Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Papagaios de Papel

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Visitante
Guest

PostPosted: Sun Mar 12, 2006 11:32 pm    Post subject: Papagaios de Papel Reply with quote

Na escola tinhamos que fazer um papagaio de papel. Os outros, meninos de estufa, apesar de muitas horas e instruções do professor tiveram muitas dificuldades. Eu fiz o meu em poucos minutos e foi o único que voou.
Aprendi nesse dia duas lições: primeiro, é muito mais fácil negociar a nossa nota enquanto o professor se delicia com o papagaio a voar. Laughing Segundo, e mais importante, a vida é feita de teoria e de práctica e uma não se consegue plenamente sem a outra.
A nossa geração não é melhor que a seguinte (nunca é), mas, às vezes, parece que vivemos uma vida mais real.
Back to top
PortoSanto1979

PostPosted: Mon Feb 26, 2007 3:02 am    Post subject: Reply with quote

Acho estranho que desde Março 2006 ainda ninguém respondeu a este tópico. Aqui na ilha os papagaios de papel eram uma loucura. Casa onde houvesse crianças e não houvesse papagaios de papel não era casa. Eram feitos com duas canas amarradas com fio e o papel que usavámos era papel pardo ( geralmente dos sacos de papel da farinha de trigo ou então mesmo de sacos de papel de cimento). Depois colocavámos um " rabo" ao papagaio que era feito de velhos trapos todos unidos até formar cerca de 2 metros de comprimento. Havia quem fizesse ( e a forma mais tradicional dos papagaios era essa) com forma hexagonal o que cá tinha o nome de "joeira" . Depois era levantá-los em dias ventosos e vê-los voar pelos céus portossantenses. Saudades desse tempo! Faz anos que não vejo um papagaio por estas bandas; acredito até que os miúdos nem saibam o que isso é. Vou ver se lanço a moda por cá novamente.
Back to top
View user's profile Send private message
Lino

PostPosted: Mon Feb 26, 2007 2:19 pm    Post subject: Reply with quote

Lembro-me de os fazer com um saco de plástico e paus de madeira, atados com um cordel... e tive outros comprados... é muito engraçado, fazem-se alguns bastante originais. Smile
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest

PostPosted: Sun Mar 04, 2007 9:36 am    Post subject: Reply with quote

o meu pai fez me 1 com 1 guarda chuva velho. Fikou muito original Very Happy
Back to top
misterio
Site Admin

PostPosted: Mon Mar 05, 2007 2:42 am    Post subject: Reply with quote

Ficou-me na recordação um certo dia, ainda não tinha 10 anos, olhei para o céu e vi um papagaio de papel, eu e alguns amigos fomos andando pelo bairro onde morava, até encontrar a ponta do fio por onde estava preso o papagaio e imaginem, fomos dar com um rapazito, lembro-me que na altura não eramos amigos só o conheciamos de vista, e o registo que me ficou na memória foi quando chegamos perto dele este estava deitado no chão com o cordel do papagaio preso a um pau enterrado na terra.
Fiquei sempre com esta recordação: um rapaz deitado com um pau espetado na terra onde estava preso o cordel do papagaio e este lá no céu andava de um lado para o outro sem cair.
No meu arquivo tenho uma foto bastante engraçada, muito antiga em sépia de um casal de crianças no meio da erva a tentar lançar uma estrela, infelizmente não posso partilhar convosco porque não tenho autorização do autor para a colocar na net.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum