Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

A minha juventude

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Rakel

PostPosted: Tue Jun 20, 2006 8:33 pm    Post subject: A minha juventude Reply with quote

Olá a todos. O meu nome é Raquel e tenho (quase quase) 22 anos. Antes de poder postar neste forum já o visitava (ha relativamente pouco tempo) e baseado em postagens daqui que me fizeram recordar tanta coisa, resolvi "criar" um textinho acerca da minha infancia, que postei no meu blog. É o seguinte. Smile

Recordar é viver

Deparei-me recentemente com vários artigos num forum sobre a vida das gerações passadas. Eu nasci em 1984, por isso se estás nos 20 e tais és bem capaz de te identificar com alguns destes tópicos.

- Mediam-me a temperatura com termómetros de mercúrio. Lá em casa havia um daqueles pratinhos com um reservatório de água para manter a comida quente, e o respectivo copo a condizer para beber o leitinho, e uma palhinha daquelas todas torcidas e de cor berrante. Tinha uma lagartinha verde para dormir, que ficava fluorescente de noite. Não ia para a cama antes de ouvir o Vitinho!

- Tinha aulas na primária às 8h da manhã (hoje em dia já só pode ser às 9h, senão as crianças podem ficar traumatizadas!). Levava uma lancheirinha (com sandes carregadinhas de fiambre, e manteiga, e queijo, e tudo o que apetecesse acompanhadas do sumo "Um Bongo") e uma mochila de 10 quilos (no mínimo) às costas. Lá dentro levava os livros todos, os cadernos e carradas de material, desde lápis de cor, guaches, esquadros ou réguas, mesmo que nem todos os dias fossem utilizados. Tinha apenas um colega mais cheinho na turma, que era sempre chamado de "o Gordo", porque ter uns quilinhos a mais não era tão comum como hoje. Usava cadernos da escola e bata. Usava cola UHU, se não fosse UHU, não era a mesma coisa! Tinha medo da professora, sempre que alguem se portasse mal obrigava-o(a) a ir ao quadro (de giz!) escrever 100 vezes se-lá-o-quê ou então a levar um encherto de reguadas em frente a toda a turma. Tinha aulas de ginástica no pátio da escola que consistiam basicamente em jogar à bola ou inventar esquemas para o tema do filme Dança Comigo. Nos intrevalos brincávamos às escondidas, à apanhada ou às telenovelas. Depois saía por volta das 5 da tarde, ou melhor, ficava à porta da escola à espera que a minha mãe me viesse buscar.

- No liceu a minha mala já era (ligeiramente) mais leve. O meu estojo (ou as centenas que tive) estavam recheados de canetas de todas as cores, cheiros e brilhantinas existentes, lápis, lapizeiras, afias e pelo menos duas borrachas e uma régua com desenhos! Tive uma certa dificuldade em habituar-me à ideia de ter um professor por cada aula e a meio do ano ainda não sabia bem o meu horário. Nas aulas passava o tempo a admirar as maravilhas que o meu estojo continha, a emprestar essas maravilhas aos colegas, a mandar bilhetinhos ou a passar um caderninho que deveria ser assinado por todos os meus colegas de turma. Achava sempre os meus directores de turma horriveis e todos tinham a mania de conspirar contra mim. Nos intervalos passava o tempo a evitar cruzar-me com alunos do 9º, 10º, 11º ou 12º ano, porque eles eram "grandes" e gozavam comigo, a tentar integrar-me no "grupo", a copiar os trabalhos de casa ou no bar a comprar pastilhas elásticas, um novo caderno da escola, ou folhas de ponto. A minha caderneta do aluno dizia que não podia sair da escola sozinha. Calhava-me sempre a mim ir à secretaria pedir o giz que tinha acabado, ou apagador que tinha desaparecido. Para as aulas de educação física tinhas de te despir em frente a todas as tuas colegas, e usar um maiô e sabrinas, além do obrigatório elástico para o cabelo.

- Nos tempos livres brincava às Barbies, com os Playmobil, jogava ao monopólio, ou então ia para a rua jogar com as outras crianças àqueles jogos que se desenhavam com giz no alcatrão. Jogava às damas com o meu avô, e foi ele que me ensinou a rodar o pião.

- Alguns anos depois jogava ao Diablo, dava os olhos da cara por um Iô-Iô dito "profissional" a dizer Coca-Cola na altura em que toda a gente tinha de andar com um e brincava com aquelas molas coloridas que desciam sozinhas as escadas. Coleccionava Tazos e Pega-Monstros, e cromos dos caezinhos do Bolicao. Tinha uma Tamagotchi e uma daquelas réguas coloridas que quando batiam no braço se enrolavam e ficavam como pulseiras. Passava horas colada ao Radio para tentar gravar uma música, e gastar a fita daquelas cassetes ruidosas de tanto gravar e regravar e de tanto Rewind por minuto. Jogava Tétris e achava que era o máximo da tecnologia. E todas as semanas comprava a Bravo ou a Super Pop. Tinha um walkman que levava para todo o lado, e as paredes do meu quarto eram forradas a posters dos meus ídolos (as Spice Girls, os Backstreet Boys e os Take That!), e claro, entre os posters tinha de ter um com o símbolo da paz.

- Lia as aventuras d'Os Cinco, os Arrepios, e passava horas a ouvir os Ace of Base, os Onda Choc, ou a Lambada. E inventava coreografias! Na televisão não perdia mil séries de desenhos animados (Bocas, Pushi, Os Três Mosqueteiros, Tom Sawyer, entre muitos outros), nem o programa dos videoclips de música ao Sábado (leia-se Top+). Surgem os meus maiores ídolos da altura: Metallica, Bon Jovi, Bryan Adams e Nirvana.

- Comia centenas de pastilhas Gorila, Push-Pop's, daqueles pacotinhos que tinham um pó que estalava na lingua (Peta Zetas), ou aqueles bisnagas deliciosas de pastilha elástica. Coleccionava todo o tipo de cromos ou bonequinhos que vissem de oferta nos Bolicaos, nas batatas fritas ou nos ovos Kinder.

- Nas férias ia (e vou lol) para a aldeia, e brincava com os meus primos, a nossa mais adorada actividade era andar de bicicleta, se bem que também adorássemos ir à piscina (que eu montava no meu quintal). Eu era a menina da cidade que levava e mostrava os items/brinquedos que ninguem tinha, e tinha de os emprestar a todos! No fim das férias passava os dias a pedir à minha mãe que fosse pôr o rolo das fotografias a revelar.

E poderia continuar a falar toda a noite. Se querem recordar visitem este, este, e este sites. Foi aliás nestes sites que me inspirei, o crédito vai para eles. =)
Back to top
View user's profile Send private message
ASantos

PostPosted: Wed Jun 21, 2006 7:32 am    Post subject: Reply with quote

Brincar à telenovelas?... Confused
Presumo que seja a mesma coisa que no meu tempo: namoriscar... Very Happy Very Happy Very Happy
Também na Primária, uma das favoritas e que tinha "haver" com a TV, era o Espaço1999 - tinha uma colega que adorava "desmaiar" Wink Rolling Eyes Smile
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Anonymous
Guest

PostPosted: Wed Jun 21, 2006 10:51 am    Post subject: Reply with quote

Oh não, brincar às novelas não era o mesmo que namoriscar, se bem que haja uma linha ténue de separação...

Também havia o "brincar às casinhas" mas isso era mais na primária - os "maridos" iam sempre fazer alguma coisa fora e as "mulheres" ficavam em casa a cuidar da mesma.
No me caso, a "casa" era no jardim, as pedras maiores eram os sofás, tínhamos canteiros altos que serviam de mesas, imaginação não faltava!

Mas essas brincadeiras duraram pouco tempo. Gostávamos mais de saltar ao elástico... e os rapazes de jogar à bola. Por vezes conseguíamos jogar todos juntos às 7 Pedrinhas, Apanhada ou Escondidas ou então à Barra do Lenço.
Back to top
Anonymous
Guest

PostPosted: Sat Jun 24, 2006 6:48 pm    Post subject: Reply with quote

Ohhh! Isso já não é da minha altura Crying or Very sad Nessa onda só apanhei os meus primos! Até há bem pouco tempo lembro-me que a minha prima tinha, assim, uns posters engraçados no quarto dela! Tinha um do Leonardo DiCaprio atrás da porta que (Ai Jasuuuussss!) era de uma pessoa se babar!

E os ídolos... Alguns ainda são os ídolos da gente da minha idade! Os Nirvana e os Metallica...

Eu, pelo menos, gosto do que o meu primo ouvia e deixou para eu ouvir. E o meu pai. E os meus tios!!!

(Temos os Apocalyptica mais recentes... Mas que a família toda gosta! Sempre ouvi, a começar pelas covers de Metallica!)

As roupas... Eu visto o que era da minha prima, das minhas tias, e da minha mãe! Tem cada raridade, de há bem mais de 30 anos atrás... São coisas lindas!

Já nada tem a qualidade de antigamente. BAH! Crying or Very sad
Back to top
Pinana

PostPosted: Sat Jul 01, 2006 9:09 pm    Post subject: Reply with quote

10 anos fazem diferença. Eu vou fazer 32 e algumas das coisas mencionadas fizeram parte não da minha infância, mas sim da minha adolescência. Em miúda brincava às escondidas, ao "macaquinho do chinês", "mãezinha dá licença", ....
Quando comecei a reparar nos rapazes a melhor forma de conseguir um beijinho era jogar ao "bate o pé" (na minha terra - Beja - chamava-se assim). O jogo consistia em colocar as raparigas encostadas à parede, os rapazes faziam fila e dirigiam-se àquela que queriam beijar. Esta por sua vez, se quisesse um beijo batia uma, duas, três palmas... dependendo de quantos beijos quisesse. Se não gostasse do rapaz, batia o pé e ele voltava para o fim da fila. Passado algum tempo, invertia-se a situação, os rapazes é que se encostavam à parede e o processo recomeçava. Note-se q estamos sempre a falar de beijos na cara, os xôxos vieram mais tarde (não me recordo do sinal para pedir um xôxo!!)
Recordo-me tb do Vai-Vem, um brinquedo constituido por duas cordas (fininhas) com pegas nas pontas e que atravessavam uma bola em forma de melão. Depois era só puxar as pegas para o lado, quando a bola chegava até nós, de forma a empurrar a bola até ao nosso parceiro.
Havia também os ringues (aquelas argolas de plástico) que se atiravam ao parceiro e vice-versa (ainda devem estar mts nos telhados das casas da rua onde morei:) )
Enfim, bom bom mesmo era o facto de podermos brincar na rua, independemente do que estivéssemos a jogar. A maioria dos miúdos de hoje não tem esse privilégio:(
Back to top
ASantos

PostPosted: Sun Jul 02, 2006 8:15 am    Post subject: Reply with quote

Pinana wrote:

Recordo-me tb do Vai-Vem, um brinquedo constituido por duas cordas (fininhas) com pegas nas pontas e que atravessavam uma bola em forma de melão. Depois era só puxar as pegas para o lado, quando a bola chegava até nós, de forma a empurrar a bola até ao nosso parceiro.

Podem ver esse brinquedo numa publicidade que passa na TV - anuncia a uma água com sabor a melão.
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Anonymous
Guest

PostPosted: Fri Sep 29, 2006 10:02 pm    Post subject: Reply with quote

ola. é uma emoçao estar a ler este forum. eu tenho 20 anos e vi essas coisas todas e tinha algumas brincadeiras k voces mais velhos tiveram...

lembro-me de em miudo ver o dartagnan e os tres mosketeiros, de ver o bocas e o tom sawyer, vibrava com akilo. o tom sawyer tou a coleccionar, ando a comprar os dvds na fnac, so é pena as vozes nao serem as mesmas e os dialogos terem algumas diferenças, k eu bem me lembro dos dialogos antigos pq tinha tudo gravado em k7's, até ja falam em euros, mas pronto, é a serie de desenhos animados com k eu cresci. lembro-me de andar no ciclo e 500escudos davam pra 2 dias de escola e ainda comprava doces a caminho de casa kdo saia das aulas, hj 5 euros nao da pra o k 500 escudos compravam na altura..

as manhas de domingo com as tartarugas ninja e dos moto ratos eram geniais.

a mega drive era a consola mais falada em todo o mundo e na minha escola primaria.

o nome dos supermercados prisunic era bem mais fixe k modelo.

lembro-me de muitas coisas, nao vou tar a referir todas..

na nossa altura é k havia brincadeiras, pelo meno eu aki em quarteira, saia da escola, metia a mochila em casa, lanchava e ia pra rua jogar a bola, dar voltas de bike pelos quarteiroes, tocar as campainhas e fugir e na altura era-mos todos super sociaveis. hoje os miudos da geraçao actual chegam a casa e vao pro msn, nao interagem com outros miudos, nao criam as proprias brincadeiras, isto so leva k sejam antisociais e é por isso k cada vez se ve mais miudos novos a fazer peito a toda a gente. lembro-me de andar pra i no 5º ou 6º ano e kdo vinha da escola dava uma ganda volta pra nao encontrar os grandes (mais velhos) e nao levar porrada ou algo assim, hj em dia tou eu as vezes a passar na rua e passam akeles putos armados em cromos dos brincos de brilhantes e olham pra mim com cara de maus.

falando te tempos mais actuais, meados de 1990, kem é k hoje em dia se levantava as 7 da manha aos domingos pra ver o buéréré ou o programa do lecas ao sabando, kuantos de nós nao ia-mos a correr ter com os amigos pra mostrar o piao ou o iô-iô k tinhamos comprado. hj o brinkedo dos miudos a partir dos 10 anos é um telemovel e depois até os proprios pais dizem k eles se tornam independentes muito novos. mas é assim, os tempos mudam..
Back to top
Alpha

PostPosted: Sat Sep 30, 2006 1:57 am    Post subject: Reply with quote

Quote:
... uma daquelas réguas coloridas que quando batiam no braço se enrolavam e ficavam como pulseiras

essas pulseiras eram demais!
Back to top
Lino

PostPosted: Mon Oct 02, 2006 10:52 am    Post subject: Reply with quote

E o Pingo Doce chamava-se Inô. Razz
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alpha

PostPosted: Mon Oct 02, 2006 3:19 pm    Post subject: Reply with quote

Lino wrote:
E o Pingo Doce chamava-se Inô. Razz

lol nem mais! tava para fazer um post ha uns tempos a falar no inô na altura haviam 2 em coimbra
Back to top
Lino

PostPosted: Mon Oct 02, 2006 4:56 pm    Post subject: Reply with quote

Sim, no Arnado e no Calhabé!
Back to top
danimira

PostPosted: Mon Oct 02, 2006 8:08 pm    Post subject: Reply with quote

O INÔ!!!!!! lololololll ainda bem que não sou a unica a lembrar-me dessas coisas... SmileSmile Ainda chamo muitas vezes Inô ao Pingo Doce que há à minha beira... gostava de encontrar aquelas sacas com as letras a verde, cheias de coisas velhas guardadas na garagem.. com sorte ainda anda praí alguma!! lolol Very Happy
Lino

PostPosted: Mon Oct 02, 2006 9:53 pm    Post subject: Reply with quote

O emblema do Inô, se não me engano, era um cristal de gelo...
Back to top
tiafo

PostPosted: Fri Oct 13, 2006 1:27 am    Post subject: Reply with quote

Lino wrote:
O emblema do Inô, se não me engano, era um cristal de gelo...
ainda me lembro inô Laughing ke mina velhos tempos
Back to top
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum