Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

O Padrinho (trilogia)

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
rui sousa

PostPosted: Thu Aug 04, 2011 3:33 pm    Post subject: O Padrinho (trilogia) Reply with quote

Um dos maiores clássicos do cinema mundial, a trilogia «O Padrinho», baseada na história de Mario Puzo e realizada por Francis Ford Coppolla («Apocalypse now») conta a história da família Corleone, mas mais em pormenor do seu patriarca Vito Corleone (Marlon Brando) e mais tarde do seu filho e sucessor Michael Corleone (Al Pacino).

Uma breve opinião sobre os três filmes:

Considerado o segundo melhor filme americano de sempre pelo American Film Institute, o primeiro capítulo de «O Padrinho» é uma obra-prima absoluta. A história prende o espectador ao ecrã, auxiliado pelo brilhante elenco e pela maravilhosa banda sonora de Nino Rota. O argumento, escrito por Coppola e Mario Puzo está muito bem construído, e ficamos ali ao longo de 170 minutos a acompanhar a família Corleone e os seus problemas. Um Al Pacino a dar os primeiros passos e um Marlon Brando no seu melhor, nesta obra-prima do cinema americano.

Nota:*****

Faço-vos esta eterna questão: qual acham melhor? O I ou o II?
Bem, na minha opinião, nem um nem outro são superiores. Estão ambos a um nível de excelência. Na primeira parte da trilogia, temos um Marlon Brando no seu melhor, e uma abordagem inicial ao mundo dos Corleone. Neste segundo capítulo, acompanhamos o filho Michael como sucessor de Vito Corleone, ao mesmo tempo que nos são mostradas as suas origens humildes, e ainda dá-se especial atenção ao relacionamento dos membros da família. Por mim, acho que «O Padrinho» conseguiria viver sendo apenas um capítulo, mas vendo o segundo verificamos que também é um filme notável, e que, agora sim, a saga poderia terminar aqui. Mas pela trilogia, estes dois primeiros filmes valem por si. Destaco de novo o elenco, a realização e a poderosa música, da autoria de Nino Rota, nesta que é uma das melhores sequelas alguma vez feitas.

Nota: *****

Esta é a «ovelha negra» da saga. Embora não seja um mau filme, não chega também a ser nenhuma obra-prima, porque não tem aquele espírito dos dois filmes anteriores, e o argumento... não é tão bom, nem a realização. Acho que é isto que acontece quando se faz um interregno tão grande entre dois filmes. Foi por isso que também não gostei muito do último Indiana Jones... Acho que, tal como o terceiro filme do «Padrinho», a magia perde-se, porque o filão não foi tratado da mesma maneira que nos outros filmes.
A ideia era boa: Michael Corleone querer redimir-se de todos os seus crimes. Mas... acho que não foi bem apanhada, esta ideia, e o filme torna-se mais numa espécie de «Velocidade Furiosa» cheio de tiroteios idiotas, e envolvendo mais as conspirações do Papa, ao estilo de Dan Brown, e a relação das personagens de Andy Garcia e Sofia Coppola do que propriamente o que interessa mesmo: Michael Corleone. Ficamos ali a olhar para aquele filme, perplexos com o que é que se terá passado para o argumento não ter sido tão bom.
É uma pena. Não gostei do exagero de certos aspectos ao longo de todo o filme, mas gostei da montagem da cena final. Não é um péssimo filme, como muitos o pintam, mas não chega a ser um filme memorável.

Nota: ***1/2

E já agora, vale muito a pena ler o livro em que se baseia a saga, embora só cubra o primeiro filme e parte do segundo (neste caso a história das origens de Vito Corleone.
Qual é a vossa opinião sobre os três filmes?[/img]
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum