Mark Twain, cujo verdadeiro nome era Samuel Langhorne Clemens. nasceu na Florida (Missouri) em 1835.
Contava quatro anos de idade quando a sua família se mudou para Hannibal, cidade situada nas margens do rio Mississipi e onde viveu a sua juventude. Cidade visitada pela frota fluvial que lhe forneceria tantos temas para as suas histórias. Todo este ambiente influenciou largamente muitos dos seus livros. Pouco depois da morte do pai (em 1847) abandonou os estudos e tornou-se aprendiz de tipógrafo, escrevendo ao mesmo tempo alguns artigos para um jornal de um dos seus irmãos. Mais tarde enveredou pela pesquisa do ouro e durante algum tempo viveu uma vida de aventura. Empregou-se, depois, como aprendiz de piloto num navio, provindo de aí o seu pseudónimo (Mark Twain significa «marca duas ondas», expressão frequente entre marinheiros na sondagem das águas).
Sobreveio a Guerra da Secessão, na qual lutou pêlos confederados e, terminada esta, dedicou-se ao jornalismo.
Em 1870 casou-se com Olívia Langdon e passou a viver em Hartford. altura em que abandonou o jornalismo para se dedicar inteiramente à literatura, criando também celebridade como orador humorista. Mau grado o sucesso financeiro de quase todos os seus livros, o seu modo de vida e o fracasso de alguns negócios empreendidos conduziu à ruína, a que veio juntar-se, em 1896, a morte da filha e em 1904 a da mulher. Estes desgostos influenciaram grandemente a sua obra na última fase. onde se aperce
bem, empanando o límpido humor que o caracteriza, traços de uma filosofia agnóstica e descrente.
Em princípio considerado simples humorista profissional. Mark Twain alcançou nos últimos anos de vida um lugar de honra entre os grandes escritores.
Faleceu em 1910.
O seu primeiro livro, escrito ainda com vinte anos, foi «The Snodgrass Letters», que publicou no Keokut Post.
Mais tarde, a imprensa nova-iorquina acolheu o primeiro dos seus pequenos contos «fim Smïley and His Jumping
Frog» («.A Célebre Rã Saltadora do Distrito de Calaveras») que o popularizou por todo o país e constitui o marco de uma variante tipicamente americana do humor. A partir de então a sua fama de humorista não pára de crescer.
Destes anos são também as cartas escritas durante a sua viagem à Terra Santa (1869), compiladas posteriormente sob o título «Innocents Abroad».
Da segunda fase, na qual se afirma como escritor universal, são «Roughing li», sobre as experiências vividas no Extremo Oriente; «The Gilded Age»; «Life in the
Mississipi», destacando-se sobretudo «Aventuras de Tom Sawyer», a que se seguem «As Aventuras de Huckleberry Finn» e «Viagens de Tom Sawyer», para as quais se serviu do material recolhido em HannÏbal e nas deslocações fluviais. Estas obras consideradas hoje em dia as suas obras-primas, constituem igualmente a «epopeia da infância
feliz da América».

Tom

Tom Escute o Tom Sawyer
Huck
Sid (irmão de Tom)
Na Década de 80 a RTP apresentou nas rubricas infantis a série que melhor descreveu as histórias de Mark Twain em As Aventuras de Tom Sawyer. Com uma dobragem excepcional em Português, esta série ficou no imaginário da nossa infância. Foram 49 episódios que actualmente estão editados em DVD, mas com nova dobragem, contúdo o genérico é original. Os sons que pode escutar aqui são relativos à série emitida pela RTP, a qual a dobragem está mais conseguida do que a actual.

GENÉRICO DA SÉRIE Veja o genérico  original da RTP
Espaço Pirata
Tia Polly
Ben Rogers,Tom e Huck
Um filme de 1973, conta com a interpretação de Johnny Whitaker, Jodie Foster, Celeste Holm, Warren Oates, Jeff East. Realizado por: Don Taylor.
Um musical que retrata fielmente todo o ambiente do Século XIX, nas margens do Mississipi. São as Aventuras de Tom Sawyer em imagem real, com uma fabulosa banda sonora.
É a magia de Mark Twain passada para o grande ecrã.
Adaptação musical de 1974. Tem a seguinte interpretação: Jeff East, Paul Winfield, Harvey Korman, David Wayne, Arthur O'Connell. Realizado por: J. Lee Thompson
Filmes Cinema
Filme produzido em 1960, conta com a interpretação de Tony Randall, Eddie Hodges, Archie Moore, Patty McCormack, Neville Brand, Mickey Shaughnessy, Judy Canova, Andy Devine, Sherry Jackson, Buster Keaton, Finlay Currie, Josephine Hutchinson, Parley Baer, John Carradine, Royal Dano, Sterling Holloway. Realizado por: Michael Curtiz
Huck, é o melhor amigo de Tom.
É um vagabundo que mora numa casa construída no cimo de uma árvore na aldeia de S. Petersburg.

Becky
Tom Sawyer é um menino traquina que reside numa pequena aldeia chamada S. Petersburg no estado de Ilinois nos EUA, em finais do século XIX. Ainda bébé os seus pais morreram, tendo ficado a morar com a tia Polly, mais o seu irmão Sid e a prima Maria. Ser pirata e descobrir tesouros é o seu sonho.
Para Tom a vida seria sempre uma aventura, a coisa que mais detesta é a de ter que ir à escola, de andar de sapatos e ao Domingo ter de ir à missa.
Quem não vai nesta cantiga é o professor, que está constantemente a repreender Tom com severos castigos, mesmo sem este ter culpa.
Tom faz tudo para conquistar o coração da sua amada, a Becky Tatcher, que também sente um fraquinho por ele.
Portugália Editora



-Huckleberry Finn
Este livro foi publicado pela antiga marca de refrigerantes Fruto Real.


Biblioteca Fruto Real
Para além das Aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain escreveu outras histórias deste personagem e também de Hucleberry Finn.
- As Viagens de Tom Sawyer

- Tom Sawyer Detective
Huck
Ilustrações de: True W. Williams

Sid, Tia Polly, Maria e Tom
         




















Site Inicial do Mistério Juvenil Voltar para o Topo Sitio Oficial webmaster