Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Contos Tradicionais Japoneses

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> SÉRIES DE ANIMAÇÃO
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Old guy

PostPosted: Tue Mar 04, 2008 12:11 am    Post subject: Contos Tradicionais Japoneses Reply with quote

No princípio dos anos 80 passou uma série de animação que ilustrava contos tradicionais japoneses com narração em português feita magistralmente pela Ana Zanatti.

As histórias falavam muitas vezes de situações algo tristes, por ex., uma criança que vivia sozinha com a avô e se entretinha a brincar e a falar com as árvores e com as pedras, mas depois, um dia, vinha um vendaval que arrastava tudo mas a criança sobrevivia por se abrigar na árvore que tinha ajudado a crescer, acabando por ser recompensada por um enorme tesouro que o vento deixou nos seus ramos...

A história é inventada dentro do que me lembro e do contexto dos contos mas, no final, passava sempre uma qualquer moral e, na altura, aprendi a dizer qualquer coisa em japonês como "arimachta" (uma saudação qualquer)

Alguém se lembra de ver isto?
Back to top
View user's profile Send private message
Misato

PostPosted: Tue Mar 04, 2008 10:49 pm    Post subject: Reply with quote

Chamava-se Antologia da literatura japonesa.
Cada episódio era a adapatação de um conto de um escritor japonês, animado por uma equipa/estúdio diferente.

Muitíssimo boa qualidade!

podes saber mais aqui:
http://www.animenewsnetwork.com/encyclopedia/anime.php?id=1081
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Old guy

PostPosted: Tue Mar 04, 2008 11:46 pm    Post subject: Reply with quote

Estive a ver o site mas não consegui concluir se eram ou não eram estes.

De qualquer maneira, o título em português era aquele que referi, isso não tenho dúvida alguma Smile Cool
Back to top
josearaujo

PostPosted: Wed Mar 05, 2008 12:01 am    Post subject: Olá Reply with quote

Bem, ainda me lembrei que o nome fosse:
"Velhos Contos do Japão". Mas como tens tanta certeza no nome!
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Misato

PostPosted: Thu Mar 06, 2008 12:50 pm    Post subject: Reply with quote

então talvez seja outra coisa, mas eram necessários mais pormenores

esta que digo passou aos sábados ou domingos de manhã, lá pelas 10h, no início dos anos 90, ainda antes da SIC e TVI.

O genérico final era muito bonito, composto por ilustrações, no estilo tradicional japonês, só com raparigas.
Back to top
Old guy

PostPosted: Fri Mar 07, 2008 12:39 am    Post subject: Reply with quote

Misato,

De facto não sei dar mais pormenores, os que me lembrava já os indiquei todos.

Em todo o caso não eram transmitidos ao fim-de semana, nem de manhã, eram transmitidos ao dia de semana lá pelas 17.30h, 18.00h ou coisa do género.

Também julgo que os episódios não eram feitos por autores/estúdios diferentes porque, segundo me lembro, havia bastante uniformidade entre os episódios.
Back to top
rmmesquita

PostPosted: Sat Mar 08, 2008 8:10 am    Post subject: Reply with quote

Lembro-me que houve duas séries de contos japoneses, uma dedicada aos contos tradicionais e a outra a contos dos melhores escritores japoneses modernos (Kawabata, Mishima, Tanizaki...).
Esta é bem mais recente do que a primeira (foi realizada em 1986), e tinha então o título de "Antologia da Literatura Japonesa".

http://www.anime-kun.net/animes/fiche-anthologie-de-la-litterature-japonaise-2084.html

A mais antiga, narrada pela Ana Zanatti, tinha o título de "Contos Populares Japoneses" e estreou em Portugal creio que em 1979.

Planete Jeunesse

Disney Comics
Back to top
LAboy 456

PostPosted: Sat Mar 29, 2008 1:48 am    Post subject: Reply with quote

rmmesquita wrote:
A mais antiga, narrada pela Ana Zanatti, tinha o título de "Contos Populares Japoneses" e estreou em Portugal creio que em 1979.

Aqui está a informação, apesar de estar em alemão:

http://www.zeichentrickserien.de/eswarein.htm

Também deu na Alemanha (Ocidental) no mesmo ano Smile
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Misato

PostPosted: Sat Mar 29, 2008 12:40 pm    Post subject: Reply with quote

Assim lembrei-me! Claro, não têm nada a ver uma com a outra!

Existem sites oficiais (em japonês):
http://www.mbs.jp/mukashi/
http://www.tbs.co.jp/program/mbs_mukashibanashi.html
...sem grande coisa para ver, só ler.

e mais info aqui:
http://www.animenewsnetwork.com/encyclopedia/anime.php?id=2175
http://www.animenewsnetwork.com/encyclopedia/anime.php?id=2062

Obrigada LAboy, assim cheguei lá!
Back to top
oliveira79

PostPosted: Sun Mar 30, 2008 12:42 am    Post subject: Reply with quote

Black Blood Brothers grande série. recomendo
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
rmmesquita

PostPosted: Tue Oct 07, 2008 6:19 pm    Post subject: Reply with quote

Vi há dias a abertura da série de 1979:

http://www.youtube.com/watch?v=Z190aG219Us

Por sinal, tinha uma memória algo diferente dela, talvez seja de ter visto a preto e branco...

Wink

Planete Jeunesse

Disney Comics
Back to top
Old guy

PostPosted: Sat Oct 11, 2008 12:27 am    Post subject: Reply with quote

rmmesquita wrote:
Vi há dias a abertura da série de 1979:

http://www.youtube.com/watch?v=Z190aG219Us

Por sinal, tinha uma memória algo diferente dela, talvez seja de ter visto a preto e branco...

Wink

É isto mesmo rmmmesquita! Obrigado por me devolveres uma recordação semi-esquecida com 30 anos!

A música não é fantástica? (Quando acabar de postar vou ver outra vez!)

E agora conseguem imaginar, logo após um genérico de abertura com esta qualidade, a voz grave quente e reconfortante da Ana Zanatti a situar-nos, conduzir-nos e a despertar o interesse para a história que se seguiria?

Inesquecível!

A serie passou em Portugal nos inícios dos anos 80 porque eu lembro-me de ver episódios a cores, no entanto, muitos dos aparelhos existentes eram ainda a preto e branco, daí talvez a explicação Rolling Eyes
Back to top
Misato

PostPosted: Sat Oct 11, 2008 11:15 am    Post subject: Reply with quote

@ Old Guy

Quando andava a fazer pesquisa para o meu site Anime in PT descobri as datas dessa série:
Chamava-se "Velhos contos do Japão", cada episódio tinha duas histórias e deu pela primeira vez em 1979-80, ainda antes da TV a cores. A série repetiu logo a seguir (1980) já quando começaram as emissões a cores.

É engraçado, no início deste tópico não estava a localizar a série, mas entretanto as memórias voltaram e cheguei à conclusão que confundia esta série com o Panda Tao Tao, apesar de não me lembrar de nenhum panda nela. A ideia que tenho é um bocado difusa, mas lembro-me de gostar muito das histórias.

PostPosted: Sat Oct 11, 2008 11:33 am    Post subject: Reply with quote

Old Guy:

Tenho a certeza de que esta série passou primeiro em 1979, sendo depois repetida já na época da TV a cores.

Lembro-me melhor das circunstâncias em que via a série (o meu avô teve na altura uma doença grave e regressava dos tratamentos pouco depois de ela acabar) do que da série em si, mas ficou-me uma memória muito agradável...o que, tendo em conta que o contexto era tudo menos favorável, quer dizer alguma coisa.
Foi um dos grandes trabalhos do antigo departamento de programas infantis da RTP.
Houvesse agora o mesmo cuidado na programação...

Planete Jeunesse

Disney Comics
Back to top
Old guy

PostPosted: Sun Oct 12, 2008 10:57 pm    Post subject: Reply with quote

Continuando nas pesquisas no YouTube, julgo ter encontrado um episódio completo

http://www.youtube.com/watch?v=vipk5OAu-Jg&feature=related

É lógico que é difícil perceber o que quer que seja da história (o japonês não é realmente o meu forte) mas parece que se trata de um argumento tipo "A princesa e a rã"...

De qualquer modo, dá para relembrar os cenários da paisagem japonesa, como por ex. as casas de madeira envoltas em neblinas, a neve, as folhas das árvores a cair, sempre tudo com um grande cuidado cromático, figuras de estilo muito poéticas acompanhadas por acordes de violino e pelo tom cativante da narração...
Back to top
Misato

PostPosted: Mon Oct 13, 2008 11:29 am    Post subject: Reply with quote

Beeeem, há imensos episódios no YouTube!!!

Sendo o japonês o meu forte posso te dizer que o título do episódio é qualquer coisa como:
"A princesa coroada" ou "A princesa com a coroa" ou "A princesa com a taça"

Ainda não vi o episódio para definir qual dos títulos será o mais adequado, uma vez que o ideograma "鉢" quer dizer tanto coroa como taça ou tijela ou até balde.

Vendo o episódio pode ser ou "A princesa coroada", utilizando a metáfora da língua japonesa, ou "A princesa e o balde", menos interessante e mais explícito.

PostPosted: Sat Nov 08, 2008 1:31 am    Post subject: Re: Contos Tradicionais Japoneses Reply with quote

Old guy wrote:
No princípio dos anos 80 passou uma série de animação que ilustrava contos tradicionais japoneses com narração em português feita magistralmente pela Ana Zanatti.

As histórias falavam muitas vezes de situações algo tristes, por ex., uma criança que vivia sozinha com a avô e se entretinha a brincar e a falar com as árvores e com as pedras, mas depois, um dia, vinha um vendaval que arrastava tudo mas a criança sobrevivia por se abrigar na árvore que tinha ajudado a crescer, acabando por ser recompensada por um enorme tesouro que o vento deixou nos seus ramos...

A história é inventada dentro do que me lembro e do contexto dos contos mas, no final, passava sempre uma qualquer moral e, na altura, aprendi a dizer qualquer coisa em japonês como "arimachta" (uma saudação qualquer)

Alguém se lembra de ver isto?

Então não me lembro!! Very Happy
Há muito muito tempo, muito muito longe..." Laughing

Lembro-me de uma que era uma moça que tinha de se vestir ao mesmo tempo nua e com roupa. Então vestiu uma rede. Cool
E outra moça que tinha de ir buscar àgua ao poço com uma peneira. eheh

Oldguy eu conheço a malveira já vivi aí. Wink
Back to top
Cylon

PostPosted: Sat Nov 08, 2008 11:50 am    Post subject: Reply with quote

Já que falam em séries de contos, lembro-me de uma que passou nos primeiros anos da década de '80 n'"O Tempo Dos Mais Novos", em cujo genérico inicial e final aparecia um desenho de um rapaz a cantar com uma espécie de alaúde e com uma pena na cabeça, em estilo medieval. Já o conto era com imagem e personagens reais.

De contos desta série, ao certo, só me lembro de um, sobre um rapazito que era filho de um chefe de uma tribo numa ilha, talvez da Polinésia, e cuja história envolvia uma canoa, tendo aquilo dado para o torto, já não me lembro porquê.
Back to top
misterio
Site Admin

PostPosted: Sat Nov 08, 2008 4:43 pm    Post subject: Reply with quote

Cylon, essa série, supostamente chamada "Histórias do João" tem o genérico (audio) disponível no MJ, podes ouvir neste link:
http://www.misteriojuvenil.com/piratas_momentomagico_prog_infantis.htm
Back to top
Cylon

PostPosted: Sat Nov 08, 2008 11:59 pm    Post subject: Reply with quote

Obrigado pela viagem que me proporcionaste através da voz do Jorge Palma! Já não me lembrava...
Back to top
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> SÉRIES DE ANIMAÇÃO All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum