|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Anonymous Guest
|
Posted: Mon Mar 13, 2006 1:33 pm Post subject: de vinil para CD |
|
|
não sei se é ete o local mais correcto para "postar" isto, mas tenho alguns velhinhos em vinil que gostaria de digitalizar, para ouvirem agora os meus filhotes as coisas lindas que eu ouvia.
alguém sabe como ou onde fazem este tipo de trabalho?
será muito caro? |
|
| Back to top |
|
 |
interessada
|
Posted: Wed Mar 22, 2006 10:59 am Post subject: |
|
|
Oi Helena... bom do que eu tenho conhecimento, discos de vinil não se digitalizam. Quando muito, reproduzem-se. Terás que ver se os discos que tens não infringem as leis de copyright. Se não infringirem, a solução é teres um gravador de DVD's ligado por um cabo próprio a um gira-discos que possuas. Mas posso estar errada. Estou apenas a dizer porque o meu marido também passa a vida a dizer que tem que comprar o cabo...  |
|
| Back to top |
|
 |
josearaujo
|
Posted: Tue Oct 30, 2007 6:01 am Post subject: de Vinil |
|
|
olá Helena, sempre chegou a passar de vinil para CD ?
Alguma dúvida, diga que ensino-lhe passo a passo como é que isso se faz. |
|
| Back to top |
|
 |
anabreu

|
Posted: Thu Nov 01, 2007 12:45 pm Post subject: |
|
|
No miau, na secção música > vinil, aparecem lá um anúncio de alguém que faz esse trabalho...
http://www.miau.pt/leiloes/leilao.jsp?offer_id=5849817
Qualquer dia também me vou meter nisso, a mandar passar os vinis para CD... apesar de que confesso, dá-me bastante gozo ouvi-los no gira-discos... a mise-en-scéne toda que tenho que fazer, porque o gira-discos que eu tenho, comprei-o na Vandoma há 1 ano e meio mais ou menos, e é portátil, por isso está arrumado... então toca a tirá-lo, abrir, ligar, colocar os discos...
De vez em quando vou ao Ebay ver se arranjo um gira discos giro para ter à vista... mas agora tenho que apertar os meus cordões talvez um dia ... |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Fri Apr 24, 2009 12:17 am Post subject: |
|
|
De vez em quando, dá-me para para andar a desenterrar tópicos que têm anos, mas como eu ando aqui há pouco tempo e não pude dar o meu contributo na devida altura, mais vale tarde do que nunca e pode ser que ainda aproveite a alguém.
Há anos atrás, eu passei toda a minha colecção de mais de 300 LPs para CD (ou melhor, alguns para CD, mas a maioria para mp3, para poupar espaço). Hoje em dia acho que é um trabalho que pouco se justifica, porque será raro o disco que não se encontra com facilidade em mp3 algures por aí...
De qualquer modo é muito fácil de fazer. Basta ligar a aparelhagem à entrada Line-in da placa de som do computador. A maioria das aparelhagens tem uma saída EXT. Só é necessário um cabo destes:
Sendo que os dois jacks (vermelho e branco) se ligam à saída EXT da aparelhagem e o jack estéreo se liga ao line-in da placa de som do computador (normalmente, orifício azul).
Se a aparelhagem for mais antiga, como era o caso da minha, e não tiver ligações de saída, ou se leva a uma casa que arranje aparelhagens e se pede que eles instalem uma (foi o que acabei por fazer mais tarde), se se quiser uma situação mais profissional, ou pura e simplesmente liga-se a saída dos auscultadores da aparelhagem ao line-in do computador, usando um cabo destes:
A solução pode ser menos profissional, mas resulta na mesma e foi o que eu fiz durante muito tempo.
Para gravar depois no computador aconselho o Adobe Audition.
Convém ir a Menu Iniciar -> Todos os Programas -> Acessórios -> Entretenimento -> Controle do Volume
Clicar em Opções -> Propriedades
E verificar na caixa que abre se há um visto na caixa correspondente à entrada de linha.
Depois é só carregar no rec no Audition. Ou se não tiverem o Audition, podem mesmo usar o gravador de áudio do Windows (Menu Iniciar -> Todos os Programas -> Acessórios -> Entretenimento -> Gravador de Áudio).
As vantagens do Audition (entre muitas outras) é que permite gravar em MP3, ou qualquer outro formato que escolhamos, enquanto o gravador do Windows apenas grava em wav (muito pesado) e, essencialmente, porque tem filtros "noise redution" que permite retirar os clicks do vinil, e outros ruídos de fundo parasitas. Isso já exigiria um tutorial que não cabe aqui (se alguém estiver interessado que me peça).
Mas o próprio Nero, tem uma ferramenta automática de eliminação de clicks, não "costumizável" (detesto estes anglicismos, mas está-me a falhar o termo em português ) e menos eficaz, mas que basta ligar antes de gravar para CD. |
|
| Back to top |
|
 |
Teark

Joined: 14 Aug 2007 Posts: 325 Location: Algures por Portugal, nem sei bem
|
Posted: Fri Apr 24, 2009 4:46 am Post subject: |
|
|
| hummm... deixem chegar as minhas férias (por este andar só no ano 3000, mas enfim...) e vou fazer as minhas experiencias nesta área! Thanks, Al_Tereg! |
|
| Back to top |
|
 |
Tim

|
Posted: Fri Apr 24, 2009 11:00 am Post subject: |
|
|
Desejava apenas acrescentar um pormenor importante:
Quando estiverem a fazer a transferência do vinil para o PC, afastem os vossos telemóveis do gira-discos e do PC, caso contrário arriscam-se a que as interferências emitidas pelo telemóvel fiquem gravadas juntamente com a música! |
|
| Back to top |
|
 |
Miguel Freire
|
Posted: Fri Apr 24, 2009 12:57 pm Post subject: |
|
|
Andam por aí umas maquinetas tipo "47 em 1" que servem para tudo, desde o Cd à cassete (não sei se chegam ao velhinho cartucho).
Valerá a pena uma coisa destas? É que eu desconfio sempre de multiusos porque muitas vezes não são bons em nada.
Se souberem alguma coisa, agradeço. Se não souberem, agradeço na mesma  |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Sat Apr 25, 2009 4:16 pm Post subject: |
|
|
| Miguel Freire wrote: | Andam por aí umas maquinetas tipo "47 em 1" que servem para tudo, desde o Cd à cassete (não sei se chegam ao velhinho cartucho).
Valerá a pena uma coisa destas? É que eu desconfio sempre de multiusos porque muitas vezes não são bons em nada.
Se souberem alguma coisa, agradeço. Se não souberem, agradeço na mesma  |
Não sei exactamente ao que te referes, pelo que não posso propriamente ajudar. Contudo, se falas de uma coisa deste género
que se vende numa dessas revistas de vendas por correio, a não ser que gostes do ar retro da coisa, que é até giro, julgo que podes bem poupar dinheiro.
O que diz na descrição do artigo é o seguinte:
"Reproduza cassettes áudio, discos de vinyl e CD" - qualquer aparelhagem o faz!
"crie o seu arquivo musical, sem necessidade de computadores ou softwares complicadados e dispendiosos" - Sem necessidade de computador é verdade, mas depreendo que todas as pessoas que me estão a ler tenham computador. Quanto ao software complicado e dispendioso, pode dar muito jeito para conseguir uma qualidade mais profissional, retirar os clicks e pops ou o hiss e outros ruídos parasitas que o vinil ou a cassete possam ter, mas o vendedor apenas diz que esta "aparelhagem" grava, não fala em restaurar o som. Ora, se não se pretende restaurar o som, não é necessário nenhum software.
Em suma, os únicos aparelhos complicados que necessitamos, são: uma aparelhagem(*) e um computador, e a única solução tecnológica indispensável é um cabo daqueles que falei.
(*)Eu neste momento não tenho aparelhagem, dado que a minha pifou. Resta-me o prato do gira-discos. Comprei um transformador para o poder ligar directamente à corrente e uma caixinha que é um pré-amplificador (necessária para amplificar o som do gira discos, porque este é apenas o arranhar de uma agulha numa superfície rugosa). Essa caixinha liga depois ao line-in do computador e, como tenho umas excelentes colunas no computador, tenho uma qualidade de som melhor do que tinha com a aparelhagem original. Isto para dizer que em última análise nem uma aparelhagem é necessária, basta um prato de gira-discos e a caixinha do pré-amplificador, que foi barata (não é talvez é muito fácil de encontrar, qdo se procura o que toda a gente nos quer impingir é um amplificador caríssimo) |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Sun Apr 26, 2009 5:45 am Post subject: |
|
|
Já agora, em relação a software de gravação e de eliminação de ruídos e cliques. Como eu disse, aconselho o Adobe Audition, se alguém estiver interessado eu arranjo um tutorial a explicar tudo. Mas, como eu disse, o próprio Nero Essencials, um programa que imensa gente tem, tb tem uma ferramenta de gravação e com possibilidade de eliminação de cliques e outros ruídos. Como podem ver aqui:
Chama-se NeroWaveEditor. Para gravar é clicar no rec. E, como dá para ver na imagem, tem um menu para melhorar o som. Como nunca usei, não sei quais os resultados. Mas é questão de experimentar até encontrar a solução que nos soe melhor. Usar filtros de som muito pesados, para retirar ruídos ou cliques, pode também retirar sons da própria música e tornar o som mais "baço", por outro lado, se o vinil tiver muitos cliques ou aquele som de "fritar", terá de usar um filtro com níveis um pouco mais elevados. É fazer experiências e chegar ao melhor compromisso. Quem nem sequer quiser melhorar o som do vinil, mas apenas gravar, então é só carregar no rec e, no final, mandar o Nero gravar para CD. Pronto. |
|
| Back to top |
|
 |
Miguel Freire
|
Posted: Tue Apr 28, 2009 9:38 pm Post subject: |
|
|
| Era uma coisa dessas, era. De facto, tenho melhor uso para o dinheiro (mais uns livritos, por exemplo) ainda que a maquineta tenha bom ar. Obrigado. |
|
| Back to top |
|
 |
Andreia

|
Posted: Tue Jun 30, 2009 4:45 pm Post subject: |
|
|
A melhor forma é fazer como eu fiz com os vinis da minha mãe: E*ULE (Só para ñ fazer publicidade, visto ser ilegal)...
Dá sempre jeito! |
|
| Back to top |
|
 |
Tim

|
Posted: Tue Jun 30, 2009 6:37 pm Post subject: |
|
|
| Andreia wrote: | | A melhor forma é fazer como eu fiz com os vinis da minha mãe: E*ULE (Só para ñ fazer publicidade, visto ser ilegal)... |
Será mesmo ilegal fazer download duma música que já comprámos em vinil? Há algum advogado por aqui?  |
|
| Back to top |
|
 |
Miguel Freire
|
Posted: Tue Jun 30, 2009 9:26 pm Post subject: |
|
|
Anda por aí um ou outro, anda
Se tens o original entra no conceito de cópia de segurança, que toda a gente pode fazer.
Saber se isso se aplica quando o original é de vinil e a "cópia de segurança" é digital é que é mais complicado. |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|