|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Al_Tereg

|
Posted: Fri Mar 27, 2009 4:01 pm Post subject: Restauro / recuperação de livros |
|
|
Viva,
Não sei se o tema já terá sido abordado por aqui (numa rápida pesquisa que efectuei não encontrei nada), nem sei se será esta a secção mais apropriada para o fazer, mas pareceu-me que sim, dado que não vi nada mais específico e em "falar por falar" cabe tudo.
Eu descobri este site há pouco tempo e a nostalgia provocada pelo recordar dos livros queridos da nossa infância, fez renascer em mim o interesse pela literatura juvenil. Isso fez-me andar a organizar a minha colecção de velhos livros de infância, alguns dispersos, outros encaixotados, outros ainda, infelizmente, perdidos.
Quando era criança, até sempre fui de estimar os livros, tinha mesmo as minhas colecções todas organizadas, catalogadas e tudo, como numa biblioteca a sério, sempre tudo muito arrumado e ordenado. Mas, embora eu evitasse emprestar os livros, como isso me valia algumas inimizades , acabava por condescender e, claro, muitos regressavam muito mal tratados. Além disso, havia livros, como é o caso dos Cinco, que eu terei lido dezenas de vezes (ainda hoje os sei praticamente de cor e, se alguém me disser um número de 1 a 21, eu disparo de imediato o nome do livro correspondente ). A acrescentar ainda há os estragos provocados por várias mudanças de residência, de encaixotamentos, etc, para não falar do próprio tempo, que só por si deixa marcas.
Em suma, muitos dos meus livros de colecção estão hoje bastante deteriorados.
O que eu queria saber é se alguém conhece algum site onde ensinem a restaurar livros. Atenção, não quero nada muito profissional, com demasiado apuro e picuinhice. Não pretendo gastar dinheiro em materiais caros, nem tenho já vista, nem mão firme, para trabalhos de grande minúcia. Queria uma coisa o mais simples e expedita possível, apenas para melhorar um pouco o aspecto dos livros.
Para além de um outro raro caso mais complexo, de alguns livros que têm folhas soltas e capas arrancadas, a maioria está pura e simplesmente deformada pelo uso. Normalmente, os livros de encadernação brochada tendem a ficar com a lombada de enviesado em vez de ficar direita (não sei se estão a ver o que eu pretendo explicar). Nos últimos dias (a minha febre de coleccionismo é recente) tenho recebido vários livros vindos de alfarrabistas e, embora se note nalguns a passagem do tempo, vêm sempre todos muito direitinhos e até se nota quando se abrem, aquela resistência ao abrir que apresentam os livros novos, que nunca foram antes abertos. Isto deixou-me a pensar o seguinte: ou quem vendeu esses livros ao alfarrabista nem os leu ou chegou a abrir, ou o alfarrabista tem algum processo, necessariamente expedito e barato, senão tornar-se-ia economicamente inviável, de recuperar os livros.
Alguém sabe se isto é feito e como é feito? Haverá alguma "forma" onde se coloquem os livros de maneira a eles recuperarem a aparência direitinha dos livros novos? Poder-se-á fazer isso de forma artesanal, barata e sem ser necessária grande perícia técnica?
Agradecia que me indicassem sites, ou me dessem umas dicas sobre o assunto.
Obrigado |
|
| Back to top |
|
 |
JVerne

|
Posted: Sat Mar 28, 2009 1:28 am Post subject: |
|
|
Há uma loja na cidade do Porto que faz a recuperação dos livros. Apareceu no mês passado numa reportagem no telejornal mas infelizmente não me recordo do nome da loja. Talvez alguém saiba... _________________ "Tudo o que um homem pode imaginar, outros podem tornar realidade." JV |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Sat Mar 28, 2009 3:00 am Post subject: |
|
|
Existe um livro no mercado que explica com ilustrações como restaurar, encadernar, proteger documentos, fazer caixas para arquivo, etc. É muitíssimo bom, após as obras cá em casa deixo o título e editora.
No Porto, conheço um encadernador muito bom e que já me fez bastantes encadernações, fica na baixa do Porto na Avenida da Ponte. |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Sat Mar 28, 2009 3:26 am Post subject: |
|
|
Agradeço ao JVerne e ao misterio. Contudo, não era exactamente aquilo que eu pretendia. Mandar a um encadernador profissional está fora de questão para 99% da minha colecção juvenil. Não vou pagar não sei quanto a um profissional para me restaurar um livro dos Cinco, por exemplo, que posso encontrar em estado razoável num alfarrabista por 2€ - ainda que o valor estimativo dos livros para mim também conte e prefira ter um que sempre foi meu do que outro em segunda mão. De qualquer forma, em caso de livros mais valiosos ou de excepcional valor estimativo, claro que levarei sempre a um profissional, mas para a grande maioria nem pensar.
Quanto à sugestão do livro agradeço e pode interessar-me, mas mesmo assim não era tanto o que eu queria. Um livro é certamente bastante técnico, para amadores com aspirações a profissionais. Eu queria mais que me indicassem tipo um tutorial na net (até no youtube, se fosse caso disso), uma coisa resumida com umas dicas. Ou até que alguém, que eventualmente recupere uns livritos em casa, me pudesse dar umas breves dicas.
Claro que eu também já fiz umas buscas no google e encontrei bastantes coisas, mas a maioria era demasiado parcelar, ou mais sobre encadernação propriamente dita do que sobre restauro, ou demasiado profissional. |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Sat Mar 28, 2009 3:40 am Post subject: |
|
|
Rui, mas este livro é mesmo interessante, foi lá que aprendi a fazer caixas de arquivo para eu guardar as tiras cómicas do Zits que sai no Jornal de Noticias, por exemplo. O livro é técnico e bastante ilustrado com fotografias a cores de grande qualidade, mas sempre se pode tirar ideias e aplicar nas nossas colecções.
Mas eu percebi o que pretendem, mas na net nunca me deu para procurar informação relacionada, mas quase de certeza há.
Aproveito a oportunidade deste tópico para dar uma sugestão:
Colar folhas rasgadas dos livros
Se alguma folha do vosso livros estiver rasgada, assim como uma capa, nunca devem usar fita cola, existem dois inimigos para os livros, a fita cola e os elásticos. Com o tempo a fitas cola perde as suas propriedades e como é um produto com alto teor de ácidos vai deixar no livro uma marca amarelada e suja irrecuperável, no caso das borrachas, quando estas secam provocam danos no livro como uma marca fina de cor acastanhada.
Para colar as folhas só precisam de ter cola branca (colar madeira) e folha de papel cebola. Evitam nas folhas dos livros usar papel vegetal, pois é mais groso e não é menos transparente que o papel cebola. Podem usar o papel vegetal nas capas dos livros, pois vai requerer um reforço maior. Mas voltando às folhas cortam uma tira de papel cebola de acordo com o tamanho do rasgão e passam cola, pouca e bem espalhada, colando a folha previamente ajustada.
A cola branca tem a característica de quando seca ficar transparente e o papel cebola ser muito fino, resistente e bastante transparente. Depois de seco vão ver que o rasgão até passa despercebido. Podem colar mesmo por cima das letras pois como se disse o papel fica semi-transparente, ma previamente escolham o lado da folha que menos sofrerá com a colagem, de referir que esta só é feita em um dos lados, não precisam de colar em ambos.
Na capa já podem e devem usar papel vegetal por ser mais grosso e com particularidades transparentes. Sempre que possível usem o lado interior da capa ou contracapa.
Lembrem-se, em caso algum utilizem fita cola, elásticos, clips, agrafos ou corda.
Onde podem comprar:
- Papel Cebola - no Porto na papelaria Modelo no Largo dos Lóios.
- Cola branca de madeira - em qualquer superfície comercial. |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Sat Mar 28, 2009 4:22 pm Post subject: |
|
|
Obrigado, Paulo
Eram exactamente dicas deste tipo que eu pretendia.
Nunca tinha ouvido falar em papel cebola. Naquilo que investiguei na Internet falavam em papel de cera. É a mesma coisa?
Já agora, mas umas perguntas, a ti ou a quem me souber responder.
Qual a melhor maneira de voltar a ligar uma capa que se solta, ou seja, que rasga/parte na dobra que a liga à lombada? Infelizmente tenho vários livros em que usei a fita-cola, há muitos anos, e confirmo que aquilo só estraga os livros: a marca castanha fica e não sai, em compensação, com o tempo, a fita perde o apelido, deixa de ser cola. Julgo que deverei colar a capa à primeira página na dobra interior, certo?
Deverei usar neste caso papel cebola ou vegetal?
Deverei apenas colar uma fita desse papel ao longo do vinco interior ou arranjar uma folha do tamanho da capa e da primeira página juntas, dobrá-la ao meio, passar cola por toda a superfície, e colar ao interior da capa e à parte da frente da primeira página?
Neste último caso, como, normalmente, quer a parte de trás da capa, quer a primeira folha estão em branco poderei usar um papel normal, já que não necessita de ser transparente, ou é aconselhável usar o cebola ou o vegetal por questão de resistência?
Eu tenho ideia que para dobras o vegetal não deve ser muito aconselhável, porque tende a quebrar pelos vincos. Já agora, a que vegetal te referias, àquele duro, mais transparente, usado em projectos de arquitectura (existe em várias gramagens) ou àquele mais esbranquiçado e mais mole a que a maior parte das pessoas chama vegetal, mas a que os arquitectos chamam papel de esquisso? Este último é mais frágil, mas em compensação não tende a partir quando dobrado.
Depreendo que o uso de papel autocolante transparente deverá estar proibido pelo mesmo motivo da fita cola, ou não? A verdade é que ele usado para plastificar documentos...
Como podem ver, isto é só dúvidas. Agradeço a quem mas possa esclarecer. |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Sun Mar 29, 2009 11:29 pm Post subject: |
|
|
Entretanto, como era fim-de-semana e as outras papelarias estavam fechadas, fui perguntar pelo papel referido pelo misterio na papelaria Fernandes no Forum Algarve.
Quando eu falei em papel cebola, foi esta a cara da rapariga
Foi chamar uma colega, que vinha com esta cara (desta cor e tudo)
Expliquei para o que era e falei-lhe em alternativa em papel de cera ao que ela reagiu assim , dizendo: "esse nome não me é estranho de todo, mas nunca vi."
Enfim, ficaram de ligar para a sede na segunda-feira e ficaram com o meu contacto caso, entretanto, alguém as ilumine.
Amanhã a ver se vou a uma papelaria a sério aqui em Faro, onde julgo que ao menos devem saber ao que me refiro. Se têm ou não, é outra história...
Entretanto, porque uma imagem vale mais do que mil palavras, eis ao que me refiro quando falo em livros deformados. Vejam estes, fotografados de baixo, e reparem na inclinação das lombadas:
O de baixo é um livro novo, o do meio é um velho meu, várias vezes lido, o de cima um antigo vindo do alfarrabista.
Eu nunca fui daquelas pessoas que dobra um livro do avesso como se fosse um jornal, nem tampouco das que forçam muito a abertura das páginas, para que elas fiquem abertas. E, no entanto, tenho vários livros assim, particularmente os que foram lidos várias vezes, claro.
Será que as pessoas vendem livros aos alfarrabistas sem os ler, ou os alfarrabistas têm algum processo expedito para que os livros recuperem a forma original? |
|
| Back to top |
|
 |
JVerne

|
|
| Back to top |
|
 |
anabreu

|
Posted: Tue Mar 31, 2009 9:18 am Post subject: |
|
|
| Al_Tereg wrote: | fui perguntar pelo papel referido pelo misterio na papelaria Fernandes no Forum Algarve.
Quando eu falei em papel cebola, foi esta a cara da rapariga
Foi chamar uma colega, que vinha com esta cara (desta cor e tudo)
Expliquei para o que era e falei-lhe em alternativa em papel de cera ao que ela reagiu assim , dizendo: "esse nome não me é estranho de todo, mas nunca vi." |
hahahaha!!! Não sabiam o que era papel cebola? Que cabeças de alho xoxo
...se calhar tens que tentar em papelarias mais tradicionais / antigas... alguém há-de saber o que é por esses lados
Será que vamos ter que ir comprar papel cebola para enviar para Faro?  |
|
| Back to top |
|
 |
Teark

Joined: 14 Aug 2007 Posts: 325 Location: Algures por Portugal, nem sei bem
|
Posted: Tue Mar 31, 2009 10:50 am Post subject: |
|
|
Al-Tereg, eu própria já corri todas as papelarias de Faro à procura de papel cebola e nada...
Encontrei uma vez em Loulé (infelizmente não te sei precisar o local exacto porque cheguei lá por acaso e mais para descargo de consciencia do que outra coisa perguntei se tinham papel cebola e voilá!)
Mas se por acaso descobrires algum local em Faro onde o vendam diz qualquer coisa. |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Tue Mar 31, 2009 1:25 pm Post subject: |
|
|
Al-Tareg para voltar a colar uma capa ao livro, temos primeiro que ver que livro se trata, ou melhor que capa se trata. Se for capa mole o papel vegetal serve perfeitamente, e só pelo lado interior, se for capa grossa em livro mais antigos cheguei a usar "gaze" e depois papel branco de 120g para tapar, por toda a capa (interior) e folha seguinte.
O papel cebola tem este nome porque parece a casca da cebola, tanto em espessura como na textura. |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Tue Mar 31, 2009 10:45 pm Post subject: |
|
|
Antes de mais, obrigado por todas as respostas.
Quanto à minha demanda pelo papel cebola, em inglês, como diria o Lauro Dérmio: "Quest for the Onion Paper", deixo-vos aqui um resumo dos últimos episódios:
Na maior papelaria de Faro, actualmente, porque outras têm vindo a fechar, sabem o que é, mas dizem que não têm há muito tempo. Disseram que os fornecedores nunca mais trouxeram e não se ofereceram para pedir. Nas outras mais pequenas nem tentei.
Na segunda-feira, por volta da hora de almoço, tinha uma chamada de um número de Lisboa não atendida no telemóvel, devia ser da Papelaria Fernandes, dado que as moças aqui da lojinha, me pediram o contacto, porque iam falar para a sede e disseram que depois me contactariam. Não voltaram a insistir, pelo que, provavelmente, quando voltar a passar pelo Fórum Algarve, vou lá perguntar se já sabem de alguma coisa. A papelaria Fernandes teria obrigação de ter, julgo eu. E, se não há em todas as lojas, a sede poderá mandar a pedido. Digo eu...
Se não conseguir assim, lá terei de ir bater as papelarias de Loulé, segundo sugestão da minha semi-conterrânea Teark (semi, porque, pelos vistos, tem um pé no Alentejo e outro no Algarve )
Não percam "The Quest for the Onion Paper - Part III", brevemente, num fórum perto de si.  |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Wed Apr 01, 2009 3:26 am Post subject: |
|
|
| Não precisas de estar com tantas coisas, diz quantas folhas queres que eu envio-te daqui do Porto. Cada folha tem um tamanho grande, coisa para um metro por meio. Já não compro há uns 3 anos, logo não sei quanto custa agora, mas era relativamente barato. |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Wed Apr 01, 2009 4:20 am Post subject: |
|
|
| misterio wrote: | | Não precisas de estar com tantas coisas, diz quantas folhas queres que eu envio-te daqui do Porto. Cada folha tem um tamanho grande, coisa para um metro por meio. Já não compro há uns 3 anos, logo não sei quanto custa agora, mas era relativamente barato. |
Não é assim tanta coisa, a história da demanda é a brincar.
Ao Fórum Algarve vou quase todos os dias - é só questão de passar por lá e saber se já têm resposta de Lisboa e se enviam cá para baixo. Em caso negativo, ligo para as papelarias de Loulé (chamada local), onde a Teark diz ter encontrado e, se tiverem, são só 17 km. Nada de mais, como vês.
Agora, se estes passos falharem, sem dúvida que aceito o oferecimento, que agradeço desde já. Mas, para já, escusas de te incomodar.
Obrigado |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Tue Apr 14, 2009 2:56 am Post subject: Papel, qual papel? |
|
|
Novas sobre a saga do papel.
Ligaram-me da papelaria Fernandes: que não costumam ter desse papel, que é um material muito caro que tem de ser importado do Japão, mas que vão pedir e, talvez lá para Junho, já tenham disponível na loja!...
Assustei-me um pouco. Não lhes dei garantia nenhuma de comprar o papel, não ando propriamente em busca de preciosidades raras e isto já parece as agruras por que os portugueses tiveram de passar na sua demanda pelas especiarias...
Fui a Loulé, onde a Teark disse ter encontrado. Passei por todas as papelarias conhecidas.
Comecei pela Aleixo, a maior e mais conhecida, junto ao mercado: não imaginavam o que fosse.
Fui à Heidi, na avenida: idem.
Fui a outra que não me recordo o nome, a caminho para o monumento a Duarte Pacheco: também não sabiam o que fosse.
No entanto, aí, pela descrição, ela mostrou-me um papel. Rijo, resistente, grosso (para aí equivalente ao vegetal de maior gramagem), mas que é menos transparente que o vegetal. Tem uma textura que o torna meio translúcido. Segue uma digitalização com a mão por cima para se ver que é translúcido, e escurecida para se ver bem a textura (a parte que aparece mais escura é a mais transparente).
Custou-me 20 cêntimos, uma folha maior que um A2. Trouxe. Mais umas folhas A3 de vegetal de projecto (bem mais transparente) de gramagem média.
Andei depois a investigar na Internet e duvido que seja isto. Segundo dizem, o papel cebola é muito usado para escrever em braille pois molda-se facilmente com o bico de uma caneta. Este não: é rijo como tudo.
Este poderia ser o papel de arroz? Esse acho que é o que os álbuns antigos tinham a separar as folhas que continham as fotos. A aparência é semelhante, embora este que comprei seja bem mais grosso e rijo.
É caso para dizer, como os Gato Fedorento: Papel, qual papel?
Enfim, como a maior parte dos meus livros com problemas aquilo que têm é capas rasgadas pela dobra que as une às lombadas, se calhar vou mesmo avançar com este ou com o vegetal. Julgo que o cebola seria mesmo mais para folhas rasgadas, que é uma situação que quase não tenho nos meus livros.
De qualquer modo, nem que seja por curiosidade, Paulo, se tiveres paciência e oportunidade, e já que te ofereceste, havias de me comprar o famoso papel cebola. Pouquinho, porque eu não o irei utilizar muito. Eu diria aí umas 3 ou 4 folhas A4, mas como tu dizes que as folhas são grandes, uma folha chega e sobra.
Eu pago, claro. E não tem pressa, podes guardar para mandar juntamente com o cartão e o crachá.  |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Wed Apr 15, 2009 3:20 am Post subject: |
|
|
Então vou enviar o papel, ele vende-se em folhas A2. É muito fino sedoso e utilizo também para extender em folhas com rasgos em que falta papel.
Tive conhecimento deste papel há uns anos quando mandei encadernar umas revistas Cinéfilo dos anos 30 e em que uma das primeiras páginas estava rasgada e solta, faltando também pedaços de papel, a solução foi a utilização deste papel para voltar a juntar a página à revista e ficou excelente o resultado.
Depois dou notícias, se mais alguém quiser é só pedir. Quanto a preços tenho a ideia que na última vez que comprei não era asim tão caro, tanto é que comprei 6 folhas do tamanho A2. |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Wed Apr 15, 2009 7:53 pm Post subject: |
|
|
| misterio wrote: | Então vou enviar o papel, ele vende-se em folhas A2. É muito fino sedoso e utilizo também para extender em folhas com rasgos em que falta papel.
Tive conhecimento deste papel há uns anos quando mandei encadernar umas revistas Cinéfilo dos anos 30 e em que uma das primeiras páginas estava rasgada e solta, faltando também pedaços de papel, a solução foi a utilização deste papel para voltar a juntar a página à revista e ficou excelente o resultado.
Depois dou notícias, se mais alguém quiser é só pedir. Quanto a preços tenho a ideia que na última vez que comprei não era asim tão caro, tanto é que comprei 6 folhas do tamanho A2. |
Obrigadíssimo
Em princípio julgo que me basta uma folha, se for mesmo particularmente barato, podem ser duas ou três, mais não vale a pena. Depois mandas-me MP para fazer as contas, ok?
Entretanto, usei vegetal e o tal papel que comprei para unir capas arrancadas. O vegetal, talvez por não ser de grande gramagem enfolou todo com a cola. Felizmente, quando secou, ficou melhor, mas a mesmo assim a capa de cartão ficou com uma certa tendência a ficar arredondada, fazendo uma bossa. Tenho os livros com outros pesados por cima a ver se resolve... |
|
| Back to top |
|
 |
misterio Site Admin

|
Posted: Wed Apr 22, 2009 6:47 pm Post subject: |
|
|
Já tenho por cá as folhas de papel cebola, foram a 0.25EUR, muito baratas, comprei 8 aproveitei para comprar 4 para mim, sobram 4 se quiseres envio-te as 4 já amanhã.
Esta papelaria (Modelo ao largo dos Lóios no Porto) é fantástica tem de tudo e para tudo no que diz respeito a artes visuais, plásticas e outras. |
|
| Back to top |
|
 |
Al_Tereg

|
Posted: Thu Apr 23, 2009 5:27 pm Post subject: |
|
|
| misterio wrote: | Já tenho por cá as folhas de papel cebola, foram a 0.25EUR, muito baratas, comprei 8 aproveitei para comprar 4 para mim, sobram 4 se quiseres envio-te as 4 já amanhã.
Esta papelaria (Modelo ao largo dos Lóios no Porto) é fantástica tem de tudo e para tudo no que diz respeito a artes visuais, plásticas e outras. |
Obrigado.
Mandei MP. |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|