Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Moda do YÔ YÔ
Goto page 1, 2, 3  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Sat Apr 08, 2006 1:57 pm    Post subject: Moda do YÔ YÔ Reply with quote

Quem se lembra dos famosos YÔ YÔ's???
Eu ainda cheguei a ter 1 profissional quando era pequenina, e já sabia alguns truques!
Ontem encontrei 1, e lembrei-me de algumas coisas! Tenho pena que a moda ñ continue....
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Painstruck



Joined: 22 Mar 2006
Posts: 196
Location: Setúbal

PostPosted: Sat Apr 08, 2006 9:06 pm    Post subject: Reply with quote

Eu lembro-me de ter comprado um SUPER da Coca Cola, os Supers (acho que era assim o nome), eram brancos de lado e os PROFISSIONAIS eram transparentes, e acho que custavam 600$00. O meu acho que custou 300$00 e foi preciso sangue suor e lágrimas, lembro-me k até moedas de 2 escudos e 50 centavos e moedas de 1 escudo usei para pagar. Foi-se a minha furtuna toda.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Sat Apr 08, 2006 10:39 pm    Post subject: Reply with quote

eu da cocacola cheguei a ter 1 ou 2, mas não eram profissionais!
O que eu mais gostei era 1 profissionar que eu tinha, que piscava umas luzinhas e sustentava-se a rodar encostado ao chão sem ter que subir para cima!
Aliás! esse era um dos truques, axo k era o do cão, se não me engano.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Lino



Joined: 09 Mar 2006
Posts: 1123
Location: Coimbra

PostPosted: Sun Apr 09, 2006 11:24 am    Post subject: Reply with quote

De quando apareceram os truques como o baloiço e etc. para fazer? Tanto tempo passei para tentar o baloiço!! Smile

Eu fazia o baloiço. O passear o cão também era popular...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Apr 10, 2006 1:10 am    Post subject: Reply with quote

Deixo aqui a ponta do véu para a secção da coca-cola (marcas e produtos) no site, onde irá estar disponível imagens do yo-yos profissionais Galaxy e mais algumas coisas, acerca deste passatempo.

Este foi dos primeiros torneios em Portugal este cartaz é de 1982

A coca-cola foi quem melhor introduziu o jogo em Portugal, quem não se lembra dos "Galaxy" o genuino Yo-Yo Russel, que não estava à venda saiam somente nas caricas. Cheguei a ter um, mais a bolsa, porque tinha um irmão que na altura trabalhava no Café Imperial , aqui no Porto e um certo dia, em 1982, chega a casa com esta prenda, imaginem como fiquei maravilhado, a partir desse dia comecei a ser "importante" no Bairro onde morava (Cerco do Porto), pois não era qualquer um que o tinha. Hoje em dia conservo dois na minha coleccção, mas da segunda geração, quando saiu a promoção "Sempre Coca-cola", que também vai à uns anitos.
Havia também os concursos que se faziam em vários postos de venda, onde estava um profissional que fazia uma demonstração e depois nós tentariamos ser os melhores para ganhar prémios.


Last edited by misterio on Mon Aug 10, 2009 1:45 pm; edited 3 times in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Alexandra



Joined: 07 Nov 2005
Posts: 567
Location: Seixal

PostPosted: Mon Apr 10, 2006 8:51 am    Post subject: Reply with quote

Eu tive que contentar com os oi-ois comprados na praça e dos mais baratuchos, porque os meus pais não iam na conversa dos "profissinais". Crying or Very sad
No fundo o efeito era o mesmo, mas para o estilo não funcionava.
Back to top
View user's profile Send private message
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Mon Apr 10, 2006 9:27 am    Post subject: Reply with quote

depende...
o que eu aprendi foi que quanto mais pesados, melhores eram!
Só alguns é que dão para fazer alguns truques, como por exemplo o do cão, ou até mesmo o do triangulo, que infelizmente nunca consegu fazer...
Lembro-me que os profissionais, quando chegavam ao fim da liha, continuavam a rodar, e quando nós quisessemos, voltavam para cima!
O da cocacola acho que já não dava para fazer isso....
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Apr 11, 2006 4:14 am    Post subject: Reply with quote

Os Yo-Yos da Coca-cola e da Sprite, os normais ou os profissionais Russel que não eram vendidos, só saiam nas caricas ou nos concursos de rua com juri profissional, davam para fazer todos os truques ou malabarismos.
Nos concursos que se realizaram por todo o país em pontos estratégicos, principalmente à porta de algumas lojas, só poderiam concorrer quem tinha um destes yo-yos. Chequei a presenciar alguns, tinha 9, 10 anos. Anos mais tarde voltou a moda ainda com a Coca-cola e com a Sprite, houve também uma época com a "Five Stars", também com concursos.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Anonymous
Guest





PostPosted: Wed Apr 12, 2006 10:07 am    Post subject: Reply with quote

Ainda há poucos meses voltei a comprar um, mas a destreza foi-se toda e com 33 anos faço uma triste figura, ah, ah, ah! Laughing
Back to top
Andreia



Joined: 18 Mar 2006
Posts: 379
Location: Massama

PostPosted: Fri Apr 21, 2006 5:50 pm    Post subject: Reply with quote

era só para avisar, mas parece que a moda do YOYO voltou...
acabei de passar pelo pingo doce e estavam á venda YOYO's a quase 3€, só que não tive tempo para comprovar se eram profissionais, mas pareciam.
axo k vou comprar 1!
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
Anonymous
Guest





PostPosted: Mon Apr 24, 2006 11:15 pm    Post subject: Reply with quote

Essa moda comigo, apareceu quando andava na 4ªclasse...era ver míudos com todos os tipos de yô-yô a inventar truques! Smile
Back to top
Cutty



Joined: 22 May 2006
Posts: 12
Location: UK

PostPosted: Fri Jun 09, 2006 1:42 pm    Post subject: Reply with quote

Lembro-me... no ano a seguir ao cubo mágico, 1981/82, andava no 7.º ano!!!

duas versões e duas cores... tive um prof da coca-cola, mas curiosamente estava sempre a trocá-lo por um prof da sprite de um colega de turma. E sempre a tentar bater o record de satélites um do outro!!!

O facto de pararem em baixo para se poderem fazer os truques, não tinha a ver com o ser ou não prof. Era a forma como se colocava a guita, sem nós!

... e os truques!!!

torre eiffel, passeio de cão, saltando a cerca, satélites, baloiço...

Ai, ai... tou "velho"! lolololol
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail
Anonymous
Guest





PostPosted: Mon Jun 12, 2006 10:40 am    Post subject: e mais truques Reply with quote

eu não era mau de todo , numa aula de RELIGIÂO E MORAL a professora ficou tão impressionada que disse para eu ir para o quadro fazer uma demonstração...foi um show.
depois um dos desgostos maiores que tive foi quando estava com o meu yo-yo favorito , o campeão, a jogar na minha varanda e o fio rebentou e la foi o campeão a voar 3 andares até se rebentar no chão, xiiiiiiiii que desgosto. Embarassed
quanto aos truques havia o tambem o esparguete.
E lembro-me perfeitamente das demontrações que eram feitas geralmente por peruanos , bolivianos , e outros da zona. tamos velhos mesmo....rsrsrsrsrsr
Back to top
Anonymous
Guest





PostPosted: Wed Jul 26, 2006 2:18 pm    Post subject: Reply with quote

Eu cheguei a ter alguns... Aliás, acho que toda a gente teve pelo menos um na vida... Mas nunca fui grande coisa. Também nunca tive nada desses profissionais. Eram todos comprados na feira por meia dúzia de escudos, porque os meus pais não achavam que valesse a pena gastar mais dinheiro naquilo. Hoje em dia eles voltaram e eu tenho um em casa, uma vez mais. Não é meu, mas de vez em quando ainda me divirto um bocadinho a brincar com ele. Manobras é que é mentira... Isso fica para os mais novos... Very Happy
Back to top
hecep



Joined: 11 Oct 2006
Posts: 129
Location: Faial

PostPosted: Wed Oct 18, 2006 3:30 pm    Post subject: Reply with quote

Eu tive um dos mais baratinhos também, comprado na feira da ladra, para os meus pais um yo-yo era um yo-yo, não percebiam o estilo dos profissionais. Eu só sabia por aquilo para cima e para baixo, mas mesmo só isso era bastante divertido.
Back to top
View user's profile Send private message
Bomboca



Joined: 15 Mar 2006
Posts: 273
Location: Paço de Arcos

PostPosted: Wed Oct 18, 2006 3:56 pm    Post subject: Reply with quote

Lembro-me que tive um da Coca-Cola e um da Sprite. Lembro-me deles já com as laterais todas corroídas Rolling Eyes
_________________
Ai, ai!... Que saudades que eu tenho dos Sugus de hortelã-pimenta...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Humberto Morais



Joined: 05 Oct 2006
Posts: 97
Location: Beja

PostPosted: Wed Oct 18, 2006 7:07 pm    Post subject: Reply with quote

Julgo que ainda devo ter o meu da coca-cola algures por casa!
Back to top
View user's profile Send private message
oliveira79



Joined: 26 Jul 2006
Posts: 120
Location: Gondomar

PostPosted: Thu Dec 21, 2006 11:49 pm    Post subject: Reply with quote

lembro me de ter alguns...pelo menos 2 eram da coca-cola..sei k fikei sem um porque a "volta ao mundo " calhou mal e la se foi um vidro....

falta de treino...Smile
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Cadernetas



Joined: 23 Mar 2008
Posts: 200
Location: Leça da Palmeira

PostPosted: Mon Feb 16, 2009 8:37 am    Post subject: Reply with quote

Os da sprite e da coca cola já não sei onde andam.. devem ter voado de tanto os por a rolar... hehehe

Descrobri foi este da famosa Russel. Tenho livrinho de manobras a explicar vários malabarismos e tudo!

Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website
Pituxap



Joined: 02 Dec 2007
Posts: 666

PostPosted: Mon Feb 16, 2009 8:44 am    Post subject: Reply with quote

o meu também é da russel mas roxo (o que eu ainda tenho), mas não sei onde ele anda! Na 1ª vez que vi este tópico, encontrei-o, mas agora "desapareceu-me" de novo! Porque não é a 1ª vez que abro ete tópico. Tenho 34 anos. Estou velha.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Mon Feb 16, 2009 5:40 pm    Post subject: Reply with quote

Na década de 1990 trouxe a outra febre do Yo-Yo, o "Russel", em baixo a cópia de um cartaz publicitário aos torneios que se faziam para promover a venda dos yo-yos.



No caso da Coca-Cola, foram feitas em Portugal duas campanhas do yo-yo. Uma em 1982 (ver imagem a cima) e outra já em meados ou finais de 80.
Da primeira campanha e porque tinha um irmão que trabalhava num café cheguei a ter o Yo-yo Galaxy (dos profissionais) que só saiam nas cápsulas e a bolsinha para o guardar que também era um brinde que vinha nas garrafas. Na altura os yo-yos eram vendidos na tabacarias, se não estou em erro, existiam dois tipos de yo-yos, um da Coca-Cola e outro da Sprite.


Yo-yo Galaxy da segunda fase da promoção da Coca-cola.


Last edited by misterio on Sat Jan 05, 2013 7:45 pm; edited 2 times in total
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Jacplo79



Joined: 31 Jan 2008
Posts: 144
Location: Sintra

PostPosted: Tue Feb 17, 2009 1:16 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:

Na altura os yo-yos eram vendidos na tabacarias, se não estou em erro, existiam dois tipos de yo-yos, um da Coca-Cola e outro da Sprite.


Exactamente, ainda me lembro de ir às tabacarias comprar cordéis para os yo-yos pq estava sempre a rebentá-los devido ao uso excessivo que eu lhes dava Very Happy !!!!
Eu tinha um yo-yo da Coca-Cola e outro da Sprite, mas sinceramente já não me lembro se foi comprado nalguma tabacaria ou se foi algum prémio da Coca-Cola que teria ganho(é capaz de ser o mais certo)! Lembro-me que esses yo-yos tinham 5 estrelas e eram mais pesados que o normal, e na altura dizia-se que os Russell 5 estrelas eram os melhores!! Um dia destes ainda vou revirar o sotão dos meus pais à procura desses yo-yos!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS All times are GMT
Goto page 1, 2, 3  Next
Page 1 of 3

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group