Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   EntrarEntrar 

BD made in Portugal

Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : DIVERSOS
Ver mensagem anterior :: Ver mensagem seguinte  
Autor Mensagem

Zanahoria

MensagemColocada: Qua Nov 18, 2009 8:40 pm    Assunto: BD made in Portugal Responder com Citação

Eu sou fã de BD, mas curiosamente, a minha colecção é toda internacional (principalmente japonesa). Shocked

Estou neste momento a ter uma cadeira de Banda Desenhada e a professora pediu-me para lhe indicar alguns artistas de banda desenhada portugueses, uma vez que ela não conhece nenhum, e eu não tenho conhecimentos suficientes sobre a matéria, embora conheça alguns nomes. Confused
Estou curiosa em conhecer o que se faz e fez em Portugal em termos de banda desenhada.

Alguém me pode indicar o que está no título do tópico? Que artistas portugueses e títulos de BD em particular me podem recomendar? Quais os vossos preferidos?

O Google ajuda, mas gostava da vossa opinião. Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

misterio
Administrador

Local/Origem: Porto - Portugal

MensagemColocada: Qui Nov 19, 2009 5:25 am    Assunto: Responder com Citação

Olá viva,
em Portugal existem vários e bons autores de BD, sem qualquer ordem de preferência deixo-te aqui alguns:

No início (1870 a 1905) da BD temos o tão conhecido Raphael Bordallo Pinheiro e outros como o Celso Hermínio, Manuel Gostavo Bordallo Pinheiro, Sebastião Sanhudo e já no século XX Stuart Carvalhais com as suas tão conhecidas personagens, Quim e Manecas, Cottinelli Telmo com a sua não menos conhecida história O Pirilau de Vendia Balões.
Depois com as revistas ABCzinho, Sr. Doutor, Tic-Tac, PimPamPum, O Papagaio, O Mosquito, o Diabrete entre muitas outras, aparecem variadissimos nomes como Sérgio Luíz com o Boneco Rebelde, José Garcês que ainda hoje continua a editar obra, um excelente desenhador a par de José Ruy com muitos trabalhos sobre história. Já pós década de 70 a lista é mais longa, temos Pedro Massano, Carlos Barradas, Zé Paulo, Rui Pimentel e muitos outros

José Ruy
podes ver algums biografia neste link da juvenilbase:
http://www.misteriojuvenil.info/index.php?tp=0&pesq=jose+ruy&env=s

José Garcês
http://www.misteriojuvenil.info/index.php?tp=0&pesq=jos%E9+garc%EAs&env=s

Mais recentes:

Rui Lacas
Luis Louro
Augusto Trigo

Pelos nomes podes pesquisar os trabalhos em www.juvenilbase.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger

Zanahoria

MensagemColocada: Qui Nov 19, 2009 6:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Muito obrigada! Surprised
Nem imaginas o jeito que isso me deu!
Estou particularmente interessada nas revistas, e já dei uma vista de olhos ao miau.pt, onde encontrei alguns exemplares que estou a pensar comprar! Smile

rui sousa

Local/Origem: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

MensagemColocada: Qui Nov 19, 2009 9:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu ontem também vinha dar estas sugestões, mas acrescento mais alguns:

Artur Correia, desenhador da história alegre de portugal, auto da barca do inferno e outros, e criador da adaptação para TV do romance da raposa. O site dele é: http://artoon.planetaclix.pt/

E Fernando Relvas, foi uma revelação da revista Tintin portuguesa e criador do «espião acácio» e do «L123». site: http://www.relvas.org/

E Vasco Granja, não foi um autor de BD,mas sim um divulgador, muito conhecido também pelos seus 1040 programas na RTP.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger

Alcazar

MensagemColocada: Qui Nov 19, 2009 11:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Um mais recente de Louro e Simões, "Jim del Monaco".

Alcazar

MensagemColocada: Qui Nov 19, 2009 11:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Página 6 da história "Une nuit au cirque", desenhada por José Abel (argumento de Seudebias)e editada no álbum colectivo "Transports Fripons" dos Humanoides Associés. Esta é a página menos erótica desta história.

Infelizmente, José Abel, português a trabalhar em França, já morreu há vários anos, ainda novo. Esteve ligado à animação (p.ex no filme "Heavy Metal") e fez algumas incursões na BD. Publicou dois álbuns das "Aventuras de Brian e Alves" pelos Humanoides, com argumentos de Charpier. O primeiro foi publicado em Portugal no "Jornal da BD". Valem a pena para conhecer o trabalho gráfico deste artista (num registo diferente desta página, sem cor directa).

Retirado do blog: http://pequenasimagens.blogspot.com/2007/03/trabalhos-obscuros-jos-abel.html

Lembrei-me do José Abel, pois quando fiz a colecção do Jornal da BD, houve uma altura em que existiu uma parceria com a revista "Metal Hurlant", que chegou a ser considerada a melhor revista de BD do mundo, que eu também comprava e na altura o Jornal publico uma estória com o Brian e Alves, com um grafismo fantástico, nunca mais me esqueci, pois eu também desenho, ou melhor dizendo, desenhava e foi numa altura em que retirava influências de tudo o que me marcava.
Fantástico.

Alcazar

MensagemColocada: Sex Nov 20, 2009 12:05 am    Assunto: Responder com Citação

Mais um que me lembrei, Vitor Péon.
Nascido em Luanda e criado em Alcantara.

Zanahoria

MensagemColocada: Sex Nov 20, 2009 10:16 am    Assunto: Responder com Citação

Excelente! Shocked

Muito obrigada! Nem imaginam o jeito que isto me dá...
Sem contar que é muitíssimo interessante. Wink

rui sousa

Local/Origem: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

MensagemColocada: Seg Nov 23, 2009 10:41 am    Assunto: Responder com Citação

Lembrei-me de outro que é o José Abrantes, que teve o seu suplemento infantil de BD no correio da manhã.
Este é o site dele (que agora está em inglês não sei porquê)

http://www.companhiadozu.interdinamica.pt/abrantes/zu/
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder a Mensagem    Índice do Fórum Mistério Juvenil : DIVERSOS Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens