|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Al_Tereg

|
Posted: Wed Sep 07, 2011 12:28 pm Post subject: |
|
|
Primeiro que tudo:
Parabéns Nani!!!
Espero que desta vez ela veja, porque já lhe mandei MP sobre um livro que lhe interessa há uns 15 dias e continua na caixa de saída.
Depois:
Acrescentei uma nova colecção à cábula - Enciclopédia Verbo Juvenil.
Tenho 10 volumes de há 40 anos atrás, mas sempre me faltaram 2 volumes que resolvi agora meter na cábula. Quero é baratinho: 2,5€ no máximo. Julgo não ser difícil, porque vejo sempre muitos na feira da ladra (nunca comprei porque não me lembrava quais os números que me faltavam - a colecção continua em casa dos meus pais).
Edit: Ena, agora sou sempre eu a inaugurar as páginas!
Sorry, Strawberryzinha.  |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Wed Sep 07, 2011 4:06 pm Post subject: |
|
|
MUITOS PARABÉNS, NANI!!!  |
|
| Back to top |
|
 |
_tita_

|
Posted: Wed Sep 07, 2011 5:05 pm Post subject: |
|
|
Antes de mais
Parabéns (atrasados) Ana
Mas em minha defesa tenho a dizer que dei por parabéns via SMS e Facebook
E agora
Parabéns Nani |
|
| Back to top |
|
 |
Paulex

|
Posted: Wed Sep 07, 2011 5:43 pm Post subject: |
|
|
PARABÉNS, NANI!
Espero que estejas a ter um grande dia!  |
|
| Back to top |
|
 |
medvet
|
Posted: Wed Sep 07, 2011 6:22 pm Post subject: |
|
|
olha,olha...
eis uma colecção que ainda não pusera na cábula para não a engordar
mas já que o Rui começou...vou adicionar-me à Enciclopédia Verbo Juvenil;há anos que ando de olho nela,mas só agora consegui arranjar o nº 5
acrescento que há outra (a Nova enciclopédia verbo juvenil) que também me interessa,deram-me há (muitos )anos os 3 primeiros volumes...
mas ainda faltam os outros 9;esta é mais difícil de achar que a primeira...
beijinhos |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Wed Sep 07, 2011 7:29 pm Post subject: |
|
|
| medvet wrote: | olha,olha...
eis uma colecção que ainda não pusera na cábula para não a engordar
mas já que o Rui começou...vou adicionar-me à Enciclopédia Verbo Juvenil;há anos que ando de olho nela,mas só agora consegui arranjar o nº 5 |
Err... Bem, tinha eu estado aqui a fazer um exercício para emagrecer a cábula (se o governo me descobre contrata-me para cortar aquelas gorduras supérfluas de que tanto falam ) e, quando tinha finalmente conseguido reduzir para duas páginas, não cabendo ali nem mais um... (como é que eu digo sem citar o Catroga?... ) ...cabelo, obrigas-me a meter outra linha!
Mas não tem problema: consegui reduzir milagrosamente uma linha e acrescentei a tua. Ufff...
Entretanto, também ninguém vê as alterações que eu estou a fazer, enquanto não houver luz verde da moderadora.
| medvet wrote: | acrescento que há outra (a Nova enciclopédia verbo juvenil) que também me interessa,deram-me há (muitos )anos os 3 primeiros volumes...
mas ainda faltam os outros 9;esta é mais difícil de achar que a primeira.. |
Essa é que está pior. Enquanto não formos para medidas mais drásticas de eliminar algumas pessoas da cábula, qualquer colecção a mais obriga a voltarmos à 3ª página. Logo a seguir a eu ter tido tanto trabalho para reduzir isto...
Mas, como já disse antes, não se inibam por isso. Se quiseres mesmo a gente põe! Se afinal ela anda há uns 2 anos pelas 3 páginas, não terá de emagrecer agora de uma só vez, até lhe pode fazer mal.
Eu tenho sempre visto muitos destes à venda na feira da ladra. Como disse, só não completei mesmo até hoje porque não sabia quais o números que me faltavam. Portanto há boas hipóteses de que, no encontro, alguém descubra algumas, quer da EVJ, quer da Nova EVJ. E daí, às vezes quando se quer é que não aparecem, vamos ver
Entretanto, começa a parecer-me pouco provável que eu vá ao encontro deste ano e como tu infelizmente também não vais, teremos de depender de quem vá. Força pessoal! (Bem precisam que os volumes ainda são pesados ) |
|
| Back to top |
|
 |
VeraC

|
Posted: Thu Sep 08, 2011 9:16 am Post subject: |
|
|
Até me sinto mal, só de ler o teu post, Al_Tereg!
É que eu trabalhava, praticamente, na feira da ladra! Agora estou para aqui desolada a pensar que se ainda lá estivesse, dava lá um saltinho na terça a procurar essas enciclopédias...
Mas já lá não estou quase há um ano...  |
|
| Back to top |
|
 |
medvet
|
Posted: Thu Sep 08, 2011 2:15 pm Post subject: |
|
|
oi
rui,não te rales muito,até porque essas enciclopédias vão aparecendo;
e eu nem falo de uma nova colecção,a Ver e saber --2ª série (são 26 volumes,mas já arranjei uns 7) ,precisamente para não tornar a cábula morbidamente obesa...
afinal de contas,com toda esta conversa de emagrecer a economia,nós é que vamos emagrecendo...nas carteiras!
bj |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Fri Sep 09, 2011 2:00 am Post subject: |
|
|
| medvet wrote: | oi
rui,não te rales muito,até porque essas enciclopédias vão aparecendo;
e eu nem falo de uma nova colecção,a Ver e saber --2ª série (são 26 volumes,mas já arranjei uns 7) ,precisamente para não tornar a cábula morbidamente obesa... |
Não. Eu acho é que não faz sentido nenhum alguém como tu, que está realmente interessada e a fazer as colecções, ficar de fora, apenas porque temos uma cábula obesa com pessoas que se calhar já se esqueceram até de que existe uma coisa chamada cábula.
Há a solução inclusiva, que me pareceu ser a opinião da Straw. Fica tudo na cábula e a gente escolhe para quem compra ou não. É uma uma opinião perfeitamente respeitável, mas implica que quem queira procurar livros ande com uma cábula enorme atrás, o que é difícil até em termos de espaço: eu sei que as senhoras têm mala, eu tenho uma carteira para notas e moedas onde cabe um A4 dobrado, mas onde 2 A4 dobrados já fazem alguma mossa, particularmente se quisermos andar com a cábula no dia a dia; mas é acima de tudo muito difícil em termos de procurar por tanta colecção, tão variada e dispersa, se entrarmos num alfarrabista. Claro que há coisas que nos ficaram na cabeça, particularmente quando vimos a cábula online, e que nos chamam a atenção quando as vemos à venda, e depois a ideia é confirmar na cábula quem pretende o quê. Portanto, totalmente impraticável não é, e reconheço que pode fazer sentido.
Há a outra solução que eu propus, que era contactar as pessoas que há mais tempo não aparecem aqui e perguntar-lhes apenas se continuam interessadas, só isso. Deixando bem claro que ninguém quer estar a excluí-las ou a discriminar. Como se costuma dizer: perguntar não ofende.
Não tenho problemas de dar exemplos concretos e de mencionar pessoas. Já aqui dei o exemplo da Kikinha, que julgo ter sido até, durante muito tempo, das pessoas mais participativas neste grupo e nesta iniciativa que é a cábula, como aliás se pode ver pelo número de colecções que mantém na dita. Ora bem, há quanto tempo a Kikinha não avermelha ou retira um livro da sua extensa lista de faltas? Não me parece que alguém que esteja activamente a fazer "n" colecções, passe meses ou anos sem arranjar um único livinho para amostra. Se lhe falta pouquíssimas coisas, como é o caso do António, é natural que não as consiga encontrar - quanto menos falta mais difícil é - mas se se procura tanta coisa, das duas uma: ou não procura mesmo (e aí eu pergunto-me: sendo assim, porque havemos nós de procurar por elas), ou então até já conseguiu muito do que procurava, mas nem se deu ao trabalho de as vir retirar da cábula.
Isto não tem nada contra a Kikinha que eu não conheço de lado nenhum e que acredito que seja uma excelente pessoa, e peço desde já desculpa se ela me estiver a ler (o que realmente duvido), agora que ela não me parece muito interessada, lá isso não.
O que eu proponho, e até agora apenas a Straw se manifestou sobre o assunto, ao que percebi contra, é contactar por MP todas as pessoas que andam aparentemente desaparecidas, apenas com a pergunta: continuas interessado/a?
Respondem "sim", óptimo, não está cá mais quem falou, mantêm-se na cábula. Dizem que não, riscam-se da cábula. Não respondem num prazo razoável (digamos 1 mês), riscam-se da cábula (apenas da A4, atenção, na outra não tem problema manter). Passado 2 meses, ou 2 anos, a pessoa afinal a aparece e diz: "eh pá, não me tinha apercebido, mas continuo interessado/a", no problemo, volta à cábula!
Foi apenas uma sugestão. A Straw já se pronunciou contra, pelo que eu não tomei nenhuma iniciativa. Se mais ninguém se pronunciar ou se também estiverem contra, fica sem efeito.
Agora o que não acho jeito é que a medvet esteja a deixar de fora colecções em que está interessada para que outros que nem aqui aparecem se poderem manter. Portanto, não tem problema, eu ignoro o trabalho todo que tive para tentar reduzir aquilo para um único A4 e acrescenta-se já tudo o que ela pretende. Ficar de fora com medo de a engordar é que não! |
|
| Back to top |
|
 |
Sérgio
|
Posted: Fri Sep 09, 2011 8:30 am Post subject: |
|
|
Eu estou com o Rui. Acho que deveríamos emagrecer a cábula A4.
Aliás, mantendo-se a cábula online, nada impede que quem quiser comprar o que quer que seja para quem quer que seja o faça, mas evita que andemos todos com uma resma de papel atrás.
Acho que a ideia do contacto via MP é uma muito boa solução. |
|
| Back to top |
|
 |
nani76
Joined: 03 Nov 2008 Posts: 401 Location: Argoncilhe-Sta Maria da Feira
|
Posted: Fri Sep 09, 2011 9:31 am Post subject: |
|
|
Bom Dia,
Muito Obrigada a todos pelos votos de parabéns.
O dia correu muito bem, tanto que depois de 15 dias de férias "forçadas" no Hospital (depois de 15 dias de férias ) foi o dia da minha saída precária.
Eu concordo com o Rui...e para não se "atreverem" a mandar-me pm, por ter andado 1 mês desaparecida, já vou avermelhar o Guilherme e o Vagabundo.
Jokas  |
|
| Back to top |
|
 |
VeraC

|
Posted: Fri Sep 09, 2011 9:53 am Post subject: |
|
|
Olá!
Eu também concordo com a proposta de emagrecer a cábula, mesmo porque o A4 é apenas um instrumento facilitador para quem anda às compras e é construido a partir da cábula on line.
No limite, e pegando também na ideia da moranga, quem é que impede alguém de pegar nos livros em falta das pessoas que não se têm manifestado e dedicar-se a comprar apenas esses, porque conhece pessoalmente os interessados, por exemplo?
Eu até contra mim falo. Sei que tenho lá duas colecções por terminar e confesso que nem eu própria tenho procurado os livros em falta, até agora. Por isso, se já me tivessem retirado do A4, juro que não levava nada a mal!
É claro que agora, que já cá vos ando a chagar outra vez, espero que não me tirem!  |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Fri Sep 09, 2011 10:30 am Post subject: |
|
|
Desde que se salvaguardem as faltas dos "desaparecidos" na caixa de mensagens do user comum ("cbv's"), como tem sido seguido pela Ana.
A tomar-se esta atitude, acho que apenas se devem considerar "candidatos" à "reserva" os casos da "Carla Alves", "Miga", "SaraD" e "AnaSerafim".
Custa um pouco falar das duas primeiras, porque a Carla Alves foi uma das "fundadoras" deste tópico, além de ser dos membros "veteranos"; a outra Carla ("Miga") é também um membro antigo e deu grande vitalidade e animação ao fórum com os seus pequenos enigmas.
As outras duas são membros recentes e não as conheço (apenas vendi uma vez 2 ou 3 Patrícias à Ana Serafim).
Também concordo que não se deve (pode) tentar manter a cábula nas duas páginas. As pessoas são livres de acrescentar as colecções que efectivamente quiserem fazer e mais vale constarem na versão impressa do que terem de ser acrescentadas à mão, o que vai obrigar à mesma a utilização de uma 3ª página.
Para quem não costuma utilizar a cábula A4 ou a utiliza de longe a longe, isto não fará muita diferença. No meu caso vos garanto que faz.
Nem vamos andar a "decorar" a cábula online...
Desculpem o testamento...  |
|
| Back to top |
|
 |
VeraC

|
Posted: Fri Sep 09, 2011 10:46 am Post subject: |
|
|
Sim, sim, António...
Desculpamos o teu testamento e fazemos o quê ao Rui?!
LOL
Desculpem, não resisti...  |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Fri Sep 09, 2011 10:58 am Post subject: |
|
|
 |
|
| Back to top |
|
 |
Strawberryzinha

|
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Fri Sep 09, 2011 1:04 pm Post subject: |
|
|
| Lembras-te que a Shana fez uma 1ª cábula em Excel antes dela e da Ana fazerem a actual cábula em html. |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Fri Sep 09, 2011 2:06 pm Post subject: |
|
|
Mais um testamento!
Straw, uma cábula em html tb se edita facilmente para quem esteja interessado em fazê-lo, seja com o front page, seja com outros programas semelhantes, seja até com o microsoft word. Não me parece é que a maior parte do pessoal esteja para se dar a esse trabalho, mas quem o quiser...
Se houver gente a sair da cábula, mas haja quem pretenda manter essas pessoas na dita também há uma solução muito simples: manter uma cábula antiga. Afinal de contas, as pessoas que irão sair não alteram os seus pedidos há imenso tempo, pelo que a sua parte de mantém imutável. Se entretanto fizerem alguma alteração isso significa que voltaram à "vida activa" e, como tal, regressarão de imediato à cábula actualizada.
Claro que quem o quiser fazer acumulará duas cábulas: uma antiga, com os fósseis (kidding, sem ofensa! ) e outra com os elementos que se mantêm vivos. Mas tendo em conta que a nova cábula em circunstâncias normais não ultrapassará uma folha, não será muito peso a mais para quem já não se importa de andar com duas.
De qualquer forma, para já, ninguém vai sair. Mesmo depois de enviar as tais MP espera-se pelo menos um mês por uma resposta até efectivar essa saída. Quando a saída acontecer será anunciada aqui. Repito: quem saia pode sempre voltar a entrar se/quando manifestar desejo.
Entretanto, medvet, avança com todas as colecções que te interessem. Como já andei ali a fazer exercícios de estica aqui, encolhe acolá e não me apetece voltar a remexer aquilo tudo, para já, enquanto não houver as eventuais saídas, as tuas novas colecções irão para a 3ª página. Quando houver o ajuste final, com as eventuais saídas, logo reponho tudo por ordem alfabética. (Entretanto, continuo a falar de uma cábula virtual, porque continuo à espera da luz verde da moderadora para a publicar). |
|
| Back to top |
|
 |
anabreu

|
Posted: Fri Sep 09, 2011 5:07 pm Post subject: |
|
|
PM a quem não vem / mexe na cábula cá há muito tempo, parece-me bem
Mandas tu, Rui?
| nani76 wrote: | ...e para não se "atreverem" a mandar-me pm, por ter andado 1 mês desaparecida, já vou avermelhar o Guilherme e o Vagabundo. |
Hahahaha hilarious ^_^
(isso do hospital é que foi pior)
O problema da cábula em excell é que daria MUITO mais páginas do que um ou dois A4.
Parece que não, mas a informação da cábula html está muito bem condensadinha, e tem lá RIOS de informação...
...e agora vou ver (finalmente ) a tal cábula que o Rui preparou!!
Até já!! |
|
| Back to top |
|
 |
anabreu

|
Posted: Fri Sep 09, 2011 6:52 pm Post subject: |
|
|
Rui enviei-te email, tens o OK para fazeres upload da cábula (já te tinha dado os dados num dos primeiros emails que trocámos)
Apesar de ainda não estar perfeita, deve fazer o serviço direitinho, até eu ter tempo de limpar o código e "acertarmos agulhas"
Retirei-me de algumas colecções na versão de impressão (Rosália, Anita, Obras de Agatha Christie, e mais uma ou outra), que não valia a pena estarem ali a engordar (no caso das 2 primeiras, por livros recentes, e passíveis de encontrar sem cábula...) |
|
| Back to top |
|
 |
Alguem
|
Posted: Fri Sep 09, 2011 8:42 pm Post subject: |
|
|
Um pequeno desbaste na cábula:
Medvet - Todos os números da Nova Encicl. Verbo Juvenil que te faltavam. Ou seja, nº 5 até ao 12. Finito!
Rui - Nºs 2 e 4 da Encicl. Verbo Juvenil. Finito!  |
|
| Back to top |
|
 |
Miguel Freire
|
Posted: Fri Sep 09, 2011 9:03 pm Post subject: |
|
|
| Alguém wrote: | Um pequeno desbaste na cábula:
Medvet - Todos os números da Nova Encicl. Verbo Juvenil que te faltavam. Ou seja, nº 5 até ao 12. Finito!
Rui - Nºs 2 e 4 da Encicl. Verbo Juvenil. Finito!  |
Parece que a melhor maneira de emagrecer a cábula é contratar Alguém a tempo inteiro. Se já em part-time é o que se vê ...  |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|