notável, e que, agora sim, a saga poderia terminar aqui. Mas pela trilogia, estes dois primeiros filmes valem por si. Destaco de novo o elenco, a realização e a poderosa música, da autoria de Nino Rota, nesta que é uma das melhores sequelas alguma vez feitas.
Nota: *****
Esta é a «ovelha negra» da saga. Embora não seja um mau filme, não chega também a ser nenhuma obra-prima, porque não tem aquele espírito dos dois filmes anteriores, e o argumento... não é tão bom, nem a realização. Acho que é isto que acontece quando se faz um interregno tão grande entre dois filmes. Foi por isso que também não gostei muito do último Indiana Jones... Acho que, tal como o terceiro filme do «Padrinho», a magia perde-se, porque o filão não foi tratado da mesma maneira que nos outros filmes.
A ideia era boa: Michael Corleone querer redimir-se de todos os seus crimes. Mas... acho que não foi bem apanhada, esta ideia, e o filme torna-se mais numa espécie de «Velocidade Furiosa» cheio de tiroteios idiotas, e envolvendo mais as conspirações do Papa, ao estilo de Dan Brown, e a relação das personagens de Andy Garcia e Sofia Coppola do que propriamente o que interessa mesmo: Michael Corleone. Ficamos ali a olhar para aquele filme, perplexos com o que é que se terá passado para o argumento não ter sido tão bom.
É uma pena. Não gostei do exagero de certos aspectos ao longo de todo o filme, mas gostei da montagem da cena final. Não é um péssimo filme, como muitos o pintam, mas não chega a ser um filme memorável.
Nota: ***1/2
E já agora, vale muito a pena ler o livro em que se baseia a saga, embora só cubra o primeiro filme e parte do segundo (neste caso a história das origens de Vito Corleone.
Qual é a vossa opinião sobre os três filmes?[/img] _________________ À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas |
|