Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Concorrência em leilão entre membros da cábula

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> PATRICIA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Wed Nov 17, 2010 6:21 pm    Post subject: Concorrência em leilão entre membros da cábula Reply with quote

Não sei se isto terá alguma vez sido falado numa das quase 350 páginas do tópico "Ainda hoje sabe bem reler", mas julgo que não.

Penso portanto que não há nada combinado entre os membros da cábula em caso de concorrerem por um mesmo livro que esteja em leilão. Contudo, parece-me haver um acordo tácito, não escrito, no sentido de não competirmos uns com os outros. Pelo que, em circunstâncias normais, quem vê o livro primeiro e licita primeiro fica com ele. Isto quando não aparece alguém extra-cábula a concorrer, claro.

A minha ideia era criar uma regra escrita que servisse de conduta de comportamento aos membros da cábula no caso de concorrência em leilão, com o objectivo fundamental de criar alguma justiça e, simultâneamente, defendermos os nossos interesses enquanto coleccionadores, que é não deixar o preço dos livros inflacionar em demasia.

É claro que a ideia de um leilão é exactamente fazer subir os preços através da concorrência. São essas as regras e não podemos ir contra elas (é o todo poderoso mercado de que tanto se fala hoje em dia, e é a chamada lei da oferta e da procura). Contudo, sempre houve grupos que se organizaram no sentido de se defenderem dessas leis do mercado, quando elas não lhes são favoráveis. Sem pretender com isto criar uma espécie de Sindicato ou Cooperativa dos Amigos da Cábula, Laughing nem que me acusem de comunista ou de alguma coisa dessas, Razz acho que devíamos criar algumas regras para nos defendermos.

A minha proposta é a seguinte:

Ponto único
Para não estar a inflacionar o preço dos livros, em circunstâncias normais, não deveríamos competir uns com os outros. Em caso de haver várias pessoas interessadas num livro, quem visse primeiro ficava com o livro (se alguém extra-cábula não aparecer a licitar, claro), quem chegasse depois, paciência, ficava para a próxima.
Esta regra, sem ter estado, que eu saiba, alguma vez escrita, já era de algum modo tacitamente aceite. Proponho apenas que se oficialize.

Excepções
Contudo, isto pode nem sempre ser justo: imaginemos alguém que vê um livro de uma colecção que não é nada prioritária para ele, mas, como está na lista e o vê em leilão, licita. Entretanto, outra pessoa que anda há anos atrás daquele livro, ou a quem falta apenas aquele livro para acabar a colecção, tem de se conformar em perdê-lo, apenas porque não foi a primeira pessoa a vê-lo. Isto não me parece justo.

Portanto, em caso de haver mesmo livros em que há várias pessoas realmente interessadas, deve ser luta sem quartel. Quem estiver disposto a dar mais, ganha e ponto final! A lei do mercado pura e dura! Twisted Evil

Diz-se que não há regra sem excepção, mas, contudo, proponho também criar regras para as excepções: Laughing

Mais uma vez, para nos defendermos mesmo nesses casos, deveria (poderia) haver alguma combinação entre os membros da cábula.

Exemplos:

Situação 1.
Membro A: Vi que fizeste uma licitação de 5€ pelo livro X. Eu estava disposto a dar 10€ por ele, qual é o máximo que tu estás disposto a dar?
Membro B: Eh pá, eu, no máximo daria 7,5€, portanto, fica lá com ele.

O que é que isso significava? Que em vez de fazerem ambos escalar o preço obrigando o que ganhasse a gastar um balúrdio, o que estava disposto a dar menos desistia de imediato fazendo com que o livro ficasse mais barato ao outro. Ou seja, o Membro A licitava 5,50€ e ganhava o leilão, em vez de escalar até aos 8€ para ultrapassar os 7,5 que o Membro B estava disposta a dar.

Situação 2:
Membro A: Vi que fizeste uma licitação de 5€ pelo livro X. Eu estava disposto a dar 10€ por ele, qual é o máximo que tu estás disposto a dar?
Membro B:Eh pá eu quero mesmo esse livro, estou disposto a ir até aos 15€ ou 20€, se for preciso.
Membro A: Ok, fica lá então com o livro, que eu a tanto não chego.

Resultado: O Membro B fica com o livro por 5€ em vez de deixar escalar até aos 11€ que era o que aconteceria se o Membro A fosse até ao máximo que estava disposto a dar - os tais 10€

O que vos parece? Acham que se justifica criar regras ou mais vale deixar como até aqui, dado que nem parecem ter existido, que eu saiba, propriamente conflitos entre nós por causa disso?
Ainda que achem que sim, o que acham destas regras: concordam, discordam, propõem alterações?

PS - Quem não deve achar piada nenhuma a estes "estatutos" é algum vendedor que nos esteja a ler. Wink Peço antecipadamente desculpa, mas cada um tem a legitimidade de defender os seus interesses. Cool
Back to top
View user's profile Send private message
Strawberryzinha



Joined: 21 Sep 2006
Posts: 1394
Location: Carnaxide

PostPosted: Wed Nov 17, 2010 6:49 pm    Post subject: Reply with quote

No fundo é o que já fazemos como dizes só nunca se tinha escrito :p

Sempre tivemos um acordo implícito, quem vê primeiro ou licita primeiro fica com ele, para não inflacionar-mos!
_________________
www.patricia-belden.blogspot.com & www.strawberryzinha.blogspot.com
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Wed Nov 17, 2010 7:36 pm    Post subject: Reply with quote

Eu tenho alguns leilões em curso, mas vocês já sabem se estiverem interessados em algum item não precisa de licitar, basta que me envie uma MP e inclusive os membros do Fórum têm um desconto sobre o valor base de licitação ou venda.
Os meus leilões no Miau revertem todos a favor do Mistério Juvenil.
Sou o PFerreira
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Wed Nov 17, 2010 7:48 pm    Post subject: Reply with quote

Façam é uma coisa, não revelem aqui quais são os livros em causa, porque acredito que este fórum já tenha muita visibilidade pelos vendedores (e compradores) do miau Evil or Very Mad
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Wed Nov 17, 2010 8:27 pm    Post subject: Reply with quote

Como disse a Straw, há um acordo nunca "oficializado" entre nós. Há referências dispersas a situações desse tipo, mas em páginas mais antigas (estou a lembrar-me, p. ex., duma achega do Sérgio a esse respeito mas não me perguntem em que pág. isso está Wink)
Para mim, que não ando muito por leilões, mais delicada é a situação das compras que se fazem, havendo mais do que um interessado em determinado livro que foi comprado. A prática comum é avisar essas pessoas por sms ou aqui no tópico, e o mais rápido a responder fica com ele. Mas nem sempre isso é o que se faz, por várias razões.

Até porque entre essas várias situações, há-as da mais elementar justiça. Por exemplo, alguém que prescinde da compra que fez ou do livro que já tem há algum tempo, em favor doutro membro que ansiava por esse livro há uns tempos. Não é justo que se eu encontrar outro exemplar desse livro (e sabendo desse caso, claro), privilegie a pessoa que ficou sem ele mesmo se houver um 3º membro que só tenha esse em falta?
Nesse caso acho justíssimo.

(no fundo trata-se dum caso com certos pontos em comum com a Situação 2 descrita pelo Rui)
Back to top
View user's profile Send private message
Stracciatella



Joined: 26 May 2006
Posts: 310
Location: Covilândia

PostPosted: Wed Nov 17, 2010 10:44 pm    Post subject: Reply with quote

Se a autoridade da concorrência lê isto... Razz
_________________
http://oprojectodoroberto.blogspot.com/
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Thu Nov 18, 2010 12:36 am    Post subject: Reply with quote

Hahahaha!! Adorei este tópico, parece que vamos começar um jogo novo Wink Rolling Eyes Rolling Eyes

"- quem é o banqueiro?" Laughing (que querem veio-me à cabeça o monopólio)

é como já aqui se disse, isso dos leilões já está em pratica há muito tempo... mas se acham necessidade que a coisa esteja escrita, pois muito bem Smile

Quando a comprar livros para terceiros, já de há um tempo (considerável) para cá, que acho que a melhor forma é ficar ao critério de quem compra escolher a melhor maneira. Ou avisar no fórum e quem vir primeiro fica, ou "repartir" logo à partida como melhor lhe parecer, até porque pode haver "favores" a "pagar", ou pode haver vários livros a repartir por vários membros mais equilibradamente (por oposição a um ver primeiro e ficar com todos), ou por qualquer outra razão que apenas diz respeito a quem compra e prontos Smile
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Nov 18, 2010 6:37 am    Post subject: Reply with quote

Popeye wrote:
Façam é uma coisa, não revelem aqui quais são os livros em causa, porque acredito que este fórum já tenha muita visibilidade pelos vendedores (e compradores) do miau Evil or Very Mad


Podem crer que sim e também por quem escreve livros, esquecem-se é de creditar os seus autores ou seja vocês/nós.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Thu Nov 18, 2010 9:12 am    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
e também por quem escreve livros


hahahaha!! Acho que sei de quem falas... e também estou sempre a dizer isso!! Smile

Parte do dinheiro arrecadado deveria reverter para o MJ Wink hehehehe!!
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Thu Nov 18, 2010 11:14 am    Post subject: Reply with quote

Convém aqui esclarecer uma coisa: isto não tem nada contra os vendedores!

Na verdade, este fórum, particularmente a secção da cábula, longe de os prejudicar muito os tem beneficiado, das mais diversas formas: divulgando o coleccionismo de livros juvenis e trazendo mais consumidores do género para o mercado (foi o meu caso - há ano e meio nem me imaginava a gastar dinheiro nestas coisas, vim aqui parar e acabaram por me meter o bichinho do coleccionismo, e é melhor nem fazer as contas ao que já gastei na totalidade neste espaço de tempo Rolling Eyes ); dando aos vendedores indicações preciosas sobre os livros pelos quais podem pedir mais, porque têm mais procura.

Na verdade, quem anda nisto há mais tempo do que eu pode testemunhar a enorme inflação que houve nalguns livros, nomeadamente nos da Enid Blyton, que atingem hoje quantias impensáveis há dois ou três anos atrás. Ora, para essa inflação, muito contribuímos nós, inadvertidamente, através deste nosso fórum. Longe de andarmos a fazer com que os preços baixem, temos contribuído, inadvertidamente, repito, para a sua subida. É verdade que, como já fui alertado por um vendedor, esta inflação também pode trazer-nos alguns benefícios, no sentido em que os vendedores sabendo que existe mercado, podem oferecer mais dinheiro à partida a quem os fornece, aumentando a quantidade de livros disponíveis para venda. Contudo, isso não implica que nós, enquanto consumidores não tenhamos inteira legitimidade de arranjar estratégias que nos defendam, já que neste tipo de mercado não podemos propriamente queixarmo-nos à DECO ou a à autoridade da concorrência.

Isto não tem portanto nada contra os vendedores (eu próprio estou, episodicamente, no papel de vendedor, vendendo alguns livros que tenho repetidos - embora no meu caso sem qualquer intuito de lucro, mas apenas de reaver algum do dinheiro investido), e nem tenho dúvidas nenhumas de que os vendedores são nossos amigos! Very Happy principalmente pelo dinheiro que directa ou indirectamente (através da promoção que este fórum faz ao género) lhes temos dado a ganhar.
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Thu Nov 18, 2010 1:05 pm    Post subject: Reply with quote

Apoiadíssimo Rui Smile

Al_Tereg wrote:
Na verdade, quem anda nisto há mais tempo do que eu pode testemunhar a enorme inflação que houve nalguns livros, nomeadamente nos da Enid Blyton, que atingem hoje quantias impensáveis há dois ou três anos atrás.


....e não foram só esses! Os Hardy há uns tempos atrás nunca se venderiam a 4 Euros, nem as Patrícias a 6 e muitas vezes mais! ...mas claro o record absoluto vai para Blyton... 20 ou 30 euros por um livro era coisa que NUNCA que via :shocked:

Lembro-me que no início comprei muitos livros ao AMiguels, daqueles de capa dura e em óptimo estado, a 3.5 Euros - e já era considerado um preço um bocadinho acima do habitual (pois os livros apareciam a leilão a 1.75 geralmente e muitas vezes nem se vendias, outras das vezes vendiam pelo valor inicialmente pedido)
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Thu Nov 18, 2010 4:02 pm    Post subject: Reply with quote

anabreu wrote:
Parte do dinheiro arrecadado deveria reverter para o MJ Wink hehehehe!!


Podes crer que fazia-mos todos uma grande jantarada e cheia de livros à mistura.

Engraçado, penso que conheci a Ana numa dessas vendas de livros que fiz, uma caixa cheia deles que levei ali a Gaia. lembras-te?
Todos da Blyton, nessa altura o Fórum estava no início.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Thu Nov 18, 2010 6:15 pm    Post subject: Reply with quote

anabreu wrote:
misterio wrote:
e também por quem escreve livros


hahahaha!! Acho que sei de quem falas... e também estou sempre a dizer isso!! Smile

Parte do dinheiro arrecadado deveria reverter para o MJ Wink hehehehe!!


ó ó
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Fri Nov 19, 2010 1:01 am    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Engraçado, penso que conheci a Ana numa dessas vendas de livros que fiz, uma caixa cheia deles que levei ali a Gaia. lembras-te?
Todos da Blyton, nessa altura o Fórum estava no início.


...lembro pois Smile Acho que morava aqui há pouco tempo! Primeiro descobri o site, e a partir de lá contactei-te por email para te comprar os livros todos dos Cinco de uma assentada (e se não estou em erro também alguns do mistério, gémeas, etc. Smile)

Foi o início da doideira (ou da minha desgraça, hahahaha! Laughing)

Já lá vão uns aninhos... a Mafalda em Fevereiro já faz 4 anos... e para mim, isto tudo dos livros, etc., começou praticamente um ano antes de ela nascer Smile

Ainda testemunhaste a minha barriguinha de grávida Smile
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri Nov 19, 2010 8:18 pm    Post subject: Reply with quote

Foi isso mesmo fui ter contigo à beira mar e levava comigo uma caixa cheia de livros.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
bonecadeporcelana



Joined: 21 Mar 2010
Posts: 1176
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Jan 19, 2011 9:08 pm    Post subject: Reply with quote

Popeye wrote:
Façam é uma coisa, não revelem aqui quais são os livros em causa, porque acredito que este fórum já tenha muita visibilidade pelos vendedores (e compradores) do miau Evil or Very Mad


Não gosto do Miau. Uma vez licitei um artigo e estava toda satisfeita a pensar que o tinha ganho porque finalizou o tempo que lá estava indicado e, afinal, prolongou-se mais umas duas ou três vezes até ter um preço proibitivo. Confused
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> PATRICIA All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group