| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
blitza83
|
Posted: Mon Mar 24, 2008 1:24 pm Post subject: Ponto de cruz, tricotar, crochet... |
|
|
A minha mãe ensinou-me tudo isto, mas... Nunca tive grande pachorra. Se pegasse nas agulhas hoje a única coisa que era capaz de fazer era encher tudo de nós! Quem aprendeu e ainda sabe fazer?
Também havia outra coisa, que fiz em EVT que era fada do lar (acho que outro nome é ponto russo).
Uma serapilheira, o desenho passado para a serapilheira com papel químico, uma agulha específica de fada do lar e era indo "picotando" em cada buraquinho da serapilheira com o fio de lã na cor pretendida. Ainda tenho um trabalho meu na garagem... |
|
| Back to top |
|
 |
Andreia

|
Posted: Fri Mar 28, 2008 12:29 pm Post subject: |
|
|
Eu também aprendi a fazer a fada do lar quando estava no colégio!
Ainda tenho a minha almofada no quarto (a cabeça de um cavalo lindo), que devido á prefeição, valeu-me um valente 5 no final do ano! (tinha 11 anos, quando fiz)
Ainda me lembro de todos os passos, e ainda tenho as agulhas todas guardadas, para um dia voltar a fazer outra almofada!
Em relação ao ponto de cruz, ainda faço, pois acho lindo, e de certa forma é relaxante!
Agora crochet... a minha mãe tentou ensinar-me, só que ela faz tão rápido, que ninguem consegue perceber... |
|
| Back to top |
|
 |
anabreu

|
Posted: Mon Mar 31, 2008 11:19 am Post subject: |
|
|
Nunca tricotei
Lembro-me da vertente "texteis" da disciplina de Trabalhos Manuais (no 5º e 6º ano), e também tinha sempre 5's, mas não reti nadinha... |
|
| Back to top |
|
 |
Pituxap
|
Posted: Mon Mar 31, 2008 11:20 am Post subject: |
|
|
| eu para ai há uns 4-5 anos comcei a fazer picot( Crochet á volta dos panos)!!!! |
|
| Back to top |
|
 |
Li

|
Posted: Wed Jul 16, 2008 12:10 am Post subject: |
|
|
| Pituxap wrote: | | eu para ai há uns 4-5 anos comcei a fazer picot( Crochet á volta dos panos)!!!! |
tu tem cuidado rapariga... não vicies...
a minha avó consegue fazer isso em tudo quanto é pano, e depois um dia precisas de um paninho sem rendas à volta e não tens  _________________
 |
|
| Back to top |
|
 |
Pituxap
|
Posted: Wed Jul 16, 2008 7:01 am Post subject: |
|
|
| Li, até já fiz picot á volta de fraldas! |
|
| Back to top |
|
 |
Teark

Joined: 14 Aug 2007 Posts: 325 Location: Algures por Portugal, nem sei bem
|
Posted: Wed Jul 16, 2008 12:13 pm Post subject: |
|
|
Eu aprendi essas coisinhas todas quando era miuda (a minha avó ainda é do tempo de que todas as meninas devem saber usar várias agulhas), depois desinteressei-me.
Este semestre tive de representar uma personagem que fazia crochet e voltei a relembrar os ensinamentos da minha avó, o que é certo é que neste momento estou viciadíssima em crochet basta ter um tempinho livre e zás, lá estou eu a fazer crochet.
Faço bolsinhas para tudo e mais alguma coisa
Deixo-vos alguns exemplos: |
|
| Back to top |
|
 |
anabreu

|
Posted: Wed Jul 16, 2008 4:05 pm Post subject: |
|
|
Teark que prendada
Confesso que tenho inveja deve ser uma coisa fantástica para se fazer em alguns tempos "vazios"! |
|
| Back to top |
|
 |
Pirulito
|
Posted: Wed Jul 16, 2008 9:48 pm Post subject: |
|
|
Aprendi o ponto cruz com uma tia e ainda hoje faço quando tenho tempo. O crochet vou pedri a mesma tia para me ensinar. Tricotar nunca gostei, va se la saber porquê...
Aprendi a cozer à maquina so com a ajuda de uma amiga via internet e ja fiz algumas coisas para os meus fihos (mascaras de Carnaval e roupa simples). Gostava de ter mais tempo porque adoro
Tive sempre 5 em texteis e escolhia modelos super dificeis. |
|
| Back to top |
|
 |
recordar

|
Posted: Thu Jul 24, 2008 8:55 am Post subject: ponto de cruz |
|
|
quando aprendi a fazer ponto de cruz era tres por tres ou seja metia-se a agulha num buraquinho ,ficava um livre no meio e ia meter-se de novo a agulha no outro ,o terceiro e os desenhos ficavam lindos e grandes...agora com a mania de fazer os pontos muito pequeninos nem me acostumei...por isso procuro sempre esquemas antigos de revistas antigas pois os esquemas de agora não resultam no 3 por 3 =) Também sei fazer crochet e tricotar mas só com agulhas de barbela pois com estas novas não sei fazer =)aprendi com a minha avó assim como fazer meias com 5 agulhas. Também gosto de fazer gobelin ou meio ponto,mas no meu tempo não havia telas pintadas era a partir de esquemas...A semana passada encontrei numa feira uma das agulhas antigas de fazer fada do lar da marca Fada do lar e perdi a cabeça dei 5 € por ela =) penso agora que devia estar doida ,mas só o facto de olhar para ela ...me dá um prazer incrível.digam lá ...sou doida não sou?  _________________ se recordar é viver ... eu nunca morrerei =) |
|
| Back to top |
|
 |
Alexandra

|
Posted: Thu Jul 24, 2008 8:03 pm Post subject: |
|
|
A minha mãe bem me tentou ensinar a tricotar, mas como eu sou canhota não nos conseguiamos entender  |
|
| Back to top |
|
 |
|