Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Cinema Nacional

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR
View previous topic :: View next topic  
Author Message
ricardo3805

PostPosted: Thu Apr 10, 2008 9:16 pm    Post subject: Cinema Nacional Reply with quote

Gostas do cinema nacional? o http://cinema-portugues.blogs.sapo.pt/ é o blog que te mostra tudo sobre cinema português. desde filmes antigos a novas estreias. visita-o e faz a tua critica acerca dum filme. o que é nacional é bom!

Ando a preparar alguns videos de filmes dos anos 40/50/60 para lá por, do género, o Leão da Estrela, Aldeia da Roupa Branca...

Visitem!
Stracciatella

PostPosted: Fri Apr 11, 2008 12:00 am    Post subject: Reply with quote

Vou acompanhar esse blog! Wink

E deixe-me desde já dizer que o layout está muito bem feito. Aquela imagem do Sorte Nula (grande filme!) ficou ali muito bem!
Andreia

PostPosted: Mon Apr 21, 2008 8:16 pm    Post subject: Reply with quote

Eu tenho "A Aldeia da Roupa Branca"!!!
Laughing
Ok... posso dizer que históricamente sou uma priviligiada!
Já tive acesso a algumas cartas escritas pela Beatriz Costa!
Laughing
A minha vizinha era afilhada dela!
A ver se consigo que a minha vizinha me as ofereça!
Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
rui sousa

PostPosted: Sun Jul 20, 2008 10:37 pm    Post subject: Reply with quote

bom, a maior parte dos filmes portugueses ke eu tenho são gravados - 3 deles - e outro em DVD
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
misterio
Site Admin

PostPosted: Mon Aug 03, 2009 3:00 am    Post subject: Reply with quote

Em relação ao cinema português, já há muito que venho a manifestar com alguma entidades da falta de respeito que nos últimos anos tem havido com o nosso cinema, mais precisamente com as dezenas de filmes da época mudo. Filmes esses que pelo menos 2 gerações desconhecem e que nunca viram. Alguém por acaso viu, "Os Faroleiros", "Mulheres da Beira", "Primo Basilio" (mudo)? A célebre campanha publicitária feita no Porto pela Caldevilla film "Um chá nas nuvens"? Outros filmes como "Os crimes de Diogo Alves, "Amor de perdição", "Os Fidalgos da Casa Mourisca" e muitos outros? Provavelmente não. Eu por acaso consegui assistir em tempos a alguns nas comemorações dos 100 anos do cinema português em 1996.
A pergunta que eu faço é porque é que a cinemateca não retira estes filmes dos seus cofres e editam em DVD ou autorizam as televisões a emitir em ciclos apropriados?
Em 1998 realizei um pequeno trabalho sobre a produtora Invicta, nesta altura o então director a da Cinemateca Bernard da Costa, falecido recentemente, não nos concedeu uma entrevista para este trabalho, nem houve por parte desta entidade qualquer colaboração na cedência de imagens, podem ver o documentário de 8 minutos neste link:
http://www.misteriojuvenil.tv/08_filme_invicta.html

É este o estado da nossa cultura, muitos de vós conhece os filmes de Charlot, provavelmente filmes dos irmãos Lumiére, actualidades da Pathé, e dos filmes portugueses, assim como as actualidades, nada conhecemos, é uma história perdida nos arquivos da ANIM/cinemateca e que nós como cidadãos e por direito donos deste material deveriamos reclamar a estas entidades a publicação deste arquivo.

Em tempos ,na década de 70 e inícios de 80 chegaram a passar na RTP, tenho uma vaga ideia, mas depois disso o que vemos são somente alguns e nem todos, já gastos filmes sonoros.

Nos arquivos da ANIM são centenas de actualidades cinematográficas, desde os tempos da Invicta até às produzidas pelas distribuidoras.

O que se pode fazer?
Podemos começar por aqui, ao responder a este post poderei imprimir as vossas respostas e depois faço chegar a duas entidades, ANIM (Arquivo Nacional de Imagem em Movimento)/cinemateca e ao ministério da Cultura que tutela esta entidade.

Last edited by misterio on Mon Dec 14, 2009 1:41 am; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
rui sousa

PostPosted: Sun Dec 13, 2009 10:40 pm    Post subject: Reply with quote

Há alguns filmes portugueses que acho que deviam estar editados em DVD, como «Camões», «as pupilas do senhor reitor» e «D. Roberto». Esses três, pelo menos, são indispensáveis.
Eu, que estou a pensar trabalhar em cinema, acho inadmissível que no nosso país, onde se já produz pouco cinema, não se mostrem à minha geração e a outras grandes preciosidades da época de ouro do nosso cinema (anos 50/60).
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum