Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Bichos da seda

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ARQUIVO DO FÓRUM
View previous topic :: View next topic  
Author Message
paula



Joined: 07 Mar 2006
Posts: 182
Location: Sesimbra

PostPosted: Wed Apr 05, 2006 1:55 pm    Post subject: Bichos da seda Reply with quote

Quando era miuda, sempre tive bichos da seda e uma vez fomos de férias e os ovinhos estavam dentro de uma cx de sapatos debaixo da cama, quando regressamos eram milhares de bichos espalhados pelo meu quarto, a minha mãe até se passou. Agora o meu filho quer e eu não o deixo ter. De vez em quando na escola dele á uma funcionária que lhes dá, mas o meu que não se atreva a trazer. Acho que até me faz impressão pegar neles.
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Apr 05, 2006 6:43 pm    Post subject: Reply with quote

Paula, não seja mázinha, vá lá, meia duzia deles, até é pedagógico. Se estiverem dentro de uma caixa não tem problema.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Wed Jan 24, 2007 12:58 pm    Post subject: Reply with quote

Sr paulo os ovinhos ainda nao chegaram!!

k se tera passado?????
Back to top
stek



Joined: 17 Feb 2007
Posts: 315

PostPosted: Sun Feb 25, 2007 6:58 pm    Post subject: Reply with quote

Pensei nao falar nisto posto q p mim é uma boa/pessima recordaçao...mas ja q falo vou relatar a historia toda!! Se alguem souber q doença é esta... Question

Acho q todos os animais têm o seu lugar. Como tal nao acho piada a destruiçao dos habitats naturais ou a adomestraçao de animais q nao tinham pq ser domesticados... têm o seu lugar e nao vejo pq há de ser no quarto de alguem.
Lgo nao simpatizo c "modas", só por modas.

Tive bichos da seda. Tb fui algo cruel. Mas nada do q ouço ou soube q faziam. A maior crueldade q alguma vez fiz a um bicho da seda foi conduzir um rabo de uma borboleta p escrever o meu nome c os ovinhos dela. E ao fazer a higienaçao das cxas feri alguns acidentalmente. Alguns ainda recuperaram, outro nao.
Depois, por infelicidade uma "praga" q desconheço aniquilo-as todas apesar dos inumeros esforços q fiz p as salvar...
Dedico-me hoje a outros animais. Mas em memoria do mto q eu gostava delas tenho couves no jardim... e raramente as como...as lagartas devoram-nas antes...e podem faze-lo pq eu nao as mato, nem o penso vir a fazer.

Ja agora, tal como outro animal qq só deve ter ou aceitar uma caixa de bichos da seda quem tem tempo e paciencia p os ter. E antes deve averiguar o que vai adquiri.
Acho de mto mau gosto os paizinhos q levam bichos p os filhos qd os filhos dpois se entretem a esmagá-los. É o principio da falta de respeito plos animais, e por todos os seres vivos no geral.
Dai que, se nao gosta de bichos da seda ou se acha provavel o seu filho só querer por ser uma moda, entao é melhor nao ter. As "coisas" nao encerram em si algo de pedagogicamente positivo, sejam animais, livros ou programas televisivos.
Pode ser bom, pode nao ser nada,...pode ser o inicio de uma relaçao de falta de respeito plos seres vivos (pq o bicho da seda, tal como um cao ou outro animal, nao é um brinquedo).

Eu eqto achei q nao tinha tempo p eles decidi nao os ter. Tb achava q nao iria gostar... Mas por volta dos 7 anos comecei a ir frequentemente a casa de alguem q tinha e nao os tratava c a devida atençao, alias eram mais os pais q tratavam essa criança limitava-se a dizer q era a dona deles.
Eu comecei a judar os pais dessa criança (criança da minha idade! Wink ) a tratar deles e acabei por ceder. Um dia aceitei 4, posterior/ como aki na rua akilo parecia mais uma competiçao plo tamanho e rebolichos q os bichos eram ou nao, acabei por aceitar mais 3. Pq diziam q os meus eram femeas...tinham umas teorias maradas sobre como ver isso.

Essas pessoas entretanto cresceram e umas deitaram no lixo os ovos, ate pq o interesse era só na moda e no tamanho q os bichos tinham ou nao. Se nao tinham nao mereciam atençao, etc. E tinham as caixas sempre num nojo. Só as 1os q faziam casulo (os maiores) é q tinham direito a procriar. Os outros matavam... etc.
A partir do momento q os aceitei foi c ideia de os manter e tratar p sempre. Ainda q nao supunha q se multiplicariam em tao larga escala!!... Embarassed

Eu mantive os meus sempre c o máximo cuidado, mas nao sei o q foi akilo q lhes deu...dpois disso acho q fiz os possiveis e impossiveis por esquecer os bichos da seda... Sad
Morreram todos c uma doença mto mto eskesita. É q nem um descendente dakeles meus pekenitos sobreviveu. Crying or Very sad
Como dei um par de folhas é possivel... mas nao tenho a certeza. Sei q essas pessoas deixaram de ter ainda antes de mim. Sei q deram alguns...por isso é possivel haver descendentes da penultima ou antepenultima criaçao.

Qdo comecei a cuidar das minhas lagartinhas, havia na zona 3 amoreiras (q ja nao há!), mas os meus bichos a partir de dada altura nasceram cda vez mais cedo...ate q nasciam mto antes de haver folhas.
Alguns viveram mto tempo a alface! E viveram bem... por engano um dos meus irmaos chegou a dar repolho! foi pco pq cheguei a casa passadas 2horas...foi o q valeu pq ficaram mt eskecitos por uns dias e um par deles morreu mesmo (nao sei se por isso...). Mas isso foi num ano bem distante do fatal.

Sei q cheguei a ter 2 cxas XXL com uma área superior a 1m2 cheiinhas de bichos da seda em diversas camadas. E uns ainda tavam a nascer já tinha outra cxa c borboletas. Surprised
P evitar doenças, moscas e formigas mantinha tudo c o máximo de higiene. Era a tarde toda após vir da escola, eqto via tudo o q dava na TV, horas e horas, jantava e continuava... E só limpava uma das cxas por dia!
Era um trabalho mto cansativo, mas p nao arriscar a saude deles nao permitia q me ajudassem. Tinha receio q nao os vissem bem e fossem no lixo, etc. Ir buscar folhas era o único em q aceitava ajuda... Eram sacos e sacos. Mesmo assim nao aceitava ajuda de toda a gente, as folhas nao pudiam vir c galhos partidos!! isso era lastimar a arvore em demasia, tinham q ser só folhitas.

Nesse ultimo ano ainda de boas recordaçoes eram cerca 40 folhas A5 de um lado e, por vezes, do outro tb cheias de ovos.
Mas esse foi o último ano.

No ano seguinte, alguns nasceram ainda em Novembro e morreram lgo em pequenos nao se aguentaram. Depois outros foram nascendo e morrendo, alguns sobreviviam apenas as primeiras semanas. Chegavam a ter um tamanho médio mas ai começavam a ficar c partes do corpo "atrofiadas" e rigidas.
Lembro-me q pensei na altura tratar-se de algum outro insecto q os atacasse. Será?... Confused Alguem faz alguma ideia?

Eu tentei salvá-los e por isso isolei-os por condiçao de saúde.
Fechados na sala de jantar q nao era utilizada cxas c os "tudo ok", eram pquinhos uns 40/50.
Na cozinha tinha os q precisavam de ajuda constante, o corpo ficou disforme e pareciam "picados" por algo. Deixavam de conseguir movimentar-se, ficavam c a cabeça mto grande e dpois "rebentava" (começavam a perder fluidos gradualmente). Ou partes do corpo pareciam estrangular (ficavam mto pekenas em relaçao ao resto).
No meu quarto tinha os q começavam a mostrar os primeiros sinais de falta de saude.
Lembro me vagamente q 4 ou 5 chegaram a começar a fazer casulo mas nao se aguentaram. Um por um, todos os ultimos 20 adoeceram. Ate q o ultimo adoeceu tb e morreu.
Dois deles quase q acabaram o casulo, um deles percebi lgo q tb morrera pq ja tava doente por etao. O outro esperei mto, ate q abri o casulo acabado...mas ele nao chegou ao estado completo de crisálida perfeita , tinha morrido tb no processo. Outro ficou em crisálida sem fazer casulo (lembro-me q tb acontecera a alguns em anos anteriores), mas nesse ano nem esse sobreviveu... essa crisálida tb secou e nao nasceu borboleta.

Morreram todos, foi o desfecho.
Pergunto-me se ainda hoje os tivesse qtos seriam!?... mtos imagino! No ultimo ano ja pensara começar a racionalizar. Tipo toda a borboleta só puder por 20 ovos na folha p ficar e os restantes ovos distribuir, soltar na natureza ou destruir por um caso de racionalizaçao dos meios. Mas nem isto tive coragem de fazer, acabei por aceitar o que viesse. So nao esperava q fosse a morte! Crying or Very sad
Back to top
View user's profile Send private message
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Thu Sep 20, 2007 2:18 am    Post subject: Reply with quote

Eu ainda tive algumas borboletas, mas depois vi que eram cinzentas...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> ARQUIVO DO FÓRUM All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group