Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

PORQUE É QUE NÃO HÁ TÓPICOS
Goto page 1, 2  Next
 
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS 3 INVESTIGADORES
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Sérgio



Joined: 13 Jan 2007
Posts: 794
Location: Porto

PostPosted: Mon Feb 05, 2007 7:42 pm    Post subject: PORQUE É QUE NÃO HÁ TÓPICOS Reply with quote

Ninguém leu estes livros? eu nunca os li.

São bons?
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Tue Feb 06, 2007 11:08 am    Post subject: Reply with quote

Eu li alguns há mais de 30 anos mas nem me consigo lembrar quais. Só me lembro que nessa altura pensava que os livros tinham sido escritos pelo célebre realizador de cinema Alfred Hitchcock, uma vez que era esse o nome que aparecia nas capas, mas por outro lado achava estranho que o próprio Hitchcock aparecesse na narrativa. Hoje sei que o autor não é o Hitchcock mas sim Robert Arthur, e que as referências a Hitchcock foram uma jogada comercial.

Como disse, lembro-me de muito pouca coisa desses livros, mas ficou-me a vontade de voltar a lê-los, de preferência na versão original em inglês.
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Mon Feb 18, 2008 12:53 pm    Post subject: Reply with quote

Eu não fazia ideia que esses livros (ou pelo menos parte), tinham sido editados com aquelas capas antigas (e LINDAS) da clássica editora Confused

Descobri um destes dias no miau com o "Mistério do Papagaio Gago" que o Sérgio acabou por ganhar Smile



É de ver e babar por mais não é? Smile
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Mon Feb 18, 2008 7:06 pm    Post subject: Reply with quote

Só por curiosidade, as edições portuguesas têm ilustrações no interior ?
As inglesas têm. Aqui vai uma.
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Thu Feb 21, 2008 8:08 pm    Post subject: Reply with quote

Tim, têm ilustrações, mas não são as originais... Sad

Variam entre José A. Cambraia, e Eugénio Silva (as deste ultimo não gosto tanto... principalmente das capas Confused as dos interiores são mais ou menos)
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Sat Feb 23, 2008 1:57 am    Post subject: Reply with quote

António essa ilustração é a do "Mistério do Papagaio Gago" Certo?
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Sat Feb 23, 2008 11:43 am    Post subject: Reply with quote

Certo! Ganhou um Dr. Bayard Wink
Back to top
View user's profile Send private message
Alguem



Joined: 11 Apr 2006
Posts: 2137
Location: Porto

PostPosted: Sat Feb 23, 2008 10:58 pm    Post subject: Reply with quote

Tim, de quantos livros se compõe a série inglesa?
Com as várias referências que já me fizeste acerca dessa série, não sei... estou a sentir-me tentado a pô-la na cábula! Smile
(Ana, isto foi apenas uma mera hipótese... Wink )

E quantos livros foram traduzidos, alguém me diz?
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Sun Feb 24, 2008 1:07 pm    Post subject: Reply with quote

Alguém wrote:
Tim, de quantos livros se compõe a série inglesa?

A 1ª série, na qual Alfred Hitchcock é um dos personagens, tem 30 livros, publicados entre 1964 e 1979. Depois há mais 13 livros já sem o Hitchcock, publicados entre 1981 e 1987. Os "Three Investigators" aparecem ainda em alguns livros doutras séries. Podes consultar todos os títulos e mais pormenores em http://www.thrillingdetective.com/3invest.html

Aconselho-te "O Mistério do Papagaio Gago", já aqui referido, ou então o nº1 "O Segredo do Castelo do Terror". Outro que gostei muito foi "O Mistério do Relógio que Grita", cuja história, tal como a do Papagaio Gago, envolve mensagens enigmáticas. Não sei no entanto até que ponto a tradução portuguesa terá preservado o sentido dessas mensagens. Recordo que estou a ler as edições inglesas.

Alguém wrote:
E quantos livros foram traduzidos, alguém me diz?

António já ouviste falar deste site? Wink Smile
http://misteriojuvenil.com/3_Invest_Historias.htm
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Sun Feb 24, 2008 1:49 pm    Post subject: Reply with quote

Em português só há 14 histórias Sad

António (Alguém), não me assustaste Laughing podes por na cábula o que te apetecer Very Happy quando não couber + num A4, passamos para dois A4's Wink hehehe!

(O Tesouro Desaparecido - nr 5 - continua a ser o meu preferido - talvez por ter sido o 1º que li, ainda quando era adolescente, logo seguido do "Papagaio Gago", que só li há cerca de 2 anos...)
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Mon Feb 25, 2008 1:19 am    Post subject: Reply with quote

Acabaram de aguçar a minha curiosidade Very Happy Eu nem conhecia estes livros Embarassed
Esta semana vou buscar à biblioteca O Mistério do Papagaio Gago e O mistério do tesouro desaparecido Very Happy
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Mon Mar 31, 2008 11:21 am    Post subject: Reply with quote

Popeye, já conseguister ler esses livros? Smile Não te esqueças de vir aqui partilhar a opinião com o pessoal Smile
Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Tue Apr 01, 2008 12:12 am    Post subject: Reply with quote

anabreu wrote:
Popeye, já conseguister ler esses livros? Smile Não te esqueças de vir aqui partilhar a opinião com o pessoal Smile


Olá Ana, tenho andado a ler mas outros livros...
Assim do estilo 700 páginas para o maçudas Razz
Não cheguei a lá ir buscar nenhum, mas estou ainda com curiosidade.

Para descontrair ando a ler Patrícia e o tesouro escondido com a sra Lyton(??) acho que já o li anteriormente... se for aquele das árvores marcadas já Razz
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Tue Apr 01, 2008 3:46 am    Post subject: Reply with quote

É imperdoavel não ler os 3 investigadores de Robert Arthur
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Thu May 07, 2009 11:29 pm    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
É imperdoavel não ler os 3 investigadores de Robert Arthur


E não é que eu ando agora a ler mesmo? Smile
Foram daqueles livros que, embora eu não tenha lido em criança, faziam parte do meu imaginário, porque me recordo de os meus primos os andarem a ler. Eu julgo mesmo que não terei lido na altura, porque tinham títulos que sugeriam histórias de terror, coisa que, então, me fazia fugir a sete pés. Razz

Estou a gostar. Acho que sendo livros juvenis, são simultaneamente agradáveis como leitura leve para adultos, principalmente para quem goste de mistérios e charadas.

Já adquiri todos os de capa dura (à excepção do "Tesouro Desaparecido") e já li os 3 primeiros. Já vi na cábula que do n.º 9 em diante só existem de capa mole. No que diz respeito a esses, eu copiei o Sérgio e coloquei na cábula (capa mole, edições antigas), mas as minhas dúvidas são as seguintes: de que ano são essas edições antigas de capa mole? Essas edições têm capas com imagens semelhantes às de capa dura? As edições mais recentes já vi que são daquelas capas horríveis, todas iguais, que a clássica editora adoptou recentemente para todos os livros.

Também já vi que "A Gruta que Geme", "A Sombra que Ri" e "O Gato Torto" não são da autoria de Robert Arthur, mas de William Arden e "O Dragão Constipado" é ainda de outro autor: Nick West. Valem a pena? Eu tenho muitas dúvidas relativamente a estas sequelas feitas por outros autores... Confused
Back to top
View user's profile Send private message
Tim



Joined: 05 Jan 2007
Posts: 346

PostPosted: Fri May 08, 2009 3:29 pm    Post subject: Reply with quote

Eu também ando a ler, mas tal como fiz com os livros da Enid Blyton, optei pelas edições em inglês. E com uma grande vantagem neste caso, pois há muitos livros dos 3 investigadores que nunca foram traduzidos para português.

Quanto a valerem a pena ou não as sequelas feitas por outros autores, neste caso acho que valem. O estilo é bastante semelhante, e as características de cada personagem nunca são esquecidas. Já agora, há também vários volumes escritos por M. V. Carey, a partir do nº15.

Os títulos originais podem ser consultados por exemplo em http://www.thrillingdetective.com/3invest.html

Alguns são muito difíceis de encontrar à venda, pelo menos a um preço "decente".
Back to top
View user's profile Send private message
anabreu



Joined: 21 May 2006
Posts: 2866
Location: Porto

PostPosted: Fri May 08, 2009 4:28 pm    Post subject: Reply with quote

Tim wrote:
(...) optei pelas edições em inglês. E com uma grande vantagem neste caso, pois há muitos livros dos 3 investigadores que nunca foram traduzidos para português.


...muitos mais mesmo Sad foi uma pena a Clássica ter interrompido a colecção Sad Sad Sad

Rui
, dos de capa dura, falta-te precisamente o meu preferido Wink hehehe!

Atenção que há outras capas da Clássica Editora, sem serem aquelas "horrorosas chapa 5". Não sei é se há para todos os numeros Sad

São do género destas, mas com as ilustrações originais dos 3 investigadores:

Back to top
View user's profile Send private message MSN Messenger
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Fri May 08, 2009 6:30 pm    Post subject: Reply with quote

anabreu wrote:

Atenção que há outras capas da Clássica Editora, sem serem aquelas "horrorosas chapa 5". Não sei é se há para todos os numeros Sad


Pois, são exactamente essas horrorosas chapa 5 que eu queria evitar, por isso gostava de saber os anos de edição. É que, por exemplo, estes livros existem todos (ou quase todos) na Livraria Esperança, mas eles não põem imagens das capas, só dizem a data da edição, que ronda 89 a 92, salvo erro. Provavelmente já são capa "chapa 5". Sad

Tim, embora eu até me desenrasque a ler em inglês, torna-se mais pesado e não quero transformar uns livros que até acho giros exactamente por serem uma leitura leve em leitura pesada. Wink Além disso, há aqui a questão da colecção e, já que comecei a colecção em português, queria acabá-la. Se juntar ainda a colecção em inglês, fico sem dinheiro, sem tempo para ler e sem estantes. Wink

Mas até tenho vindo a comprar um ou outro livro em versão original para ter o prazer de ler e de possuir os originais. Comprei já vários do René Guillot, em francês, claro, (livros lindíssimos) e também comprei da Blyton o "Five Go to Mystery Moor" e o "The Sea of Adventure" em hard back, edições de 50 e 60 - um de cada uma das minhas colecções preferidas da Blyton (Cinco e Aventura). Mas não vou fazer as colecções completas, é só uns quantos para amostra e para eu ler no original.

Até pode ser que venha a fazer o mesmo com algum dos três investigadores, talvez com um dos não editados em Portugal e que tu me aconselhes particularmente, porque não? Smile
Back to top
View user's profile Send private message
Popeye



Joined: 27 Jan 2008
Posts: 709
Location: Figueira da Foz, Coimbra e Lx

PostPosted: Tue May 12, 2009 12:39 pm    Post subject: Reply with quote

Popeye wrote:
Acabaram de aguçar a minha curiosidade Very Happy Eu nem conhecia estes livros Embarassed
Esta semana vou buscar à biblioteca O Mistério do Papagaio Gago e O mistério do tesouro desaparecido Very Happy


anabreu wrote:
Popeye, já conseguister ler esses livros? Smile Não te esqueças de vir aqui partilhar a opinião com o pessoal Smile


Há uns tempos tive que ir a biblioteca central da UC buscar um livro, de como eleborar uma tese, e aproveitei para pedir o do Papagaio Gago, tive foi azar Evil or Very Mad Pedi a edição mais antiga para sentir um verdadeiro clássico nas mãos (eram de 69 ou 62 parece-me) só que depois de o ter na mão disseram-me que só livros após 1970 podem sair livremente. Já não tive tempo para pedir outro (horas de fechar), ver se lá passo outra vez quando for à alta Wink
_________________
I'm Popeye, the sailorman!
I am what I am, and that's all what I am!
Back to top
View user's profile Send private message
misterio
Site Admin


Joined: 17 Oct 2005
Posts: 2812
Location: Porto - Portugal

PostPosted: Fri May 15, 2009 1:22 am    Post subject: Reply with quote

Deixo a lista de livros que foram editados posteriormente às capas duras e que só têm uma edição, sendo ela de capa mole.
Para os interessados eu arranjo estes livros novos por 4.00EUR, à excepção do Mistério da Sombra que Ri que por ter sido adoptado pelo plano nacional de leitura ficou esgotado, estando prometido pela editora uma segunda edição.

- Gruta que Geme (penso que o Sérgio tem algo a acrescentar)
- Caveira Falante
- Dragão Constipado
- Gato Torto
- Relógio que Grita
- Sombra que Ri


No total foram editados em Portugal 14 livros dos 43 escritos pelos autores: Robert Arthur (criador escreveu do 1 ao 9 mais o 11), William Arden, M. V. Carey, Nick West (escreveu só 2 livros, o 14 e o 16), Marc Brandel. Também houve uma participação de William Stine autor da famosa colecção arrepios, na edição extra de livros/jogos dos 3 Investigadores.


Robert Arthur
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Al_Tereg



Joined: 02 Mar 2009
Posts: 1327
Location: Faro

PostPosted: Fri May 15, 2009 2:02 am    Post subject: Reply with quote

misterio wrote:
Deixo a lista de livros que foram editados posteriormente às capas duras e que só têm uma edição, sendo ela de capa mole.
Para os interessados eu arranjo estes livros novos por 4.00EUR, à excepção do Mistério da Sombra que Ri que por ter sido adoptado pelo plano nacional de leitura ficou esgotado, estando prometido pela editora uma segunda edição.

- Gruta que Geme (penso que o Sérgio tem algo a acrescentar)
- Caveira Falante
- Dragão Constipado
- Gato Torto
- Relógio que Grita
- Sombra que Ri



Significa isto, se bem entendi, que estes seis livros, que só foram editados com capa mole, têm todos capas deste tipo:

e não deste estilo:

É isso? Confused
Back to top
View user's profile Send private message
Miguel Freire



Joined: 21 Jul 2006
Posts: 681
Location: Porto

PostPosted: Fri May 15, 2009 9:41 pm    Post subject: Reply with quote

Al_Tereg wrote:
misterio wrote:
Deixo a lista de livros que foram editados posteriormente às capas duras e que só têm uma edição, sendo ela de capa mole.
Para os interessados eu arranjo estes livros novos por 4.00EUR, à excepção do Mistério da Sombra que Ri que por ter sido adoptado pelo plano nacional de leitura ficou esgotado, estando prometido pela editora uma segunda edição.

- Gruta que Geme (penso que o Sérgio tem algo a acrescentar)
- Caveira Falante
- Dragão Constipado
- Gato Torto
- Relógio que Grita
- Sombra que Ri



Significa isto, se bem entendi, que estes seis livros, que só foram editados com capa mole, têm todos capas deste tipo:

e não deste estilo:

É isso? Confused


Eu tenho "A Gruta que Geme" (salvo seja! Twisted Evil ) e o "Relógio que Grita" em capa mole mas com as figuras de baixo (com lombada branca). Portanto pelo menos estes existem com capas decentes. Os outros não sei.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> OS 3 INVESTIGADORES All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group