| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Stracciatella

|
Posted: Fri Jan 26, 2007 9:50 am Post subject: Conservar os nossos queridos livros. |
|
|
Toda a minha colecção de "Uma Aventura" e alguns outros livros que tenho, estiveram uns quantos anos na arrecadação que é o sítio mais húmido e consequentemente mal cheiroso que podem imaginar Agora estão no meu quarto que também tem alguma humidade Por isso gostava de saber se conhecem alguma maneira de conservar melhor estes livros da humidade, e tirar-lhes aquele cheiro horrível com que estão... |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Fri Jan 26, 2007 11:28 am Post subject: |
|
|
| Compra um desumificador para ajudar a tirar a humidade. Tenho um na casa de banho e funciona... e mete os livros num local arejado e com luz. |
|
| Back to top |
|
 |
Stracciatella

|
Posted: Tue Feb 06, 2007 5:22 am Post subject: |
|
|
Está a resultar  |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Tue Feb 06, 2007 5:38 am Post subject: |
|
|
| Lino a dica foi optima, mas uma pequena rectificação, nada de luz, é um dos inimigos dos livros, fotografias e outros materiais, se estes poderem estar sempre às escuras em local arejado, fresco e seco é o ideal, no caso dos livros a luz "come" as cores e amarelece as folhas. |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Tue Feb 06, 2007 11:20 am Post subject: |
|
|
| Ok, mas só referi luz, mas luz natural para ajudar a que o ambiente não seja tão húmido... |
|
| Back to top |
|
 |
Stracciatella

|
Posted: Tue Feb 06, 2007 1:57 pm Post subject: |
|
|
| A luz que eles teem recebido é só a que há aqui no meu quarto, e não recebem sol directamente...ainda não as noto mais amarelas, mas o cheiro está bem melhor... |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Tue Feb 06, 2007 5:00 pm Post subject: |
|
|
| Temporariamente não tem problema apanhar luz, para retirar o cheiro a mofo coloca-se num compartimento arejado durante alguns dias, para colocar os livros dentro da humidade normal só tem que posteriormente colocar num sitio seco e arejado que poderá ser perto de um desumidificador. |
|
| Back to top |
|
 |
|