Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Poderá haver1espaço p/falar d'outros livros q tenhamos lido?
Goto page 1, 2  Next

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> MISTÉRIO JUVENIL - GERAL
View previous topic :: View next topic  
Author Message
CC

PostPosted: Tue May 09, 2006 4:56 pm    Post subject: Poderá haver1espaço p/falar d'outros livros q tenhamos lido? Reply with quote

Mistério, não poderá haver aqui um espaço (talvez no "Outros Livros de Aventura e Mistério Juvenil") em que se possa fazer tópicos sobre outros livros infantis e juvenis? Um tópico de livros infantis e juvenis em geral, onde se possa falar de coisas como os livros de contos de fadas, contos tradicionais, livros infantis de outros autores, clássicos juvenis (ou daqueles que tanto se podem ler na infância, como na juventude, como na idade adulta) e outros que tenhamos lido. Que te parece?
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Andreia

PostPosted: Tue May 09, 2006 7:30 pm    Post subject: Reply with quote

A mim parece-me muito bem!
Laughing
Começo já a aconcelhar a ler o livro "Capitães da Areia" de Jorge Amado, que é já 1 clássico, e também o livro "Visto do Céu".
Foram até agora os meus prefridos.
Quem gostar de diários, aconselho o "Diário de Anne Frank" que também está muito bom!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
ASantos

PostPosted: Mon Jun 19, 2006 7:45 am    Post subject: Reply with quote

Eu desde pequeno e graças por ter um irmão mais velho, "devorei" muita BD ficando "viciado" até hoje - é a prioridade das minhas leituras.
Só na adolescência é que tentei Smile outras literaturas. Comecei logo por um calhamaço - "O Mundo da Droga". "Despachei-o" nas férias de Verão e dele, fiquei com algumas das "cenas" bem gravadas na memória. Outro do mesmo tema, mais adiante e que me marcou bastante, foi "Os Filhos da Droga". Muito bom e impressionante!
Também passei pela "fase" da FC. Adorei o "Possessos" e um outro que não me recordo do título - é da Argonauta e já ando há algum tempo atrás dele. Se alguém é fã desta colecção Argonauta, peço ajuda para conseguir o título ( a busca será mais facilitada se eu o tiver ). Dou como pistas a capa e,está claro, a história.
De autores portugueses, tenho dois favoritos. O "Esteiros" do Soeiro Pereira Gomes ( bem dramático e de ficar com um "nó na garganta"...) e "As Minas de Salamão" do Eça de Queirós ( Smile eu sei que ele não é o autor, mas, são várias as pessoas que dissem que este livro, traduzido pelo Eça, está superior ao original em inglês...)
Já na fase "adulto" Wink (...melhor que "mais velho" Smile ...) destaco o "Nome da Rosa" ( que é MUITO superior ao filme). Como já a meio dos 80 começou a surgir mais BD ( e também fui "recuperar" alguma da minha "infância"...) deixei de lado as leituras de "autor" e "apostei" nos livros com temas "Históricos". Dos últimos que li, destaco o "África - Biografia de um Continente" e "1421 - O Ano em que a China descobriu o Mundo" ( afinal, parece que não foram os Europeus os primeiros a descobrir as Américas...).
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Anonymous
Guest

PostPosted: Mon Jun 19, 2006 9:01 am    Post subject: Reply with quote

Acho esta ideia do tópico dos livros muito interessante e também gostava de participar.

Alguém leu o livro "Os Marginais"?
Back to top
Alexandra

PostPosted: Mon Jun 19, 2006 1:08 pm    Post subject: Reply with quote

Este tópico é mesmo bom para mim. Sou uma absoluta viciada na leitura e trago sempre comigo um livro para ler. Leio toda a espécie de livros, mas as minhas preferência vão para o romance histórico e o policial.
Livros que considero imperdíveis:

Cem anos de solidão - Gabriel Garcia Marques
A casa dos espíritos - Isabel Allende
O nome da rosa - Humberto Eco
A sala das perguntas - Fernando Campos
Os cisnes selvagens - ????
Ensaio sobre a cegueira - José Saramago
O crime do padre Amaro - Eça de Queirós
Teresa Baptista cansada de guerra - Jorge Amado
Exodus - Leon Uris

Por hoje fico por aqui, mas a minha lista é muito extensa Wink
Back to top
View user's profile Send private message
ASantos

PostPosted: Mon Jun 19, 2006 6:36 pm    Post subject: Reply with quote

E na meninice, além dos "Cinco", não se lia mais nada?... Wink Smile

Além da BD, adorava a Colecção Formiguinha ( o tamanho dos livrinhos era o ideal para as mãozinhas....) e mais adiante, já "espreitava" o livro (escolar) de História do meu irmão... - adorava de o ler porque tinha uma escrita "demasiado" heróica de Portugal (..." somos os maiores!"... Wink Smile )... Very Happy

Também lia ( apesar de não ser um livro, na altura não fazia distinções Wink Smile - era "leitura"(!) ) a famosa "Crónica Feminina" - não havia muita escolha ...
Back to top
Lino

PostPosted: Tue Jun 20, 2006 12:57 am    Post subject: Reply with quote

Diário de Anne Frank e o Diário de Zlata Filipovic (uma rapariga que vivei a guerra da Bósnia), Uma Ilha na Rua dos Pássaros de Uri Orlev (de um judeu que viveu num gueto de Varsóvia), O Príncepezinho de Saint-Exupéry, O Papalagui...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alexandra

PostPosted: Tue Jun 20, 2006 2:41 pm    Post subject: Reply with quote

ASantos wrote:
Também lia ( apesar de não ser um livro, na altura não fazia distinções Wink Smile - era "leitura"(!) ) a famosa "Crónica Feminina" - não havia muita escolha ...

Laughing Só te falta aí a revista do Readers Digest Laughing Laughing

Eu adorava (e adoro Embarassed ) todos os contos dos irmãos Grim, La Fontaine, os livros da Anita, os Cinco, o Mistério, o Colégio das 4 Torres, As Gémeas, os Sete, a Patrícia (dos meus favoritos),a Susana (trilogia), a Daniela (trilogia), a Cláudia (trilogia), a Nancy, a Carlota...e assim de repente não me lembro mais nada....AH faltava-me o Astérix, o Lucky Luke, os Disneys (brasileiros). An so on, and so on...
Back to top
ASantos

PostPosted: Tue Jun 20, 2006 6:08 pm    Post subject: Reply with quote

Alexandra wrote:
ASantos wrote:

Laughing Só te falta aí a revista do Readers Digest Laughing Laughing

Eu adorava (e adoro Embarassed ) todos os contos dos irmãos Grim, La Fontaine, os livros da Anita, os Cinco, o Mistério, o Colégio das 4 Torres, As Gémeas, os Sete, a Patrícia (dos meus favoritos),a Susana (trilogia), a Daniela (trilogia), a Cláudia (trilogia), a Nancy, a Carlota...e assim de repente não me lembro mais nada....AH faltava-me o Astérix, o Lucky Luke, os Disneys (brasileiros). An so on, and so on...

Faltava!... Wink Very Happy
A primeira vez que tive contacto com a Readers Digest foi na metade dos anos 70 (+-). Uma vizinha teve a "rica" Wink ideia de fazer uma "limpeza geral" na sua casa acabando por me oferecer uma grande "carrada" dessas revista. Dos diversos artigos, há dois que me marcaram: uma impressionante reportagem sobre o acidente aéreo de Tenerife e uma "história real". Esta "história" ficou-me bem gravada (resumo: um polícia recebe uma chamada de emergência "criança a sufocar por ter engolido um grande objecto". O dilema do polícia era que para alcançar a estrada correcta ( situada no outra lado com uma vala entre as duas ) perdería demasiado tempo e chegaría demasiado tarde. Por sorte, encontra "obras" na estrada e há um tractorista que se oferece para abrir caminho pela vala e assim, alcançar a outra estrada. O polícia salva a criança e quando no dia seguinte vai agradecer ao tractorista, o tractorista é que agradece porque o polícia tinha salvo o seu filho!!!.Liiindo!
Sou assinante do Reader's Digest...

Este é o título do outro livro de FC: "O Construtor de Universos" de Philip J. Farmer.

Outro livro que adorei era (é) uma adaptação dos "Lusíadas" para "conto", de João Barros . Muito bom para os mais novos.
Back to top
CC

PostPosted: Tue Jun 20, 2006 8:03 pm    Post subject: Reply with quote

Bem, já que decidiram todos começar a pôr já neste tópico quais os vossos livros preferidos, eu não resisto a fazer o mesmo! Adoro ler, sou completamente viciada na leitura, por isso já vêem que seria difícil para mim resistir! Wink

Então aqui vai a minha lista de livros preferidos:

OS TRÊS MOSQUETEIROS, de Alexandre Dumas
ANNE OF GREEN GABLES, de Lucy Maude Montgomery (este livro é o livro de onde foi adaptada a série de desenhos animados ANA DOS CABELOS RUIVOS, que já foi muito referida por aqui ; aliás, deixem-me dizer-vos que a série é MUITO fiel ao livro, é fiel quase palavra por palavra)
TOM SAWYER, de Mark Twain
A CABANA DO PAI TOMÁS, de Harriet B. Stowe
O MONTE DOS VENDAVAIS, de Emily Brontë
JANE EYRE, de Charlotte Brontë
ORGULHO E PRECONCEITO, de Jane Austen
O RETRATO DE DORIAN GRAY, de Oscar Wilde
O HOBBIT, de J.R.R Tolkien
DRÁCULA, de Bram Stoker
FRANKENSTEIN, de Mary Shelley
O MÉDICO E O MONSTRO (THE STRANGE CASE OF DR. JEKILL AND MR. HYDE), de Robert L. Stevenson
CONTOS DE FADAS de Hans Christian Andersen
CONTOS DE FADAS dos irmãos Grimm
CONTOS DE FADAS de Perrault
OTELO (ou OTHELLO) e ROMEU E JULIETA, de William Shakespeare
HEIDI, de Johanna Spyri
O FEITICEIRO DE OZ, de Frank Baum
CÂNTICO DE NATAL, de Charles Dickens
AMOR DE PERDIÇÃO, de Camilo Castelo Branco
MULHERZINHAS, de Louise M. Alcott
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, de Lewis Carroll
AS PUPILAS DO SR. REITOR, de Júlio Dinis
A PÉROLA, de John Steinbeck
ZORRO, de Allende

Very Happy
Back to top
clau79

PostPosted: Tue Jun 20, 2006 11:45 pm    Post subject: Reply with quote

Cátia wrote:
Acho esta ideia do tópico dos livros muito interessante e também gostava de participar.

Alguém leu o livro "Os Marginais"?

Eu li! E li outros da mesma escritora (acho que era escritora, mas n me lembro do nome)
Back to top
Anonymous
Guest

PostPosted: Wed Jun 21, 2006 10:44 am    Post subject: Reply with quote

Esse foi um livro que me marcou muito na adolescência. E lê-se rapidamente...

De momento estou a ler Tristão e Isolda (o filme está quase a estrear e quero ter uma noção quando o vir).
De seguida vou ler O castigo da Bela Adormecida, da Anne Rice, e é a segunda parte de uma trilogia.
E depois quero ler Malinche, o novo da Laura Esquível. Outro muito bom desta autora é Como Água para Chocolate... li em dois dias Very Happy
Back to top
CC

PostPosted: Thu Jun 22, 2006 1:55 am    Post subject: Reply with quote

Já agora, fiquei com curiosidade de saber quais os livros preferidos dos "foristas" que ainda não deixaram aqui a lista deles. Não querem deixar aqui a vossa lista? Smile Estou curiosa! Wink
Back to top
paula

PostPosted: Thu Jun 22, 2006 4:53 pm    Post subject: Reply with quote

CC wrote:
Já agora, fiquei com curiosidade de saber quais os livros preferidos dos "foristas" que ainda não deixaram aqui a lista deles. Não querem deixar aqui a vossa lista? Smile Estou curiosa! Wink

Adoro todos os livros do Nicholas Sparks e gosto também da Margarida Rebelo Pinto, Inês Pedrosa, Mª João Lopo de Carvalho...
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Patsy-Nana

PostPosted: Thu Jun 22, 2006 9:57 pm    Post subject: Reply with quote

O Perfume de Patrick Süskind
Os filhos da droga de Christianne F.
Trainspotting de Irvine Welsh
As horas de Michael Cunningham
Visto do céu de Alice Sebold
Morrer à sombra das palmeiras e O amor é mais forte do que a morte de Konsalik
O paciente inglês de Michael Ondaatje
Cão como nós de Manuel Alegre
O retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde

E naturalmente as várias dezenas de livros da Agatha Christie que ocupam uma boa parte das estantes cá de casa. O meu preferido da Rainha do Crime é sem dúvida Convite para a Morte.
Acabei recentemente Sorte de Alice Sebold e estou agora a começar Dom Quixote de Miguel Cervantes.
Back to top
Alguem

PostPosted: Thu Jun 22, 2006 10:59 pm    Post subject: Reply with quote

Clássicos portugueses - o Grande Eça, pois não houve ninguém como ele que soubesse retratar tão bem a vida social, política e cultural do Portugal da 2ª metade do séc. XIX. O seu estilo realista, a fina ironia, a maestria dos seus textos, quer sejam romances, contos, teatro, correspondência, etc.
Alguns livros de Camilo - p. ex. "As Memórias do Cárcere".
Trindade Coelho - a sua colectânea de contos "Os Meus Amores" é muito boa, muito bucólica.
"Uma Eleição Perdida" do Conde de Ficalho - é uma colectânea de contos no estilo do Eça.

Se formos para a poesia adoro Cesário Verde e a sua fase realista - "a cidade traçada a régua e esquadro". Acho piada tb. ao estilo bastante "hiperbólico" do Eugénio de Castro.

Séc. XX - um notável descendente do estilo do Eça e por desgraça pouco conhecido - Joaquim Paço d'Arcos. A sua "Crónica da Vida Lisboeta" que se estende por 6 vols. (livros independentes, se bem que haja personagens comuns) é um grande fresco (à maneira do Eça) da Lisboa dos anos 40-50-60. Foi tb. novelista, contista e escreveu algumas peças
de teatro.
Gosto tb. de Fernando Namora, Miguel Torga, Mário Zambujal.

Poesia - adoro António Gedeão, Sophia de Mello Breyner (sente-se o mar...), gosto tb. de Pessoa (ortónimo, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro), Eugénio de Andrade.

De resto há uma porção de livros/autores que gosto, mas fica para outra vez, pois este post já vai longo e não vos quero pregar nenhuma xaropada Wink (para isso basta a nossa querida TV).
Back to top
Patrícia

PostPosted: Thu Jun 29, 2006 11:15 pm    Post subject: Livros Preferidos Reply with quote

"Anne of Green Gables", Lucy Maud Montgomery
"O Deus das Pequenas Coisas", Arundhati Roy
"Memórias de Uma Gueixa", Arthur Golden
"Orgulho e Preconceito", Jane Austen
"Emma", Jane Austen
"Sensibilidade e Bom-Senso", Jane Austen
"Persuasão", Jane Austen
"O Monte dos Vendavais", Emily Brontë
"Jane Eyre", Charlotte Brontë
"A Casa dos Espíritos", Isabel Allende
"The Go-Between", L.P. Hartley
"Cinco Quartos de Laranja", Joanne Harris
"Inge, Obrigada!", Berte Bratt
prcnlopes

PostPosted: Sun Oct 15, 2006 11:27 pm    Post subject: Reply with quote

Diário Secreto de Adrian Mole e os que se seguiram .... fantásticos
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
miga

PostPosted: Mon Oct 23, 2006 9:18 pm    Post subject: Reply with quote

O primeiro livro a sério que li foi "o mundo da droga" esse sim, eram só letras que eu achei que era incapaz de ler o primeiro capítulo. Lá fui lendo e estou certa que me influenciou nas minhas escolhas nos anos difíceis.

E AGORA....
Quem não leu, pelo menos as partes mais "quentes" daqueles livrinhos das nossas mães/tias.
As histórias eram sempre iguais. Ela mal amada, sem carinho do marido e ele musculado, carinhoso, atencioso, disponível para a amar e casar-se com ela.

Creio que se chamavam "Julia"
Back to top
misterio
Site Admin

PostPosted: Tue Oct 24, 2006 3:31 am    Post subject: Reply with quote

O Tópico solicitado já foi criado. Obrigado pela sugestão.
Back to top
minitrail

PostPosted: Wed Jun 20, 2007 9:57 pm    Post subject: Reply with quote

Também passei pela "fase" da FC. Adorei o "Possessos" e um outro que não me recordo do título - é da Argonauta e já ando há algum tempo atrás dele. Se alguém é fã desta colecção Argonauta, peço ajuda para conseguir o título ( a busca será mais facilitada se eu o tiver ). Dou como pistas a capa e,está claro, a história.

Eu sou o Fan que estás à procura; tenho Quase todos os livros até ao nº500 da Argonauta.

Manda lá então umas pistas! Wink
Alexandra

PostPosted: Wed Aug 29, 2007 1:30 pm    Post subject: Reply with quote

Pssst Blue Angie Wink conta aqui à malta o que é que tens lido
Back to top
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> MISTÉRIO JUVENIL - GERAL All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum