|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Alguem
|
Posted: Wed Jun 28, 2006 6:48 pm Post subject: Livros infantis e/ou juvenis que tenham marcado |
|
|
Bem sei que isto começa a ser um pouco complicado, com três tópicos (com este) sobre livros.
A CC propôs os outros dois e vocês terão já referido livros deste tipo nesses tópicos.
Porém achei por bem criar este "sub-tópico" de livros, porque se este forum vive de recordações, então as da nossa infância/juventude ocupam um lugar bem importante, como o provam os muitos tópicos criados, falando desses tempos tão inesquecíveis para nós todos.
Assim aqui deixo os meus livros:
Tenho dois grandes autores da minha juventude (e que ainda agora aprecio, sempre que de vez em quando me dá na "bolha"):
Por ordem de "entrada em cena" - Enid Blyton e Júlio Verne. Ambos para mim espectaculares.
Adorei também as histórias infantis da Sophia M. Breyner. Muito boas, intensamente sugestivas e sempre actuais.
Gostei imenso do "Nils Holgersson..." conforme já referi noutro tópico, apesar de só o ter lido já adulto.
Gostei muito dos livros de uma colecção infantil das Edições Majora (colecção Safira), de que infelizmente só tenho três livros. Não sei se o Mistério tem conhecimento dela. Dois deles marcaram-me muito. Querida Solaica, de Erika Ziegler-Stege (a história duma cadela abandonada que é adoptada, com um final comovente) e Aventuras de Thore Isbiorn no País dos Esquimós, de Edith Grotkop (basicamente a história dum rapazinho norueguês criado por um caçador nas vastidões do Árctico, e a sua posterior desadaptação no contacto com a sua verdadeira famíla, na "civilizada e urbana" Oslo.
São estes os livros mais marcantes da minha juventude. |
|
| Back to top |
|
 |
CC

|
Posted: Thu Jun 29, 2006 3:06 am Post subject: |
|
|
Achei uma óptima ideia teres criado este tópico só sobre os livros infantis e juvenis.
Aqui vão os livros infantis e juvenis que me marcaram!
Alguns fazem parte da minha lista de livros preferidos.
Vou ter de fazer duas categorias: os livros infantis e juvenis que li na infância e juventude e os que li já em adulta.
Começo pelos que li na infância e juventude:
CONTOS DE FADAS de Hans Christian Andersen ,CONTOS DE FADAS dos irmãos Grimm, CONTOS DE FADAS de Perrault
TOM SAWYER, de Mark Twain
CÂNTICO DE NATAL, de Charles Dickens
MULHERZINHAS, de Louise M. Alcott
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, de Lewis Carroll
(todos estes até este ponto estão na minha lista de livros preferidos )
Os livros para crianças de Sophia de Mello Breyner
Os livros dos CINCO, de Enyd Blyton
OS DESASTRES DE SOFIA, da Condessa de Ségur
Outros livros com contos de fadas e contos tradicionais (li tantos, tantos! )
Os livros de uma colecção da Disney que vinha também com umas cassetes audio que contavam as histórias (muitos destes livros eram as histórias dos filmes clássicos da Disney, tanto dos de desenhos animados, que eu adorava e adoro, como de filmes como a "Mary Poppins")
O MUNDO EM QUE VIVI, de Ilse Losa
O PRINCIPEZINHO, de Antoine de Saint-Exupéry
E agora os livros infantis e juvenis que li já em adulta (e que fazem todos parte da minha lista de livros preferidos ):
HEIDI, de Johanna Spyri
O FEITICEIRO DE OZ, de Frank Baum
O HOBBIT, de J.R.R Tolkien
Se considerarem os livros OS TRÊS MOSQUETEIROS, de Alexandre Dumas, e ANNE OF GREEN GABLES, de Lucy Maude Montgomery, não só para adultos, mas também para jovens, então estes também aqui entram.

Last edited by CC on Thu Jun 29, 2006 1:06 pm; edited 1 time in total |
|
| Back to top |
|
 |
ASantos

|
Posted: Thu Jun 29, 2006 9:03 am Post subject: |
|
|
Literatura infantil... A Banda Desenhada conta?
Por mais que puxe pela memória, dos livros infantis, só me lembro de recortar as figuras ou "desenhando" por cima... ( desde cedo, tenho jeito para o desenho e trabalhos manuais ). Ler, ler, só mesmo BD e nem estes escapavam à tesourada!...
A minha ideia para "escolher" literatua infantil ou juvenil :
- se tem muitos desenhos e poucas páginas é infantil
- histórias com participação de jovens, sem desenhos ( ou muito poucos) e com menos de (+-) 300 páginas é juvenil.
Ninguém leu "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry?
Oiço "falar" tanto deste título - ontem, estava mesmo para o "trazer" para casa(!) só que tenho tenho tanta BD para ler... . Para o "pegar", tem de ser muito bom... O de ontem, é uma nova edição, mas não reparei de que editora.  |
|
| Back to top |
|
 |
CC

|
Posted: Thu Jun 29, 2006 1:02 pm Post subject: |
|
|
| ASantos wrote: | Ninguém leu "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry?
Oiço "falar" tanto deste título - ontem, estava mesmo para o "trazer" para casa(!) só que tenho tenho tanta BD para ler... . Para o "pegar", tem de ser muito bom... O de ontem, é uma nova edição, mas não reparei de que editora.  |
Eu li e esqueci-me de referir esse livro em cima (na verdade, foi também um livro que me marcou, por isso tem que entrar na lista). Até vou acrescentar em cima.  |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Thu Jun 29, 2006 4:32 pm Post subject: |
|
|
Claro, o Principezinho é um dos "clássicos", embora tb só o tenha lido qd adulto.
Um outro livro que me esqueci de referir foi o Platero e Eu de Juan Ramón Jiménez, escrita cheia de sentimento sobre o convívio do autor com um burrito, nos campos de Moguer (Huelva).
Tomei conhecimento com este livro através dum texto (que me deixou fascinado) num "ponto" de Português, no meu 2º ano do Ciclo Preparatório. Muito mais tarde, numa Feira do Livro, por mero acaso encontro o livro...
Tb durante o Ciclo "conheci" o brasileiro José Mauro de Vasconcelos, através de O Meu Pé de Laranja-Lima. Seguidamente fui tendo mais livros dele, alguns de pendor fantástico, abordando as crenças nativas do Brasil. |
|
| Back to top |
|
 |
Patrícia

|
Posted: Wed Jul 12, 2006 11:04 pm Post subject: Mais livros |
|
|
"Anne of Green Gables", Lucy Maud Montgomery
"Orgulho e Preconceito", Jane Austen
"Emma", Jane Austen
"Sensibilidade e Bom-Senso", Jane Austen
"Persuasão", Jane Austen
"O Monte dos Vendavais", Emily Brontë
"Jane Eyre", Charlotte Brontë
"A Casa dos Espíritos", Isabel Allende
"The Go-Between", L.P. Hartley
"Cinco Quartos de Laranja", Joanne Harris
"Inge, Obrigada!", Berte Bratt
"Mulherzinhas", Louisa May-Alcott
Para além de todos estes, na infância, todos os contos de fadas, as histórias da colecção "Formiguinha", os livros da colecção "Patrícia", "As Gémeas no Colégio das Quatro Torres", os livros da Condessa de Ségur e da Odette de Saint Maurice", etc. e etc. _________________ Patrícia |
|
| Back to top |
|
 |
Maria
|
Posted: Thu Aug 10, 2006 4:33 pm Post subject: |
|
|
Lembro-me de ler os livros da Odette de Saint-Maurice, mas não mne lembro dos títulos!
Alguém me pode ajudar? |
|
| Back to top |
|
 |
Patrícia

|
Posted: Sat Aug 12, 2006 10:25 am Post subject: Odette de Saint Maurice |
|
|
Maria, aqui vão alguns dos títulos:
- "Um rapaz às direitas"
- "Férias grandes"
- "Amigos"
- "Colégio de Verão"
- "Sou uma rapariga de liceu"
- "Quinta de S. Boaventura"
- "O assalto"
- "O outro"
- "A revelação"
- "A ilha dos pêssegos"
- "Horizontes para dois"
- "A caminhada"
- "Os primeiros dias"
- "Os dias do meio" _________________ Patrícia |
|
| Back to top |
|
 |
Maria
|
Posted: Fri Aug 18, 2006 10:10 am Post subject: |
|
|
Bem, Patricia obrigado!!
Lembro-me de alguns dos títulos e tenho a certeza que os li... tenho pena é de não me lembrar bem das histórias... mas lembro-me que vasculhava a biblioteca à procura dessa autora!!!
Mas já lá vão muitos anos, devia ter para aí 10/11 anos... depois disso já perdi a conta aos livros que li!!!! |
|
| Back to top |
|
 |
hecep
|
Posted: Fri Oct 13, 2006 12:32 pm Post subject: |
|
|
Tenho a recordação muito antiga de todas as noites o meu pai me lêr um bocadinho da biblia ilustrada para as crianças
Quando estava a aprender a ler detestava fazê-lo, quem me salvou literalmente foi a minha irmã que me ensinou a lêr banda desenhada. Lia sobretudo livros do patinhas, do mickey e da turma da mónica.
Mais tarde devorei tudo o que encontrei da Enyd Blyton. Adorava também o Sherlock Holmes e durante muitos anos quis ser detective. Li também a Patrícia. Li mesmo muita coisa porque depois de começar a gostar tornei-me viciada, não consigo lembrar-me de tudo o que li. |
|
| Back to top |
|
 |
anabreu

|
Posted: Wed Nov 01, 2006 7:08 pm Post subject: |
|
|
Li muitos dos livros que aqui mencionaram, e deixo aqui uns de que ainda mais ninguém falou:
Infantil:
* A Aldeia das Flores - António Mota
* Beatriz e o Plátano - Ilse Losa
* Ana-anA - Ilse Losa
Juvenil
* O "V" da Vitória - de Odile yelnik |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Thu Nov 02, 2006 4:34 am Post subject: |
|
|
Há um livro que todos deviam ler, "As Aventuras de Tom Sawyer" de Mark Twain. Provavelmente todos já viram o filme ou a série da TV mas ler o livro é completamente diferente. Twain transmite para as suas personagens Tom e Huck os sentimentos de bondade, amizade, faternidade, solidariedade e também a humildade. Leiam vão ver que não se arrependem. E quanto a aventura tem QB.
Existem outros livros que gostei muito e que aconselho, são eles:
- Contos de Andersen (Hans Christian Andersen)
- Contos das Mil e Uma Noite
- Mary Poppins (o livro)
Para quem não tem estes livros e gostaria de os ler, se residir no Porto, terei todo o prazer em emprestar. |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Thu Nov 02, 2006 1:02 pm Post subject: |
|
|
Já li o livro e é excelente!!
Aconselho o Princepezinho e o Papalagui a todos, além do Diário de Anne Frank e Diário de Zlata. E outro que li recentemente: "Uma ilha na Rua dos Pássaros" de Uri Orlev, sobre a sobrevivência de uma criança no gueto de Varsóvia na II GM. |
|
| Back to top |
|
 |
CC

|
Posted: Thu Nov 02, 2006 7:42 pm Post subject: |
|
|
| misterio wrote: | Há um livro que todos deviam ler, "As Aventuras de Tom Sawyer" de Mark Twain. Provavelmente todos já viram o filme ou a série da TV mas ler o livro é completamente diferente. Twain transmite para as suas personagens Tom e Huck os sentimentos de bondade, amizade, faternidade, solidariedade e também a humildade. Leiam vão ver que não se arrependem. E quanto a aventura tem QB.
Existem outros livros que gostei muito e que aconselho, são eles:
- Contos de Andersen (Hans Christian Andersen)
- Contos das Mil e Uma Noite
- Mary Poppins (o livro)
Para quem não tem estes livros e gostaria de os ler, se residir no Porto, terei todo o prazer em emprestar. |
Tens toda a razão no que dizes quanto a esses livros, Mistério, faço minhas as tuas palavras. Também os li e adorei-os. Aconselho-os vivamente.
"As Aventuras de Tom Sawyer" é um clássico absoluto de Mark Twain que não sei como não continua a aparecer mais frequentemente nas livrarias. Bom, na verdade, o mesmo poderia dizer dos outros livros (que também não aparecem como deviam nas livrarias), excepto talvez os "Contos de Andersen", que recentemente tiveram uma excelente edição à altura do seu valor.
Queria referir também aqui um outro livro de Mark Twain, "Huckleberry Finn", muito bom também. O livro conta as aventuras do Huck, o amigo do Tom Sawyer, e é o próprio Huck que as conta.
Aproveito para aconselhar também o fabuloso livro "Os Três Mosqueteiros", de Alexandre Dumas, que também é um clássico absoluto. |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Thu Nov 02, 2006 7:45 pm Post subject: |
|
|
Só uma nota de rodapé:
O Tom Sawyer não é composto só por um livro, as histórias são:
-As Aventuras de Tom Sawyer
- Tom Sawyer Detective
- As Viagens de Tom Sawyer
Esta é a bibliografia completa do Tom com edição em português |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Thu Nov 02, 2006 7:57 pm Post subject: |
|
|
| CC wrote: | | Aproveito para aconselhar também o fabuloso livro "Os Três Mosqueteiros", de Alexandre Dumas, que também é um clássico absoluto. |
Há outro "clássico" de Dumas que é imperdível, e de que talvez goste mais do que os "Mosqueteiros". Nada mais, nada menos do que o "Conde de Monte Cristo". Simplesmente soberbo... |
|
| Back to top |
|
 |
Joaninha
|
Posted: Fri Nov 03, 2006 10:13 am Post subject: Livros Odette Saint Maurice |
|
|
| Maria wrote: | Lembro-me de ler os livros da Odette de Saint-Maurice, mas não mne lembro dos títulos!
Alguém me pode ajudar? |
Também li alguns livros dela na minha adolescência.... e ainda os tenho:
A Professora de Meus Filhos
Duas Vidas Num Amor, Nánu
O Romance de Clarinha
O Romance de Linda
O Romance de Cecília
..penso que também li um chamado de Nove Mulheres e Meia, mas este já não tenho. |
|
| Back to top |
|
 |
Lino

|
Posted: Fri Nov 03, 2006 12:42 pm Post subject: |
|
|
| Alguém wrote: | | CC wrote: | | Aproveito para aconselhar também o fabuloso livro "Os Três Mosqueteiros", de Alexandre Dumas, que também é um clássico absoluto. |
Há outro "clássico" de Dumas que é imperdível, e de que talvez goste mais do que os "Mosqueteiros". Nada mais, nada menos do que o "Conde de Monte Cristo". Simplesmente soberbo... |
Há uma versão desse livro em forma de bd do Mickey... |
|
| Back to top |
|
 |
kristianps Guest
|
Posted: Tue Nov 21, 2006 5:05 pm Post subject: |
|
|
Lembro-me de ler alguns livros dos "sete" mas preferia mais os livros de "uma aventura" que aliás ainda hoje leio
Lembro-me também de ler os livros da rua sésamo que saiam mensalmente e custavam 600 escudos; de ler as aventuras das tartarugas ninjas que saíam semanalmente por 120 escudos e de uma personagem de banda desenhada que era um castor, se ñ me engano era o Petzi( não tenho bem a certeza).
Agora em termos de livros educacionais:
Úrsula, a maior (Alice Vieira)
Rosa, minha irmã, rosa ( Alice Vieira)
Cavaleiro da dinamarca( Sophia Anderson)
Lua de Joana |
|
| Back to top |
|
 |
Sérgio
|
Posted: Wed Sep 26, 2007 5:08 pm Post subject: |
|
|
Há dois livros que me marcaram na infância/adolescência (para além de muitos dos já referidos):
Contos Exemplares, de Sophia de Mello Breyner
Bandeira Preta, de Branquinho da Fonseca
Ainda não os consegui comprar em adulto para reler, embora os procure de vez em quando. |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|