PANINI

Em 1945 os irmãos Panini abriram um kiosque de jornais em Corso Duomo em Modena na Itália e em 1954 fundaram a Panini Brothers companhia de distribuição de jornais.
Em 1961 fundam a EPM Edicione Panini Modena com o lançamento da primeira colecção do Campeonato Italiano de Futebol.
A empresa permaneceu ao longo dos anos como um negócio familiar,

chegando a atingir um faturamento anual de cerca de 100 bihões de Liras (60 Mihões de Dólares).
Em 1988 a companhia foi vendida ao grupo Maxwell, que gerou uma série de mudanças administrativas e instalou uma gerência internacional. Após anos de instabilidade financeira, em 1992 a Panini foi comprada por Bain Galo Cuneo e De Agostini. Só passados dois anos de boa administração é que a Panini voltou aos anos de sucesso. Entretanto a Panini foi incorporada ao grupo Marvel Entertainment, que manteve toda a equipa administrativa gerenciado por A.H. Sallustro.

Em 2000 o Grupo Panini conclui, na Itália, um acordo para aquisição do controle acionário da empresa “Digital Soccer Project”, que desenvolve softwares revolucionários no sector do desporto.

Na França, conclui um acordo para adquirir a empresa “World Foot Center” que opera no sector de merchandising, distribuição e promoção do futebol. Paralelamente o grupo Panini vendeu as actividades de produção de papéis auto-adesivos.

O Grupo Panini, com sede em Modena (Itália) e filiais nos principais países europeus no Chile e no Brasil, é líder italiano na distribuição de histórias BD e agora desenvolve um programa sólido na área de multimédia. O Grupo registrou um facturamento consolidado de 363 milhões de Euros em 2004, possui 582 colaboradores e distribui produtos em mais de 110 países.
Em Portugal a Panini surgiu na década de 70 distribuida pela Agência Portuguesa de Revistas, mais tarde, já na década de 80 foi representada pela editora Morumbi e actualmente é a própria empresa que tem uma representação em Portugal.


1961Caderneta da primeira
colecção do campeonato Italiano
(Click na imagem para ampliar)

Disposição dos cromos na
caderneta
(Click na imagem para ampliar)

Cromo da primeira colecção
 
       

Todas as cadernetas editadas em Portugal podem ser consultadas AQUI (clique)


 

 









Home
Indice Espaço Pirata Home Home