Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

A maior árvore de Natal da Europa no Porto
Goto page 1, 2  Next

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR
View previous topic :: View next topic  
Author Message
misterio
Site Admin

PostPosted: Sun Nov 18, 2007 3:10 am    Post subject: A maior árvore de Natal da Europa no Porto Reply with quote

Fui hoje, Sábado, ver a inauguração da maior árvore de Natal da Europa e da iluminação de Natal no Porto, foi como ir a um restaurante pedir um prego em prato (bitoque) e ser servido um bife mas sem o acompanhamento, ou seja:
Se forem ao centro da cidade ver esta enorme construção metálica, diga-se de que de árvore não tem nada é só ferro e luz (à noite), fica um pouco desiludida, tal como me aconteceu numa ida a Lisboa, por coincidência nesta época, e ter lá visto esta dita árvore que de dia é só uma armação em ferro. Chega à Avenida e vai reparar que só existe a árvore no meio desta (o bife) e nada mais, tudo à volta, arvores, edifícios, candeeiros não têm qualquer luz ou ornamento (as tais batatas fritas e arroz que fazem o acompanhamento), imaginem esta enorme praça toda enfeitada de luz e cor e assim realmente à noite e só à noite, mais adiante vamos bater nesta tecla, é que seria algo extraordinário. Nas últimas décadas a tecnologia sofreu uma evolução sem dúvida importante em todas as áreas, caso não fosse não estaria aqui hoje a escrever para vós, e na utilizada nos ornamentos das Festas alterou a forma de ornamentar as ruas das cidades. Hoje em dia as empresas de Luz para festas limitam-se a colocar uma mangueiras de luz coloridas com formas natalícias que por vezes têm um efeito bastante agradável e nos transporta às portas desse espírito natalício, digo às portas porque de há alguns anos para cá deixei de sentir nas ruas do Porto esse espírito de Natal. Recordo-me que as artérias eram enfeitadas com uns paneis em tecido pintado o que dava uma alegria imensa por aquela rua de Sá da Bandeira acima ou Passos Manuel, efeito esse visível o dia todo, pois esses paneis eram alegremente decorados com cor e luz, à noite acendiam-se as lâmpadas, na altura encandescentes e a beleza das ruas e do prazer em andar pela baixa eram efeitiçados graças a este ambiente que se gerava. Ora eu não quero ser o velho do Restelo, quero sim fazer uma critica não só as empresas ou empresa, penso que a Castros de Espinho, como à C.M. Porto, porque não utilizar este método antigo juntar a tecnologia moderna e termos as ruas com o verdadeiro espírito natalício durante o dia todo, serem mais criativos no design dos ornamentos, em algumas ruas as decorações são tão pobres que, confesso, preferia uma série colorida de lâmpadas e bandeirinhas dependuradas, tipo S. João, pelas ruas.
Outra situação a lamentar é o facto de algumas ruas que outrora recebiam estes ornamentos deixaram de o ter ou passaram a receber dois ou três isolados perdendo-se ainda mais aquele impacto visual.
Em 2005 a rotunda da Boavista foi decorada com as luzes em tons de amarelo, umas espirais que durante toda a quadra natalícia estiveram apagadas e nunca acenderam.
O revitalizar a baixa e voltar a povoar algumas ruas da cidade passa por estes pequenos pormenores.

Deixo algumas imagens da inauguração, vou procurar no arquivo se tenho alguma imagem das ruas do Porto há uns anos atrás.

Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alguem

PostPosted: Sun Nov 18, 2007 3:52 am    Post subject: Reply with quote

Paulo, lembro-me bem do espírito natalício que emanava das ruas da Baixa portuense qdo eu era miúdo, espírito esse que sem dúvida vinha principalmente da profusão de iluminações festivas que inundavam essas ruas.

Hoje em dia, é com nostalgia que me recordo desse colorido exuberante que alegrava o coração da cidade, quando assisto ao "pindérico" luzeiro natalício que, quase envergonhadamente anuncia a dita Quadra a todos quantos aqui vivem, trabalham ou nos visitam.

Parece que a iluminação das ruas da cidade depende da quotização entre os comerciantes das várias ruas ou praças, ficando a Câmara responsável por assegurar as iluminações nas entradas/saídas da cidade ou outras imagens de marca (como será o caso dos edifícios e equipamentos municipais).

Será que um ambiente mais festivo nas ruas não vai de encontro aos anseios dos comerciantes de atrair mais gente para o comércio tradicional, travando o corropio interminável para os centros comerciais, com as suas lojas impessoais e "clonadas"???

A Câmara não pretende uma "vaga de fundo" de revitalização da Baixa, renovando-a, povoando-a, travando a sua marginalização e abandono crescentes???

Os hábitos sociais dos portuenses mudaram radicalmente nas últimas décadas, mas qual seria a família que hoje em dia se atreveria a, depois de jantar, fazer o seu circuitozinho saudável por algumas ruas da Baixa, apreciando as montras, como ainda era a norma há poucas décadas???

Pelo menos nesta época que se avizinha, algo disto poderia acontecer a mais larga escala com o simples auxílio de umas lâmpadas de mil cores brilhando nas ruas e no coração dos portuenses...
Back to top
View user's profile Send private message
Hong Kong Syndicate

PostPosted: Sun Nov 18, 2007 9:53 am    Post subject: Reply with quote

Acho que o simples facto de ser a arvore de natal Millenium/SIC da uma ideia do que se pretende: fazer publicidade, vender esprito natalice como um simples produtos vendido ao quilo ou ao metro como se fosse queijo flamengo, enfiar mais ainda nas mentes que se não oferecer presentes no Natal é um monstro de egoïsmo, etc... :/
Eu gosto mais oferecer coisas as pessoas pelo simples prazer de oferecer a qualquer moemnto do ano, e não porque é a data, e ficar assim tranquil para o ano todo.
Back to top
Lino

PostPosted: Sun Nov 18, 2007 10:39 am    Post subject: Reply with quote

É como aqui nos shoppings que já têm luzes a piscar desde o final de Outubro. As árvores de Natal são giras e é bom que não seja natural porque seria o corte de uma árvore, mas e se se plantasse um pinheiro na cidade para o enfeitar todos os anos?
Gosto das luzes e por acaso essa decoração, mas agora o resto da cidade também tem que se enfeitar.
Aqui em Coimbra a decoração do ano passado foi um pouco pobre, espero que seja melhor este ano... o mais cómico é que deixaram alguma iluminação em alguns edifícios. Laughing
Back to top
anabreu

PostPosted: Sun Nov 18, 2007 12:19 pm    Post subject: Reply with quote

Eu até nem sou nada de americanices, mas árvore linda é a dos Nova Iorquinos Smile Aquilo sim!

Agora esta, acho-a um pavor (desde o início - ou seja desde os tempos de Lisboa)... um monte de metal frio, enfeitado com luzes - que tal como o Paulo diz, só se vêm à noite... durante o dia, parece um monte de sucata (se bem que a sucata sempre pode ser mais útil)

Outra coisa que acho pavorosa nas decorações "luminosas" de natal, é a utilização de luzes brancas e azuladas... O natal é uma coisa que apesar das temperaturas frias (que este ano ainda não chegaram bem até nós), AQUECE... e estas luzes de que falo, são geladas... frias... apetece passar por elas o mais depressa possível para não nos contaminarem com a sua frieza Sad

E as ruas comerciais, que como já aqui foi dito... apenas com 2 ou 3 enfeites, ficam tão tristes... Eu sei que é uma despesa que fica a cargo dos comerciantes, mas coitados... não se vende! Já estão a fazer descontos e ainda nem chegou a altura do natal, como é que podem fazer esse tipo de despesa? Eu acho é que a iluminação da cidade no natal devia ser considerado serviço público, e a câmara é que devia arcar com essa despesa, porque afinal quem acaba por perder é a cidade, se a decoração de natal não for feita Sad Com toda a certeza que se gastam "Rio's" de dinheiro noutras coisas que são sobrefacturadas para todos poderem "comer"... Se pagassem apenas o valor real das coisas / obras, ponho as minhas mãos no fogo, em como sobraria dinheiro para enfeitar a cidade no natal - mas enfeitar a sério.
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Lino

PostPosted: Sun Nov 18, 2007 12:42 pm    Post subject: Reply with quote

Na Alemanha vi uma loja dedicada exclusivamente ao Natal!
Chama-se Käthe Wohlfahrt. Mesmo se forem lá em Junho aquilo é uma autêntica aldeia do Pai Natal em que os funcionários se vestem de duendes. Enfeites, licores, souvenirs, etc. etc. etc. Laughing
No Funchal vi enfeites impressionantes, eles lá veneram a época e os turistas agradecem.

Vi no google, mas posso por algumas minhas. Esta é no porto:

Cool Já me apetece ouvir música natalícia... bolas. Laughing

E já que andamos numa onda natalícia e revivalista:
Band Aid - Do they know it's Christmas? Smile

Frio ainda não chegou? Tem estado um briol... e em Bragança esteve -11!
Back to top
Stracciatella

PostPosted: Sun Nov 18, 2007 2:01 pm    Post subject: Reply with quote

E nos centros comerciais?? Sou o único a achar que cada vez estão mais "pobres" em termos de qualidade da decoração??Eu por acaso desde miúdo que não tinha grandes aspirações consumistas, também nunca pude, mas adorava ir ver os enfeites, a árvore, etc ao centro comercial...agora é tudo uma pobreza Confused

Nas ruas ainda compreendo, é uma pipa de massa que a autarquia tem que gastar, o que em cidades mais pequenas (não falo do Porto e Lisboa, claro) faz a diferença...

Eu conheci há uns tempos um senhor que era um dos "artistas" de uma empresa que decorava centros comerciais e outros espaço há alguns anos atrás...a casa dele na altura do Natal era qualquer coisa magnífica!
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Lino

PostPosted: Sun Nov 18, 2007 2:05 pm    Post subject: Reply with quote

Gosto do presépio da capela do meu bairro pois é grande e tem um moínho e um mecanismo que faz com que o rio seja bastante real. Smile
Sim, fui ao Vasco da Gama há 7 dias e achei as decorações de Natal muito pobres, pois consiste apenas numas árvores, uns pai-natais e é só no corredor central.
No Forum Coimbra há luzes a piscar cá fora.
Back to top
stek

PostPosted: Sun Nov 18, 2007 3:29 pm    Post subject: Reply with quote

Bem, lamento se for mal entendida (ate pq admito q nao me dei ao trabalho de ler em detalhes todos os posts anteriores).

Mas isto de arvores 'maiores da europa', enfeites luminosos seja de q cor for e trovoada de artificio, entre outras coisas 'festivas'... é o q eu considero queimar dinheiro em frente ao nariz e um gastos de diversos recursos 'estupidamente'.

É os recursos economicos q haveria formas mto (mas MTO) melhor p serem usados, é o ferro, é o material das lampadas, é a electricidade,etc... é o barulho q perturba os animais mas q nós persistimos em fazer como se de isso depende-se a nossa felicidade e explosao de alegria (serei a unica q p mostrar a minha alegria nao preciso de fogo de artificio e de berrar?...).

Sinceramente, luzes e 'trovoada' de cor nao me diz nada!
Isto nao é espirito natalicio... isto nao demosntra qualquer tipo de grandeza... nao é nada...e se for algo, qdo mto, será uma falsa luxuria de um mundo q conta os tostoes devido à subida do petroleo, da electricidade, etc. e dos custos dos bens essenciais, mas q depois tem destas (e nao é algo q se circunscreva a Portugal!).

Eu nao vou ver arvores e as minhas 'festas' em nada dependem do quao bem ou mto enfeitada está a rua. Eu só poderia entender isso assim qdo, apesar dos gastos de diversos recursos, as ruas eram enfeitadas de forma comunitaria - plas pessoas q as habitavam. Nao seria tanto plos enfeites, mas pla cooperaçao e sentido de comunidade dai gerado. Agora ate prefiro mesmo q a junta e/ou o pessoal da camara nao venha cá gastar recursos p por umas coisas a piscar na zona e depois me cobrem uma fortuna por electricidade/agua/lixo... Pq se devemos poupar nomeadamente electricidade, devemo-lo fazer sempre...senao q treta! Realmente isto sim é um gasto superfluo e tonto dos recursos...
É a minha posiçao, é só.
Back to top
Lino

PostPosted: Mon Nov 19, 2007 12:42 am    Post subject: Reply with quote

Apesar de concordar, mas só nesse ponto, com a parte do gasto, eu acho que as luzes de Natal não são coisas supérfluas. Há que animar o pessoal, chamá-los às compras, há que haver iniciativas para levar as pessoas à rua para viver o espírito.
http://youtube.com/watch?v=dV8IE_vtTq8 Smile
Back to top
Stracciatella

PostPosted: Mon Nov 19, 2007 2:35 pm    Post subject: Reply with quote

Lino wrote:
Apesar de concordar, mas só nesse ponto, com a parte do gasto, eu acho que as luzes de Natal não são coisas supérfluas. Há que animar o pessoal, chamá-los às compras, há que haver iniciativas para levar as pessoas à rua para viver o espírito.
http://youtube.com/watch?v=dV8IE_vtTq8 Smile

O problema é que esse tipo de "chamativo" apenas promove o comércio de Rua...o que não serve de muita coisa, pois estes não conseguem concorrer com as grandes superfícies comerciais, não só na comodidade (estacionamento, ambiente abrigado das intempéries, etc), horários (quando muitas pessoas entram no trabalho as lojas ainda estão fechadas...quando saem, elas já fecharam ou estão a fechar Rolling Eyes ), e preços...

É claro que há excepções, mas mesmo com iluminação de Natal muito bonita, as pessoas podem ir passear nas ruas...mas comprar, irão continuar a comprar em centros comerciais...

É pena, mas é assim... e eu até nem gosto nada de C.C., prefiro uma rua com várias lojas...mas a maior parte das compras são feitas em c.c.'s...
Back to top
anabreu

PostPosted: Mon Nov 19, 2007 3:12 pm    Post subject: Reply with quote

Stracciatella wrote:
É claro que há excepções, mas mesmo com iluminação de Natal muito bonita, as pessoas podem ir passear nas ruas...mas comprar, irão continuar a comprar em centros comerciais...

É uma das razões porque acho que não deve ser uma despesa dos comerciantes mas sim da Câmara.

E stek eu sei que é um gasto, e que pode parecer hipócrita, mas pelo menos a mim faz-me bem à alma estas coisas, nesta altura do ano... Eu gosto de sentir a minha alma aconchegada Smile (falo das iluminações, e não do fogo de artifício - que desse nunca fui grande apreciadora, uma vez que também me incomoda)
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Strawberryzinha

PostPosted: Mon Nov 19, 2007 3:57 pm    Post subject: Parte I Reply with quote

Há várias coisas que gostaria de referir:

Porque é que não utilizam a mesma árvore todos os anos, mas a percorrer o país? Um ano em Lisboa no seguinte no Porto no outro em Coimbra, Faro etc etc etc, de forma a que todos possam ver ao vivo e a cores tal "beleza"? Proporcionando a todos os portugueses a mesma experiência, e as mesmas oportunidades! E assim em vez de se gastar todos os anos dinheiro numa nova árvore, poupava-se. O mesmo se aplica às iluminações de avenidas, iam sendo trocadas de localidade para localidade de forma a haver aproveitamento! (No entanto podemos ver que os próprios portugueses têm enraizado já na sua cultura a questão do sempre novo, do não querer ter o que já foi de alguém)

Porque insistimos em ter a maior árvore de natal da Europa se somos dos mais pobres? Que raio de ostentação é esta?

Os governantes são os primeiros a dar o exemplo de gastar mais do que as possibilidades, depois admiram-se do sobreendividamento das famílias portuguesas! Afinal sabemos que muitos vão passar as férias aqui e acolá mas no dia-a-dia devem a este e áquele.

A iluminação é de facto muito cara. Ainda se fosse eficaz, se realmente se traduzisse em compra, segurança ou mesmo apenas na mobilidade dos portugueses a esse local, contrariando o sedentarismo a obesidade entre outras coisas, há muita forma de ver positivamente!

No entanto não apenas no Natal, deveriamos tentar puxar as pessoas para estes locais pois temos praças lindíssimas, locais lindíssimos, que poderiam ser aproveitados durante todo o ano!
Para mim é triste, chegar a Lisboa, e verificar que no centro, nas esplanadas, os preços são EXORBITANTES, e que estão repletos apenas de turistas que são quem tem tempo para lá estar naqueles horários e quem tem dinheiro para lá gastar)!
Ainda há muito a mentalidade do agora e de não se planear devidamente o futuro.
Falo de Lisboa o exemplo que tenho mais perto, mas em todo o país nos encontramos assim.
Vejam-se por exemplo aquelas feiras de doces regionais, conventuais, do chocolate... o facto é que mesmo, não da forma como se gostaria o português adere, o portugues começa a demosntrar um lado cultural, um lado em que deseja que lhe apresentem mais e melhores propostas!
É uma questão de nos desagarrar-mos do convencional e dentro dos possíveis organziar-mos novos eventos! Eventos esses que não fiquem confinados a uma zona do país mas que se movimentem! Aproveitando os recusos que possuímos e não criando novas infra-estruturas a não ser caso necessário!

Ainda há dias ouvimos que no Mosteiro de Alcobaça estava a decorrer o evento dos doces conventuais, porque não fazer o mesmo no Mosteiro dos Jerónimos?

é uma questão de se aproveitarem ideias, e recursos! Tem de haver divulgação claro está!
Strawberryzinha

PostPosted: Mon Nov 19, 2007 4:01 pm    Post subject: Parte II Reply with quote

Os centros comerciais vieram sem dúvida tirar lugar ao comércio de rua...

Afinal congregam num só local todo o tipo de comércio!
As pessoas chegam comodamente no seu carrinho, apesar de estacionamento pago, encontram lugar com relativa facilidade!
Está quente lá dentro, não têm de andar à chuva nem ao vento!
Vão fazer as compras ao supermercado e de uma só vez dão a volta às restantes lojas.
Encontram-se muitas vezes produtos mais baratos! (nem sempre)
Encontram-se lojas que não existem nas ruas das cidades!
Os centros comerciais possuem um horário de funcionamento compatível com o horário das pessoas. (não sei onde já tinha dito isto)

O mundo existe 24horas por dia, e a sociedade tem de se adaptar a esta realidade. Não podemos apenas cingir-nos ao que antigamente funcionava ou estava correcto, temos de saber correr para a frente!
Há para além destas razões, certamente uma infinidade de muitas mais!

No entanto um centro comercial para uma autarquia deve render bom dinheiro! Logo para eles é indiferente.

Há que pensar nas devidas soluções para estes problemas! Sei lá por exemplo no mês de Novembro e de Dezembro as lojas terem licença para funcionar até à meia noite! Serem contratados tabalhadores durante apenas esses dois meses para colmatarem esses horários!

Etc...
Strawberryzinha

PostPosted: Mon Nov 19, 2007 4:14 pm    Post subject: Parte III - Espírito Natalício Reply with quote

Para mim o Natal é uma época que já teve muito mais significado!
Não sei se é por ser adulta e ver com outros olhos, apercebendo-me de realidades que antes não percepcionava. O Natal passou a demonstrar-me a hipocrisia dos ser-humano a forma negativa da vida!

Acho correcto que o Natal seja uma época de união, de aproximação da família, é algo que me faz cada vez mais sentido, uma vez que devido à forma de vida dos dias de hoje, não nos é possível estarmos em comunhão com a nossa família tanto como gostaríamos! Ou seja o Natal é bom para essa época de reunião, para chamar para junto de nós, pelo menos uma vez no ano aqueles que amamos e aos quais não podemos dar a devida atenção, demonstrando que não nos esquecemos!

No entanto acho que para isto não é necessário gastar rios de dinheiro em presentes! Basta apenas reunir a família à mesa e preparar com carinho e devoção aquele momento de união. Fazendo com que todos participem, fazendo-os sentirem-se incluídos na reunião familiar.
Uns trazem os doces, outras a bebida, outros uma parte da refeição.
Isto é a maior dádiva, a melhor prenda, a mais calorosa que o ser-humano poderá dar e receber, o sentir-se parte de algo que o completa!

No entanto, a públicidade persuasiva, agressiva, faz-nos esquecer o lado caloroso da união para adquirir productos.
Basta chegar-mos a qualquer loja e sabemos que nesta época está recheada de productos que não encontra-mos nas restantes épocas do ano. Enchem-se de marcas brancas de forma a haver para todos os gostos e todos os bolsos!
Procuram aliciar-nos com as técnicas de venda, os brinquedos imediatamente à entrada, assim as crianças são imediatamente invadidas pela informação não sendo possível afasta-las dali. Se os brinquedos estivessem colocados noutra divisão onde os pais pudessem passar ao lado nunca seriam tão facilmente vendidos!

Os ditos presentes, deveriam ser dados ao longo do ano, como recompensa pelo esforço gradual, ou de forma a mostrar que não nos esquecemos.
Nesta época, compramos coisas inuteis, que vão ficar a um canto, porque não nos lembramos do que a pessoa gosta, e porque sim, porque temos de dar senão fica mal!
Acho muito melhor chegar a uma loja seja em que época do ano for, olhar para um produto e dizer: xiiii isto é a cara da não sei quantas, eu tenho de lhe dar! significa que me lembrei, significa que está presente em mim!

No entanto é com esta realidade que nos deparamos! É triste mas é este o nosso Natal!
Blue Angie

PostPosted: Mon Nov 19, 2007 8:04 pm    Post subject: Reply with quote

Fico muito contente que o Porto agora tenha recebido a Maior Àrvore de Natal da Europa. Claro nós os Lisboetas (e os de Cascais) tiveram-na 2 vezes, mas o problem é como eu sou piquena em termos de condução de carros e tenho 2 papás a trabalharem 24 horas e cansados depois de um dia cheio de coisas para tratar, nunca pude ver a Árvore ver de perto o que me deixou de facto uma lágrima no olho. Crying or Very sad

Enfim...que se há-de fazer. Mais um Natal "bem mal" passado em casa Evil or Very Mad

25 anos de Vitinho
1986 - 2011
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Alguem

PostPosted: Mon Nov 19, 2007 8:06 pm    Post subject: Reply with quote

Prontos... a Straw matou este tópico. Laughing Laughing

Straccia, não queiras comparar o ambiente natalício que se vive nas ruas com o ambiente dos CCs: pensa só em todo o ruído, nos mil odores, no friozinho que te gela o corpo mas que te aquece a alma, nos rostos azafamados e ruborizados das pessoas apinhando-se nos passeios para a compra da última lembrança, daquele género para a Ceia, "os passeios que abarrotam" e as "montras que enfeitiçam", a ida aos mercados públicos comprar as coisas para a Ceia (pondo de lado os "frios", ordenados e super-normalizados supers e hipers, mesmo que profusamente enfeitados), etc., etc.

Ah, se no nosso País houvesse os mercados de rua de Natal, como na Alemanha (de que o Lino falou) ou nos países nórdicos. E lá há FRIO, e as pessoas não correm todas apossadas de loucura para CCs, com medo de umas gotitas de chuva ou de uma rabanadazita de vento mais forte (claro que estou a falar do País litoral...).
Back to top
Strawberryzinha

PostPosted: Mon Nov 19, 2007 8:25 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:

Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed
Alguem

PostPosted: Mon Nov 19, 2007 9:54 pm    Post subject: Reply with quote

Just kidding... Smile
Back to top
Stracciatella

PostPosted: Tue Nov 20, 2007 4:18 am    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:

Straccia, não queiras comparar o ambiente natalício que se vive nas ruas com o ambiente dos CCs: pensa só em todo o ruído, nos mil odores, no friozinho que te gela o corpo mas que te aquece a alma, nos rostos azafamados e ruborizados das pessoas apinhando-se nos passeios para a compra da última lembrança, daquele género para a Ceia, "os passeios que abarrotam" e as "montras que enfeitiçam", a ida aos mercados públicos comprar as coisas para a Ceia (pondo de lado os "frios", ordenados e super-normalizados supers e hipers, mesmo que profusamente enfeitados), etc., etc.

Ah, se no nosso País houvesse os mercados de rua de Natal, como na Alemanha (de que o Lino falou) ou nos países nórdicos. E lá há FRIO, e as pessoas não correm todas apossadas de loucura para CCs, com medo de umas gotitas de chuva ou de uma rabanadazita de vento mais forte (claro que estou a falar do País litoral...).

Eu sei, eu próprio disse, é muito mais bonito, mais "saboroso" esse tipo de mercado de rua...mas aqui em Portugal, pelo menos, está a morrer. Não só pelos horários, como pelo preço, variedade, etc. E depois há a mentalidade. Aí uns 90% dos habitantes das cidades, quando pensa em ir às compras, automaticamente pensa em centro comercial. Por algum motivo eles crescem como cogumelos, estão sempre cheios.

Falo de Lisboa, porque conheço mal o Porto, mas aqui, siceramente o centro de Lisboa não é minimamente chamativo para a maior parte das pessoas. A cidade está bastante mal tratada, a nível rodoviário, de edifícios, segurança, etc...não é chamativo para a maior parte das pessoas, logo o comércio também não tem hipótese...(isto é uma pena, pois Lisboa tinha tudo pra ser uma cidade lindíssima (não que não seja, mas tem certos "cancros"!!E olhem que não digo isto por "orgulho da casa" pois nem sou de cá Laughing )

E muitas pessoas trabalham ao sábado...quando vão às compras é ao Domingo...e aberto ao Domingo só os C.C's e as lojas dos chineses...

Eu odeio centros comerciais, muito mais na altura do Natal, devido à confusão que neles se gera, a estar ali fechado...e agora já nem a decoração de jeito ha pra ver. Ia, de facto, sentir-me muito melhor a "ver as montras" ao ar livre, sentar-me numa esplanada de vez em quando, como acontecia muitas vezes na única vez que visitei Espanha... Mas as condições aqui são diferenes, e a maior parte das pessoas não pensa assim...não se esqueçam que o típico passeio de fim de semana da maior parte das famílias é precisamente ir ao C.C... Rolling Eyes Laughing
Back to top
Stracciatella

PostPosted: Tue Nov 20, 2007 4:28 am    Post subject: Reply with quote

Ah, mas em zonas que pretendam ser turísitcas (para estrangeiros ou Portugeses!), em que o comércio de rua ainda seja importante (ainda as há...), aí sim defendo que a autarquia deve apostar na iluminação!

Mas em zonas sem quaisquer ambições dessas...acho um desperdício de dinheiro...
Back to top
Stracciatella

PostPosted: Tue Nov 20, 2007 4:34 am    Post subject: Reply with quote

Blue Angie wrote:
Fico muito contente que o Porto agora tenha recebido a Maior Àrvore de Natal da Europa. Claro nós os Lisboetas (e os de Cascais) tiveram-na 2 vezes, mas o problem é como eu sou piquena em termos de condução de carros e tenho 2 papás a trabalharem 24 horas e cansados depois de um dia cheio de coisas para tratar, nunca pude ver a Árvore ver de perto o que me deixou de facto uma lágrima no olho. Crying or Very sad

Enfim...que se há-de fazer. Mais um Natal "bem mal" passado em casa Evil or Very Mad

Não perdeste grande coisa, pois a árvore é só ferro, luzes e publicidade(!!)...fiquei desiludido quando a vi, no 1º ano...no 2º já nem fui vê-la...

Se passares o natal em casa com a família e/ou amigos, tens tudo pra ser um Natal bem passado, se houver saúde! Acredita, desde que saí de casa dos meus papás e vim morar a mais de 300km de tudo com que cresci, vendo-os de 3 em 3 semanas, às vezes mês a mês, é que comecei a dar valor a certas coisas...

E se antes dizia "que seca, mais um Natal em casa...espero ao menos que as prendas sejam melhores do que as do ano passado", agora digo "que se lixem as prendas, só quero é passar o Natal em casa com a minha família!!"

Smile
Back to top
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> FALAR POR FALAR All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum