Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Os Pequenos Vagabundos
Goto page 1, 2  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS PEQUENOS VAGABUNDOS
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Visitante
Guest





PostPosted: Tue Jan 02, 2007 11:08 am    Post subject: Os Pequenos Vagabundos Reply with quote

Olá !

O artigo que se segue foi escrito por mim e publicado na extinta revista DVD Review.

Há pouco menos de quarenta anos nasciam para o mundo os galapiats. Fruto de uma iniciativa conjunta das televisões de expressão francesa (RTB, Bélgica; ORTF, França; SSR, Suiça; SRC, Canadá), esta série televisiva viria a marcar profundamente o imaginário colectivo de algumas gerações de jovens, especialmente no mundo latino, incluindo, e de que maneira, Portugal, onde passou à posteridade sob o nome de Os Pequenos Vagabundos.

A narrativa, vista por muitos como uma adaptação televisiva do espírito criado pela escritora britânica Enid Blyton, nas histórias de Os Cinco e Os Sete, inicia-se com a chegada de um grupo de adolescentes franceses e belgas a uma colónia de férias nas Ardenas. Ali, os nossos heróis travarão conhecimento com um segundo grupo, que, tal como eles, procura encontrar o famoso ouro dos Templários, supostamente escondido na região. Iniciada a aventura, todas as pistas conduzem ao castelo sem nome, outrora ocupada pela mística ordem religiosa. Mas o que os sete amigos vão encontrar ali será algo mais concreto: um grupo de criminosos ingleses actua em segredo, na sequência de um bombástico golpe nas ruas de Londres. É este, em suma, o argumento de O Segredo do Tesouro do Castelo sem Nome, um subtítulo que na altura poderá ter levantado suspeitas sobre um eventual plano de sequela que, seja como for, nunca chegou a surgir.

A produção do projecto foi deixada a cargo do belga Jan van Raemdocnk, enquanto o cineasta francês Pierre Gaspard-Huit era escolhido para escrever o argumento e realizar a série. Este último reunia já uma experiência considerável, estando habituado a movimentar-se na mais alta roda do cinema de expressão francesa, com frequentes trabalhos com as mais proeminentes estrelas, como Marina Vlady, Brigite Bardot, Alain Delon, Jean-Claude Briady e Romy Scheider. Tendo dedicado o seu vigor artístico à televisão desde 1963, Gaspard-Huit situa-se num eixo consensual entre os valores tradicionais e a nouvelle vague francesa. Afasta qualquer tipo de elitismo, defendendo que a produção deve ser multifacetada, de forma a chegar ao maior número possível de nichos de público.

O argumento de Les Galapiats ocupa-lhe a totalidade do ano de 1968. Os eventos de Paris em Maio desse mesmo ano irão provocar um atraso no plano de trabalhos, obrigando o realizador a filmar, já em 1969, a ritmo acelarado. Na realidade, a rodagem dos oito episódios processou-se num curto espaço de tempo: entre Maio e Julho de 1969, inteiramente na Bélgica - Villers-de-Ville, Leefdael, Freyr, Han, Stavelot, Remouchamps, Bouillon e Herbeumont. Apesar da participação suiça e canadiana, é entre os franceses e belgas que se dividem os aspectos operacionais: os actores são todos franceses; os figurantes e a equipa técnica são belgas, assim como o terreno (Ardenas belgas).

Quando finalmente a série foi exibida, revelou-se um sucesso sem igual. A utilização de cores na filmagem era algo revolucionário para este tipo de materiais, o que desde logo oferecia um crédito residual a Les Galapiats. Apesar de nós por cá apenas termos visto os nossos heróis evoluirem no televisor em tons de cinzento, foi uma Europa juvenil extasiada que se rendeu ao espírito de aventura literalmente colorido que Gaspard-Huit estendeu diante de si.

Em Portugal estávamos na época em que os tempos da infância tinham o sabor de uma doce pobreza. Cada livro disponível era uma jóia lida e relida vezes sem contas; na televisão, por entre muitos programas da TV Rural e Telejornais, nós, crianças, encontrávamos um pouco de alegria num leque extremamente limitado de materiais: Bonança, Lassie... Daniel Boone... e alguns, poucos, mais. Foi portanto com enorme alegria que vimos juntarem-se a este reservado clube Os Pequenos Vagabundos. Não me recordo, nem consegui encontrar informação, da data em que terá passado pela primeira vez esta série que tantas crianças fez sonhar, imaginar-se como o formoso herói Jean-Loup ou o popular Cow-Boy, e assim conquistar a fama de descobridores do tesouro ou, sendo ainda mais optimistas, do coração do anjo, Marion.

Depois desse primeiro sucesso, e tendo comprado os direitos de exibição, a RTP, tal como várias outras estações europeias, emitiu de novo a série; se a memória não me engana os oito episódios foram agregados em quatro episódios de uma hora. E, com renovado interesse, toda a população juvenil com acesso a um televisor se deliciou de novo perante as aventuras de Os Pequenos Vagabundos.

Os tempos passaram, a infância deu lugar a uma juventude tão cheia dos problemas próprios dessa fase da vida, ao que se seguiu a entrada no mundo adulto... e Os Pequenos Vagabundos foram deixados para trás, a ganhar poeira, numa qualquer prateleira da nossa memória. Contudo, quando o DVD nasceu e, tal como nós, evoluiu para um estado de maturidade plena, algo trouxe de novo o mundo de Jean-Loup e dos seus companheiros para uma primeira linha. Com tantos e tantos materiais do passado a serem recuperados a cada dia passado, a expectativa do lançamento de Os Pequenos Vagabundos em DVD foi ganhando forma, até que finalmente, no país do seu berço, apareceu! Só que, desilusão... sem legendas e falado em francês.

É contudo preciso não esquecer que as gerações portuguesas de Os Pequenos Vagabundos foram as de transição de um mundo predominantemente francófono, para uma afirmação crescente do inglês enquanto língua internacional. Não é então de espantar que desde logo muitos portugueses se entusiasmassem com o aproximar da edição belga, reacção essa testemunhada no web site não oficial de Les Galapiats (http://www.kidlogis.com/galapiats) onde se pode ver que se prepara uma expedição em força ao local das filmagens. Os conteúdos mantidos online por um grupo de entusiastas são um testemunho claro do carácter de culto de que a série se tem revestido durante todos estes anos. Ali, tomamos conhecimento com o destino que os actores de Les Galapiats conheceram, com triste destaque para a sorte de Philippe Armand (Jean Loup) que, apesar de não estar definitivamente comprovado, terá perdido a vida num acidente de viação após uma efémera carreira musical.
Back to top
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Tue Jan 09, 2007 3:49 pm    Post subject: Reply with quote

Quote:
a expectativa do lançamento de Os Pequenos Vagabundos em DVD foi ganhando forma, até que finalmente, no país do seu berço, apareceu! Só que, desilusão... sem legendas e falado em francês.


Embora a edição à venda em Portugal tenha legendas em português, convém saber um pouco de francês para compreender todos os pormenores da história. Por exemplo, uma das frases do enigma era "fais tournoyer ta hache" que tinha um duplo significado, pois a palavra "hache" tanto significa "machado" como a "letra H". Os nossos heróis inicialmente pensam no primeiro, mas depois descobrem a tal rocha em forma de H e fazem-na rodar.

Parabéns pelo seu artigo!
Back to top
View user's profile Send private message
rui sousa



Joined: 13 Dec 2006
Posts: 1203
Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa

PostPosted: Thu Apr 02, 2009 5:45 pm    Post subject: Reply with quote

Quando cheguei a essa parte do «hache», quando comecei a ver a serie ha cerca de 3 anos e não percebia patavina de francês não percebia essa cena.
agora, k sou um expert em frances, compreendi tudo Laughing
_________________
À Beira do Abismo
Companhia das amêndoas
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website MSN Messenger
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Sat May 02, 2009 3:10 pm    Post subject: Reply with quote

Bem não sou da altura da série, nem da retransmissão posterior da RTP,
mas face à curiosidade que tinha sobre esta série, e quem nem sabia que era aqui discutida, acabei por ver esta semana o primeiro DVD (as 4 primeiras aventuras) e posso dizer que adorei muita coisa Smile
A música é mesmo mítica e entra no ouvido;
nota-se as diferenças económicas entre os jovens da Europa central (neste caso Bélgica) e os de cá: Corridas de Karts, campo de férias;
Como ainda não vi os últimos 4 episódios não posso dizer muito mais da história, mas estou a gostar até ao momento - que estou em 'pulgas' para ver os últimos 4;

Por último, estou apreciar a escola francófona da realização!

E agora compreendi o avatar da MariaM Smile
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Tue May 12, 2009 12:45 pm    Post subject: Reply with quote

E acabei por ver os últimos 4 episódios!
Que pena não terem feito mais!
A meu ver a qualidade da história decaiu um bocadinho ao longo dos últimos 4 episódios, é a sensação que fiquei.
E para acabar em beleza os gendarmes.

Para quem nunca viu, foi o meu caso, e gosta de ver este género de aventuras, aconselho vivamente!
Consigo facilmente imaginar porque foi um êxito na época!
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Wed May 13, 2009 8:19 pm    Post subject: Reply with quote

Especialmente porque na época não havia muitas séries do género. E só havia "canal e meio" de televisão pelo que qualquer coisa era sempre mais vista.

Mas concordo que "Os Pequenos Vagabundos" marcou muita gente. Era novito quando a série passou a primeira vez mas algumas imagens ficaram-me gravadas na memória durante anos.
Back to top
View user's profile Send private message
marion



Joined: 31 Jan 2009
Posts: 828
Location: Coimbra

PostPosted: Thu May 14, 2009 3:08 pm    Post subject: Reply with quote

Já agora,
Não deixem de visitar o site e de colocar uma foto de quando eram pequeninos... Wink

http://www.jupe.be/galapiats/

Marion
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri May 15, 2009 12:09 am    Post subject: Reply with quote

A minha já lá se encontra há já uns anitos.
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
marion



Joined: 31 Jan 2009
Posts: 828
Location: Coimbra

PostPosted: Fri May 15, 2009 2:44 pm    Post subject: Reply with quote

Mistério,

A minha foto, pelo contrário, foi a última a ser adicionada Sad
mas só porque comecei a fazer viagens no tempo, apenas a alguns meses atrás! Por isso, só reencontrei os pequenos vagabundos e a gente do amanhã muito recentemente mas devo dizer que estou a adorar rever os meus heróis e partilhar sonhos distantes com gente de hoje Smile
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri May 15, 2009 11:00 pm    Post subject: Reply with quote

Portanto és o Humberto Fã da Marion, o menino do chapéu?
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
marion



Joined: 31 Jan 2009
Posts: 828
Location: Coimbra

PostPosted: Sat May 16, 2009 8:55 am    Post subject: Reply with quote

Possivelmente já há algum tempo que não revisitas as fotos...

Não sou o Humberto!!!!!E não tenho chapéu! E não é por acaso que me dou pelo nome de Marion.

Já agora, como a telepatia é o meu forte,eu diria que tu és o Paulo Ferreira Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sat May 16, 2009 12:02 pm    Post subject: Reply with quote

marion wrote:
Possivelmente já há algum tempo que não revisitas as fotos...

Não sou o Humberto!!!!!E não tenho chapéu! E não é por acaso que me dou pelo nome de Marion.


Pois... eu apostaria mais na Beatriz Wink

PS - Eu também tive um fraquinho pela Marion, mas isso não me levaria a escolher como nick o nome dela. Embarassed Quando muito seria o Jean-Loup, embora também nunca me tenha identificado o suficiente com ele para o escolher como nick.
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat May 16, 2009 2:52 pm    Post subject: Reply with quote

Beatriz Very Happy pois claro Embarassed
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
marion



Joined: 31 Jan 2009
Posts: 828
Location: Coimbra

PostPosted: Sat May 16, 2009 5:04 pm    Post subject: Reply with quote

...E como devem imaginar, estou Very Happy
Afinal,o "meu" Jean- Loup não só está vivinho como parece que em breve teremos notícícias e fotos dele!!
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sat May 16, 2009 7:14 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Beatriz Very Happy pois claro Embarassed


Mistério das fotos (e sexo) baralhados resolvido! Laughing

Aliás, só podia ser, é a foto mais bonita que lá está. Wink
Back to top
View user's profile Send private message
marion



Joined: 31 Jan 2009
Posts: 828
Location: Coimbra

PostPosted: Sun May 17, 2009 11:03 am    Post subject: Reply with quote

Bondade sua, Al tereg!
Mas obrigada na mesma... Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Sun May 17, 2009 11:52 am    Post subject: Reply with quote

marion wrote:
Bondade sua, Al tereg!


Qual quê? E até aposto que o Jean-Loup quando a vir vai concordar comigo. Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Mon May 18, 2009 5:34 pm    Post subject: Reply with quote

Dei-me por mim anteontem a cantarolar o genérico dos Pequenos Vagabundos Very Happy Laughing

A música é mesmo viciante, mesmo após todos estes anos!
Inclusive arranjei o mp3 para o telemóvel Embarassed Laughing Laughing

Se voltara a encontrar o link, coloco-o aqui se quiserem Smile
É curioso, como gostei tanto de uma série que foi difundida quando ainda eu nem era nascido (nem tão perto).


Oh-la-la, la belle Marion, très jolie Wink

Estou curioso o que fará hoje em dia o Jean-Loup Wink

Como será que os actores reagem a esta procura do que fazem actualmente e do paralelismo com o passado?
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Mon May 18, 2009 7:09 pm    Post subject: Reply with quote

Popeye wrote:
la belle Marion, très jolie Wink


Todo o miúdo que viu a série ficou na altura com um crushzito pela bela Marion... Laughing

Popeye wrote:
Estou curioso o que fará hoje em dia o Jean-Loup Wink

Como será que os actores reagem a esta procura do que fazem actualmente e do paralelismo com o passado?


Isso é a chamada pergunta de tese... ( Laughing ) normalmente e no caso de miúdos são participações esporádicas, seguindo vidas completamente diferentes (não houve um dos miúdos do "Verão Azul" que se tornou depois num marginal?), mas acredito que seja com alguma nostalgia que assistem a este revivalismo todo... ou alguns ficarão chateados por invadirem o seu dia-a-dia actualmente... Wink
Back to top
View user's profile Send private message
marion



Joined: 31 Jan 2009
Posts: 828
Location: Coimbra

PostPosted: Mon May 18, 2009 7:27 pm    Post subject: Reply with quote

Penso que em casos especiais, como é o caso desta série, os próprios actores ficaram marcados e vêem, com agrado, iniciativas que ajudam a manter viva a sua memória e até mesmo, alguns encontros com os fans.

No caso do Jean- loup, parece que o actor preferiu manter-se distante estes anos todos.
Mas estará prestes a revelar-se...

Em relação a uma outra série da minha eleição, The Tomorrow People, em Setembro de 2008, realizou-se em londres, um mega evento com os actores, realizador e fans... o Hyperspace 2008.
Back to top
View user's profile Send private message
Amador



Joined: 14 Feb 2011
Posts: 2
Location: Amarante

PostPosted: Tue Mar 01, 2011 8:57 pm    Post subject: CD OU SERIE???????? Reply with quote

Quem tem?
Alguem me pode ajudar?
Vender ou ceder ?
Um Abraço
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail MSN Messenger
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Wed Mar 30, 2011 5:54 pm    Post subject: Reply with quote

Existe ou existia à venda na Fn*c, por exemplo
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS PEQUENOS VAGABUNDOS All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group