|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Miguel R
|
Posted: Sun Feb 04, 2007 9:44 am Post subject: CARNAVAL 2007 |
|
|
Amigos, visitem o Carnaval de Torres (Vedras), entre dia 16 e 20 de Fevereiro. 5 dias alucinantes non stop na capital do Carnaval em Portugal.
Apareçam, mascarem-se e sejam ben-vindos!  |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Mon Feb 05, 2007 5:58 pm Post subject: |
|
|
Muito à frente, mas tenho um acampamento de Escuteiros e depois vou para uma festa aqui no bairro.
De que se vãomascarar? Vou de anos 80.  |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Tue Feb 06, 2007 5:29 am Post subject: |
|
|
Estou a montar um pequeno documentário de 6 minutos sobre o verdadeiro carnaval português para colocar no misteriojuvenil.tv.
Hoje em dia os Carnavais que por ai desfilam, desculpem se vou ferir alguma sensibilidade, não são os verdadeiros Carnavais que Portugal tinha. Recordo-me com alguma saudade aqueles desfiles carnavalescos que faziam em Ilhavo, onde cheguei a assistir alguns, aqui no Porto existia o famoso Carnaval do Clube Fenianos Portuense, e são imagens inéditas da década de 40 e a cores que vou integrar no trabalho.
Pergunto, se temos uma tradição desta festa, porque importamos o Carnaval do Brasil? a Música Brasileira? Convidados Brasileiros? Costumo dizer que são amostras gratis a pagar do verdadeiro Carnaval Carioca.
Desculpem o desabafo.
Para o LINO aquela "Canhota" e já agora uma pergunta, costumas participar no JOTA (Jamboree no Ar)? |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Tue Feb 06, 2007 11:24 am Post subject: |
|
|
Nopes, ando nos Escutas há pouco tempo... comecei na 4ª aqui do agrupamento, quando esta se estava a formar, e por causa da idade, 23 anos acharam melhor eu começar logo em Janeiro como aspirante a chefe, e lá estou eu com os Lobitos. Andas ainda lá?
Canhota amiga
Sobre Carnaval, adoraria ir aos típicos Entrudos de Loulé e Torres Vedras, ou o Entrudo Trasmontano pois são mesmo típicos. Aqui na zona centro é Figueira, Ovar, Mealhada, que é tudo uma pseudo-imitação do carnaval brasileiro, nada típico da zona. Aliás fartei-me deles por isso vou a pequenas festas de bairro ou discotecas como uma do antigo Buraco Negro aqui em Coimbra.  |
|
| Back to top |
|
 |
Miguel R
|
Posted: Thu Feb 08, 2007 1:44 am Post subject: |
|
|
Pese embora os defeitos de ser um Carnaval de grandes dimensões e assim já um pouco arredado da tradição do Entrudo português, digo-vos que o Carnaval de Torres, que se auto intitula "O Mais Português de Portugal" é e será sempre um grande Carnaval. Escolas de samba não há (embora como é claro a música brasileira se ouça pelos bares, mas não só essa). Os Reis, como manda a tradição quase centenária, são sempre dois homens fazendo de Rei e de Rainha. Neste aspecto devo dizer que este ano temos novos reis, após um reinado de 20 anos por parte de Sua Sereníssima Majestade a Rainha. Há tb todo o séquito real, Ministros, etc. Como é típico aqui por Torres, os homens mascaram-se de mulheres - são as Matrafonas, símbolo do nosso Carnaval. Mas se quiserem mascarem-se de Abelha Maia, Rato Mickey, Tom Sawyer, etc. O limite é a imaginação! Quem conhece este Carnaval sabe que os 5 dias de folia são loucos. As noites ganharam uma expressão que faz com haja discotecas a fechar às duas da tarde (ao Domingo e à Terça), a que se segue depois os Corsos (Desfiles), com carros alegóricos satirizando td e todos e grupos de mascarados mais ou menos organizados, bem como Zés Pereiras, Cabeçudos, etc. Nas ruas do centro histórico as noites são brutais tornando-se impossível circular em algumas. Há música e bandas a tocar em alguns locais, há bares abertos, bailes nas colectividades (Viva o Grémio), e mtas barracas de cerveja (o combustível pra aguentar a folia). No fundo é um grande teatro de rua com episódios inimagináveis!
Viva o Carnaval de Torres! Visitem-no e divirtam-se  |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Thu Feb 08, 2007 6:04 am Post subject: |
|
|
Miguel, Gigantones e Zé Pereiras já cheira ao bom arôma português. E claro está a tal tradição do homem vestir de mulher e mulher homem. "biba" as bisnagas de água e as ampolas de cheiro, bem quando era pequeno dava-lhe outro nome, mas não é muito apropriado.
Viva também as dentuças do drácula e as partidas carnavalescas, pois "é carnaval ninguém leva a mal".
Last edited by misterio on Fri Feb 09, 2007 4:58 am; edited 1 time in total |
|
| Back to top |
|
 |
celia
|
Posted: Thu Feb 08, 2007 10:55 am Post subject: |
|
|
concordo plenamente contigo Miguel R o carnaval portugues é o de Torres Vedras, o melhor, o genuino, o saudavel, o popular, o Fantastico...
sou presença assidua, e este ano eu e aminha familia vamos lá estar, todos mascarados como é obvio!
Last edited by celia on Wed Apr 04, 2007 3:21 pm; edited 1 time in total |
|
| Back to top |
|
 |
bus

|
Posted: Thu Feb 08, 2007 11:55 pm Post subject: |
|
|
Concordo plenamente... Faz-me muita confusão a influência brasileira nos diversos Carnavais do nosso país (como se não bastassem as inúmeras novelas q passam na TV). Até já se criaram escolas de samba! Enfim... sou de facto da opinião q devemos preservar o q é nosso e genuíno. Venham daí os bombos e as cornetas! _________________ "A Terra é o melhor planeta do mundo..."
tshirts... |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Mon Feb 12, 2007 4:28 am Post subject: |
|
|
| Também prefiro o entrudo típico como acontece em Torres, Loulé, Trás-os-Montes... é mais típico do que o pseudo-brasileiro em que as dançarinas estão a tremer de frio... esse Carnaval é bom no Brasil em que há calor para isso... |
|
| Back to top |
|
 |
Bardamene
Joined: 19 Mar 2006 Posts: 168 Location: Corno ocidental da Lusitânia
|
Posted: Mon Feb 19, 2007 4:17 am Post subject: |
|
|
Concordo inteiramente com o que aqui foi dito a respeito da influência brasileira e lamento de facto que o kitsch tenha dominado Portugal ao ponto de descaracterizá-lo em diversos aspectos, incluindo o das celebrações carnavalescas - perde-se a cultura nacional, típica, em proveito duma importação barata e despersonalizante, que, quanto a mim, nada tem a ver com o espírito do carnaval português e europeu na generalidade.
É certo que, entre os vários carnavais europeus, muitas diferenças se registarão. Mas creio que algo os define perante a versão brasileira desta festividade - é que, enquanto o modo carioca de festejar esta quadra é tipicamente veraneante e sul-americano, com tudo ao léu, como se duma gigantesca praia se tratasse, o modo europeu é pelo contrário próprio dum clima invernal, daí que a interioridade saia reforçada, mesmo que seja uma interioridade virada para fora, o que pode parecer contraditório, mas é nisso que, quanto a mim, consiste a máscara.
Lembro-me aliás de que, na minha infância, o carnaval brasileiro me fazia uma certa confusão, dado que não se usava máscara...
E a propósito da infância, era mesmo disto que eu vinha falar - os que já passaram a fasquia dos trinta devem talvez lembrar-se de como se vivia o Carnaval em Portugal no final dos anos setenta e princípio dos anos oitenta: as pessoas tinham (ainda) menos dinheiro do que têm hoje, mas havia muito mais gente a mascarar-se do que actualmente. Em Lisboa, pelo menos, era assim. Super-heróis, caubóis, vampiros, etc., a «fauna» imaginária era diversificada e abundante. A dada altura, tudo se tornou mais cinzento, por um lado, e verde-e-amarelo por outro... |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Mon Feb 19, 2007 10:01 pm Post subject: |
|
|
No ano passado estava na Figueira e vi a raínha (uma moça dos Morangos) a tremer de frio...
Quando era miúdo ia para as festas de Batman, cowboy, coelho, já me vesti de hippie, etc.
Aqui em Coimbra era costume o pessoal ia para a Praça da República todo vestido, especialmente de noite, mas agora é uma pobreza franciscana pois a cidade fica deserta com o pessoal todo a ir a casa... |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Wed Feb 21, 2007 1:58 am Post subject: |
|
|
Hoje estive na festa de carnaval aqui do bairro e vesti-me de Tom Sawyer... foi uma ideia que foi surgindo quando me estava a vestir à 80's... camisa, calças azuis com suspensórios, sapatilhas (não ia descalço, e imitavam melhor as botas dele), e o meu cabelo ruivo natural despenteado com gel.  |
|
| Back to top |
|
 |
Bardamene
Joined: 19 Mar 2006 Posts: 168 Location: Corno ocidental da Lusitânia
|
Posted: Fri Feb 23, 2007 12:56 am Post subject: |
|
|
| Tens sorte, que aqui em Lisboa não há nada disso nem lado nenhum para ir. |
|
| Back to top |
|
 |
PortoSanto1979
|
Posted: Fri Feb 23, 2007 1:06 am Post subject: |
|
|
| Bardamene wrote: | | Tens sorte, que aqui em Lisboa não há nada disso nem lado nenhum para ir. |
A sério????? Não acredito! Aqui a noite de sábado para domingo e de segunda para terça é um must com imensa gente mascarada e muita animação . Tal como os anteriores , este ano foi um sucesso e eu lá com o meu disfarce  |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|