Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Era uma vez na América (1984) de Sergio Leone

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
rui sousa

PostPosted: Fri Aug 05, 2011 2:29 pm    Post subject: Era uma vez na América (1984) de Sergio Leone Reply with quote

Ontem pude ver «Era uma vez na América», a última obra assinada por Sergio Leone, falecido antes de concluído o filme. Esta fita é uma completa obra-prima da sétima arte e um filme maravilhoso e espectacular em tudo.
Há algum tempo que tinha curiosidade em ver este filme, após andar a descobrir grandes clássicos do cinema como a trilogia «O Padrinho». Mas fiquei com uma curiosidade ainda maior de ver este filme depois de ouvir Mário Augusto, o crítico de cinema e autor do programa «Janela Indiscreta» da RTP2 sobre esse tema, dizer numa entrevista do programa «A noite do Óscar» (igualmente transmitido no segundo canal generalista) que se havia um filme que não tinha coragem de voltar a ver era este «Era uma vez na América», porque segundo ele, não quer ficar desiludido ou apagar a imagem que lhe ficou desse filme ao revê-lo.
Bem, estes dias estou no Norte, e aqui na biblioteca da zona, há uma grande colecção de DVD's de grandes clássicos. Vi que estava disponível o «Era uma vez na América», e pensei que já estava na altura de ver um filme que me enchia tanto de curiosidade.
Fiquei bastante surpreendido. Nunca tinha visto Leone (mais um realizador a descobrir), e aprovei a 100% o filme, que já se tornou em mais um filme na lista dos meuis favoritos (que já são muitos!).
Para quem não sabe, este filme retrata a relação de um grupo de amigos, desde a adolescência ao envelhecimento, mas dando mais atenção a duas personagens, Noodles e Max, interpretadas respectivamente por Robert de Niro e James Woods.
O filme é algo de extraordinário. Além de grandes actores, argumento e realização, temos mais uma banda sonora que ficou para a História, da autoria de Ennio Morricone, que já se tornou numa das minhas favoritas. Leone é um génio, está tudo dito, ainda mais por saber contar uma história de uma forma tão inovadora, e ao mesmo tempo, tão comovente. E esta obra é uma obra-prima total, desde o primeiro ao último minuto.

Nota: *****
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Old guy

PostPosted: Tue Aug 09, 2011 5:07 pm    Post subject: Reply with quote

Concordo em absoluto com o que está escrito acima, no entanto, gostava de transmitir a minha impressão pessoal sobre o filme.

A primeira vez que o vi foi no cinema, tinha 17 anos.
O filme chegou com grande aclamação da crítica e com o rótulo de uma das grandes estreias do ano.

Na época não tinha ainda maturidade suficiente para apreciar certos aspectos do filme e apenas o considerei razoável, dado que nem sequer entendi diversos aspectos do argumento.

Uns anos mais tarde voltei a ver o filme na TV e, dessa vez, além de entender o argumento, retive diversas cenas que me chamaram a atenção pelo seu impacto e pela sua beleza.

Na 3ª vez que o vi, então sim, confirmei a anterior opinião com que tinha ficado e passei a considerá-lo também numa classe à parte.

Quanto a mim é bem superior à serie do "Padrinho" já que, em vez do aspecto (quase só) fundamentalmente depressivo e violento, temos um épico ilustrando a construção de diversas personagens que caraterizaram uma época mas também a história de um país.

Além do mais, o argumento dá reviravoltas surpreendentes e a montagem e realização são excepcionais, que forma magistral e bela de se contar uma história...
Back to top
View user's profile Send private message
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O CINEMA E O CINEMA PORTUGUÊS All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum