Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Os Três Investigadores em filme

 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS 3 INVESTIGADORES
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sat Oct 09, 2010 1:39 am    Post subject: Os Três Investigadores em filme Reply with quote

Sabiam que há pelo menos dois filmes recentes d'Os Três Investigadores?

Nomeadamente:
O Segredo da Ilha do Esqueleto (2007)
http://www.imdb.com/title/tt0476603/
Trailer aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=yGc2JZXtKaE

e

O Segredo do Castelo do Terror (2009)
http://www.imdb.com/title/tt1156519/
Trailer aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=NMCrQ0QShAU
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Sat Oct 09, 2010 11:17 am    Post subject: Reply with quote

Não sabia. Obrigado pela informação, Al_Tereg.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Oct 09, 2010 4:00 pm    Post subject: Reply with quote

Também desconhecia a informação, vou investigar melhor.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sat Oct 09, 2010 7:18 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Também desconhecia a informação, vou investigar melhor.


Eu já cá os tenho (não versões oficiais, claro, porque não estão à venda em Portugal). Razz Quando tiver oportunidade hei-de vê-los e logo deixo opinião. Se gostar, e se estiverem à venda na Amazon ou algures, logo pondero, ou não, comprar.
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Sat Oct 09, 2010 8:09 pm    Post subject: Reply with quote

einas! Mal posso esperar por essa apreciação Smile
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sun Oct 10, 2010 2:01 pm    Post subject: Reply with quote

Já pesquisei masnão vi à venda em lado nenhum.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Sun Oct 10, 2010 5:19 pm    Post subject: Reply with quote

Há uma loja online da Austrália ( www.ezydvd.com.au ) que tem The Secret of Skeleton Island em stock e The Secret of Terror Castle esgotado. Já encomendei DVDs desta loja há alguns anos e não tive problemas.

Entretanto acabei de encomendar o Skeleton Island. Depois quando receber direi o que achei do filme, mas antes também tenho de reler o livro.
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Tue Nov 02, 2010 4:41 pm    Post subject: Reply with quote

Conforme prometi, aqui vai a minha opinião sobre o filme "The Secret of Skeleton Island".

Em primeiro lugar, o enredo deste filme não tem nada a ver com o enredo do livro com o mesmo nome. Embora a acção de ambos se passe numa ilha com o mesmo nome (Skeleton Island), esta situa-se na costa Leste dos Estados Unidos no caso do livro, enquanto que no filme situa-se na África do Sul! No entanto, tenho de reconhecer que após a decepção inicial, por estar à espera duma versão cinematográfica do livro, acabei por gostar bastante do filme.

O enredo, embora não tenha sido adaptado de nenhum dos livros americanos dos 3 Investigadores (existem livros originais em alemão que não li), pode no entanto ser considerado uma história típica dos 3 Investigadores. Como tal, não falta a presença de um ser estranho que habita uma gruta da ilha, bem como uma estranha mensagem escrita nas costas de uma pintura, as brilhantes deduções do 1º investigador, e muita, muita acção. Algumas cenas até fazem lembrar os filmes de Indiana Jones!

Talvez a maior divergência em relação aos livros seja a idade do 3º investigador. Enquanto que nos livros os 3 rapazes são da mesma idade, embora esta nunca seja explicitamente revelada, no filme o 3º investigador aparenta ser muito mais novo que os outros dois, tão novo que ainda dorme com um urso de peluche! Talvez a intenção tenha sido alargar o alvo do filme aos espectadores mais jovens. Os outros 2 investigadores são mais fiéis à imagem transmitida pelos livros, em especial o 1º investigador (Jupiter Jones) com o seu modo peculiar de falar e as suas deduções.

Embora a maior parte da acção se passe na África do Sul, somos brindados no início e no fim do filme com cenas do mítico "quartel-general" dos 3 Investigadores e do não menos mítico depósito de sucata do tio do Jupiter Jones.
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sat Nov 06, 2010 12:40 pm    Post subject: Reply with quote

Esse ainda não vi, até porque é um dos livros da série que ainda não li e prefiro lê-lo antes de ver o filme. O que vi foi exactamente o outro: "O Segredo do Castelo do Terror". Globalmente fiquei com uma impressão semelhante.

Já vi o filme há mais de um mês, pelo que já não o tenho assim tão presente, mas achei genericamente interessante. Por um lado, em muitas coisas, o enredo não tem nada a ver com o livro (embora até esteja bem engendrado), por outro lado, acho que no essencial, nomeadamente no estilo e na caracterização da história e das personagens, até está bastante fiel (ao que li, a adaptação terá sido feita pela própria filha do autor original, Robert Arthur). De modo que é engraçado ver por um lado cenas bastante familiares e partes do enredo em que se segue fielmente a história original, inseridas numa história em muitos pontos diferente.

Depois há a natural adaptação aos dias de hoje. Por exemplo, Jupiter Jones e os seus amigos usam uma quantidade de gadgets electrónicos do século XXI. Smile

Em resumo, pode chocar alguns puristas que pretendam ver nos filmes a transcrição exacta das histórias dos livros, mas para quem quer ver um filme dos 3 Investigadores, ao estilo dos 3 Investigadores, com cenários dos 3 Investigadores, mas adaptado aos dias de hoje, é interessante.
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Mon Nov 08, 2010 4:46 pm    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
Esse ainda não vi, até porque é um dos livros da série que ainda não li e prefiro lê-lo antes de ver o filme.

Conforme referi, a história do livro e a do filme não têm nada a ver uma com a outra, pelo que acho que é indiferente ler o livro antes ou depois. Aliás, até seria mais lógico ver o filme primeiro, uma vez que o seu enredo situa-se cronologicamente antes da história do 1º livro. De facto o filme termina com o Jupiter a fazer cálculos para encontrar a resposta ao concurso que dará direito à utilização do Rolls-Royce. Recorde-se que no 1º livro ele já ganhou o concurso. Por isso este filme (Skeleton Island) também pode ser um bom ponto de partida para quem queira conhecer os 3 Investigadores. O único senão é não estar legendado, pelo que exige bons conhecimentos de inglês.

Quanto aos "gadgets electrónicos do século XXI", é de ter em conta que nos livros também aparecem muitas engenhocas. O Jupiter é descrito como um génio da electrónica (entre outras coisas) capaz de construir a partir de peças de ferro-velho qualquer gadget que possa auxiliar as suas investigações.

Entretanto também já encomendei o DVD de "The Secret of Terror Castle". Foi um pouco mais difícil, mas finalmente consegui encontrar na ebay.
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Mon Nov 08, 2010 8:01 pm    Post subject: Reply with quote

Tim wrote:
(...)Aliás, até seria mais lógico ver o filme primeiro, uma vez que o seu enredo situa-se cronologicamente antes da história do 1º livro. De facto o filme termina com o Jupiter a fazer cálculos para encontrar a resposta ao concurso que dará direito à utilização do Rolls-Royce. Recorde-se que no 1º livro ele já ganhou o concurso.


Pois, no filme "O Segredo do Castelo do Terror" aparece já o motorista com o Rolls-Royce a conduzi-los. Não se pode dizer que o filme não tenha nada a ver com o livro: em vários aspectos até segue fielmente, noutros, pelo contrário, é bastante diferente.

Quote:
(...)Quanto aos "gadgets electrónicos do século XXI", é de ter em conta que nos livros também aparecem muitas engenhocas. O Jupiter é descrito como um génio da electrónica (entre outras coisas) capaz de construir a partir de peças de ferro-velho qualquer gadget que possa auxiliar as suas investigações.


Sim, sim. E esse é um dos aspectos em que os filmes são fieis ao espírito dos livros. Só que, claro, o gadgets são muito mais séc. XXI! Outros nem gadgets podem ser considerados hoje em dia, embora o fossem certamente se "adivinhados" pelo autor quando escreveu os livros: nomeadamente, as reuniões no quartel-general do Jones Salvage Yard são marcadas por... SMS. Very Happy
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Wed Nov 10, 2010 12:00 pm    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
[...] nomeadamente, as reuniões no quartel-general do Jones Salvage Yard são marcadas por... SMS. Very Happy

Curiosamente, no 1º filme eles nem usam telemóveis. O Bob usa um pequeno gravador portátil, e numa situação específica os 3 investigadores e a sua jovem cliente usam uns auriculares e microfone sem fios.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS 3 INVESTIGADORES All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group