|
Fórum Mistério Juvenil Grupo dos amigos do Mistério Juvenil
|
| View previous topic :: View next topic |
| Author |
Message |
Pioneiro

|
Posted: Sun Jan 20, 2008 6:06 pm Post subject: PARA UMA GERAÇÃO UM POUCO DIFERENTE.... |
|
|
"O texto é grande mas vale a pena ser lido. "
[u]PARA UMA GERAÇÃO UM POUCO DIFERENTE...[/u]
A juventude de hoje, na faixa que vai até aos 20 anos, está perdida.
E está perdida porque não conhece os grandes valores que orientaram os que hoje rondam os trinta.
O grande choque, entre outros nessa conversa, foi quando lhe falei no Tom Sawyer.
-"Quem?", perguntou ele.
Quem?! Ele não sabe quem é o Tom Sawyer! Meu Deus...
Como é que ele consegue viver com ele mesmo?
A própria música: "Tu que andas sempre descalço, Tom Sawyer, junto ao rio a
passear, Tom Sawyer, mil amigos deixarás, aqui e além...",
era para ele como o hino senegalês cantado em mandarim.
Claro que depois dessa surpresa, ocorreu-me que provavelmente ele não conhece outros ícones da juventude de outrora.
O D' Artacão, esse herói canídeo, que estava apaixonado por uma caniche;
Sebastien et le Soleil,combatendo os terríveis Olmecs;
Galáctica, que acalentava os sonhos dos jovens, com as suas naves triangulares;
O Automan com o seu Lamborghini que dava curvas a noventa graus;
O mítico Homem da Atlântida, com o Patrick Duffy e as suas membranas no meio dos dedos;
A Super Mulher, heroína que nos prendia à televisão só para a ver mudar de roupa (era às voltas, lembram-se?);
O Barco do Amor, que apesar de agora reposto na Sic Radical, não é a mesma coisa.
Naquela altura era actual....
E para acabar a lista, a mais clássica de todas as séries, e que marcou mais gente numa só geração: O Verão Azul.
Ora bem, quem não conhece o Verão Azul merece morrer.
Quem não chorou com a morte do velho Shanquete, não merece o ar que respira.
Quem, meu Deus, não sabe assobiar a música do genérico, não anda cá a fazer nada.
Depois há toda uma série de situações pelas quais estes jovens não passaram, o que os torna fracos:
Ele nunca subiu a uma árvore!
E pior, nunca caiu de uma.
É um mole.
Ele não viveu a sua infância a sonhar que um dia ia ser duplo de cinema.
Ele não se transformava num super-herói quando brincava com os amigos.
Ele não fazia guerras de cartuchos,com os canudos que roubávamos nas obras e que depois
personalizávamos.
Aliás, para ele é inconcebível que se vá a uma obra.
Ele nunca roubou chocolates no Pingo-Doce.
O Bate-pé para ele émarcar o ritmo de uma canção.
Confesso, senti-me velho...
Esta juventude de hoje está a crescer à frente de um computador.
Tudo bem, por mim estão na boa, mas é que se houver uma situação de perigo real, em que tenham de fugir de algum sítio ou de alguma catástrofe, eles vão ficar à toa, à procura do comando da Playstation e a gritar pela Lara Croft.
Óbvio, nunca caíram quando eram mais novos.
Nunca fizeram feridas.
Nunca andaram a fazer corridas de bicicleta uns contra os outros.
Hoje, se um miúdo cai, está pelo menos dois dias no hospital,
a levar pontos e fazer exames a possíveis infecções,
e depois está dois meses em casa fazer tratamento
a uma doença que lhe descobriram por ter caído.
Doenças com nomes tipo "Moleculum infanticus", que não existiam antigamente.
No meu tempo, se um gajo dava um malho muitas vezes chamado de "terno"
nem via se havia sangue, e se houvesse, não era
nada que um bocado de terra espalhada por cima não estancasse.
Eu hoje já nem vejo as mães virem à rua buscar os putos pelas orelhas, porque eles estavam a jogar à bola com os ténis novos.
Um gajo na altura aprendia a viver com o perigo.
Havia uma hipótese real de se entrar na droga,
de se engravidar uma miúda com 14 anos,
de apanharmos tétano num prego enferrujado,
de se ser raptado quando se apanhava boleia para ir para a praia.
E sabíamos viver com isso.
Não estamos cá?
Não somos até a geração que possivelmente atinge objectivos maiores com menos idade?
E ainda nos chamavam geração "rasca"...
Nós éramos mais a geração "à rasca", isso sim.
Sempre à rasca de dinheiro,
sempre à rasca para passar de ano,
sempre à rasca para entrar na universidade,
sempre à rasca para tirar a carta, para o pai emprestar o carro.
Agora não falta nada aos putos.
Eu, para ter um mísero Spectrum 48K, tive que pedir à família toda para se juntar e para servir de presente de anos e Natal, tudo junto.
Hoje, ele é Playstation, PC,telemóvel, portátil, Gameboy, tudo.
Claro, pede-se a um chavalo de 14 anos para dar uma volta de bicicleta e ele pergunta onde é que se mete a moeda, ou quantos bytes de RAM tem aquela versão da bicicleta.
Com tanta protecção que se quis dar à juventude de hoje, só se conseguiu que 8 em cada dez putos sejam cromos.
Antes, só havia um cromo por turma.
Era o totó de óculos, que levava porrada de todos, que não podia jogar à bola e que não
tinha namoradas.
É certo que depois veio a ser líder de algum partido, ou gerente de alguma empresa de computadores, mas não curtiu nada. |
|
| Back to top |
|
 |
paula

|
Posted: Sun Jan 20, 2008 6:39 pm Post subject: |
|
|
Gostei!! _________________ Beijinhos !!! |
|
| Back to top |
|
 |
Andreia

|
Posted: Sun Jan 20, 2008 9:44 pm Post subject: |
|
|
Ok... apesar de ter APENAS 18 anos, identifico-me com muitas coisas aí referidas!
Apenas não conheço algumas séries (porque não passaram na televisão quando eu era pequena), mas de resto já vi, já ouvi falar, ou tive que ir à vizinha Espanha para ouvir falar (ex: Série Verão Azul).
Podem não acreditar, mas até ter 9 anos, os meus pais deixavam-me estar na rua com o resto dos miudos até ás 21H (21:30 no máxio), passava o dia a andar de bicicleta ou de patins com o resto dos miudos, vadiavamos pela zona, e havia alguns miudos k brincavam com os cartuchos (eu só não brincava pk nunca gostei disso), e dei muitas quedas... andava sempre com os joelhos e cotovelos xeios de feridas ou esfolados....
Quando fui p 1 colegio interno em Odivelas, deixei de sair à rua, e com o tempo, Massamá passou a ser sinónimo de vandalismo e marginais, e apartir das 19h não é muito aconselhável andar sozinha na rua!
Agora, apenas volto a ter liberdade quando estou com em Bragança ou nas aldeias à volta, onde já não é como era, mas sempre é mais divertido!
 |
|
| Back to top |
|
 |
Stracciatella

|
Posted: Mon Jan 21, 2008 1:57 pm Post subject: |
|
|
Concordo com o texto (à excepção daquela parte das catástrofes...já é um bocado dramatismo a mais ), no entanto acho que isso é normal. Os tempos vão mudando, a geração a que se refere o texto, também não era igual às anteriores quando nem TV tinham...
Se para melhor ou para pior...bem, o mundo está a balbúrdia que está, e os adultos de agora (quem mais influencia tem no mundo), são precisamente dessa geração... |
|
| Back to top |
|
 |
Kelme Guest
|
Posted: Tue Jan 22, 2008 10:12 pm Post subject: |
|
|
Realmente quem foi criança nos anos 80 e adolescente nos anos 90 foi muito feliz!
Eu passei parte dos meus verões a brincar na rua com os meus vizinhos em plenas Antas no Porto. E ficavamos na rua até á meia noite, sem perigo, sem choraminguices, sem pedófilos a rondarem-nos. Para combinarmos a hora a que todos iamos para a rua brincar iamos para as nossas varandas ou janelas e a falar meio alto, para não dizer aos berros, chamavamos uns e outros. Qual Telemóvel!
No mês de Junho era uma alegria pois as tardes e as noites eram passadas a pedir para os Santos Populares. E as pessoas achavam graça e nós mais graça achavamos porque faziamos muito dinheiro para a altura. Um vez um Senhor deu-me a mim á minha vizinha uma nota de 50 escudos...Ficamos parvas! 50 escudos! Uma nota...Fomos logo dividir e gastar nos divertimentos das Fontainhas que eram uma autêntica maravilha.
E davamos valor a tudo. Todos os dias havia brincadeiras novas...Ai ai que saudades! |
|
| Back to top |
|
 |
Andreia

|
Posted: Wed Jan 23, 2008 8:17 am Post subject: |
|
|
| Kelme wrote: | Realmente quem foi criança nos anos 80 e adolescente nos anos 90 foi muito feliz!
Eu passei parte dos meus verões a brincar na rua com os meus vizinhos em plenas Antas no Porto. E ficavamos na rua até á meia noite, sem perigo, sem choraminguices, sem pedófilos a rondarem-nos. Para combinarmos a hora a que todos iamos para a rua brincar iamos para as nossas varandas ou janelas e a falar meio alto, para não dizer aos berros, chamavamos uns e outros. Qual Telemóvel!
No mês de Junho era uma alegria pois as tardes e as noites eram passadas a pedir para os Santos Populares. E as pessoas achavam graça e nós mais graça achavamos porque faziamos muito dinheiro para a altura. Um vez um Senhor deu-me a mim á minha vizinha uma nota de 50 escudos...Ficamos parvas! 50 escudos! Uma nota...Fomos logo dividir e gastar nos divertimentos das Fontainhas que eram uma autêntica maravilha.
E davamos valor a tudo. Todos os dias havia brincadeiras novas...Ai ai que saudades! |
Nota de 50 escudos???
De certeza k foi nos anos 80?
É k eu tinha a sensação de que nessa altura 50 escudos só mesmo em moeda...
Se fosse 1 nota de 50 000 escudos é que já se podia dizer que era muito...  |
|
| Back to top |
|
 |
Kelme Guest
|
Posted: Wed Jan 23, 2008 11:49 am Post subject: |
|
|
Sim uma nota de 50 escudos!
Bem bonita essa nota até, com a Infanta D. Maria! Aliás sempre gostei dessa nota.
E sim foi nos anos 80!!! Notinhas de cinquenta escudos existiram nos anos 80, a outra nota salvo erro tinha a Rainha Santa Isabel. E isto para 84/85 era muito dinheiro sim... |
|
| Back to top |
|
 |
Andreia

|
Posted: Wed Jan 23, 2008 7:00 pm Post subject: |
|
|
O meu pai tem dessas notas, só que eu pensei que fossem pré-25 de Abril  |
|
| Back to top |
|
 |
MoonlightShadow

Joined: 25 Jan 2007 Posts: 59 Location: Vila Nova de Gaia, Porto
|
Posted: Thu Jan 24, 2008 11:58 am Post subject: |
|
|
muito giro o texto  |
|
| Back to top |
|
 |
Jacplo79

|
Posted: Sun Feb 03, 2008 2:27 pm Post subject: |
|
|
Gostei do texto, embora o achasse algo catastrofista em algumas partes, e sinceramente não concordo lá muito com esse cliché que já está super gasto pelos nossos pais e avós de que "no nosso tempo é que era bom", ou "esta juventude não sabe o que é bom"!!!
Acho que cada geração tem os seus ideais e as suas referências, e eu que nasci em 1979 e vivi essas décadas fantásticas de 80 e 90 e passei por isso td que tu falaste, também tenho que dizer que nem toda a gente com menos de 20 anos, nos dias de hoje, passa a vida a jogar playstation ou Xbox. Na zona onde vivo, em Sintra, há muitos miúdos que fazem surf, body-board, andam de bicicleta, skate, saltam a árvores, esfolam os joelhos, fazem caminhadas pela serra, etc.
Eu próprio tenho muitos amigos com 18 anos e alguns até mais novos, como os meus primos e costumamos andar de bicicleta pela serra muitas vezes, e jogar à bola no ringue da rua!!
E sinceramente acho que esta geração quando começar a sair para o mercado de trabalho vai estar bem mais à rasca do que a nossa, pq as oportunidades são cada vez mais escassas num país em que a lei das cunhas manda!!!!! Infelizmente é a realidade nua e crua |
|
| Back to top |
|
 |
rui sousa
Joined: 13 Dec 2006 Posts: 1203 Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa
|
Posted: Fri Jul 18, 2008 10:51 pm Post subject: |
|
|
eheheh... achei um texto com sentido, EMBORA EU SEJA DE 1995 E ADORO SÉRIES DOS FIFTIES, SIXTIES, SEVENTIES,DE TODAS AS ÉPOCAS!!!  |
|
| Back to top |
|
 |
Cylon

Joined: 23 Jun 2008 Posts: 286 Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa
|
Posted: Sat Jul 19, 2008 1:31 am Post subject: |
|
|
Numa coisa concordo contigo: a questão da protecção excessiva que os putos hoje em dia têm. Excessiva no sentido em que se aprofunda, cada vez mais, a clivagem entre putos pacíficos e marginais. Hoje já não há meio termo! Já há poucos tipos dos que se davam bem com toda a gente, que trabalhavam honestamente e no duro, mas que se sabiam defender quando era necessário. E é aqui que antevejo um futuro problemático, pois não sei como a sociedade "pacífica" se vai defender da sociedade "marginal". Nota-se isso, cada vez mais, hoje em dia nas notícias sobre bairros problemáticos.
Uma outra coisa que me incomoda é o facto de que, nos anos '80, sempre que havia um desentendimento entre putos, ou até entre já jovens adultos, havia umas "pêras" trocadas, umas cabeçadas, uns pontapés, uns narizes a sangrar, mas a coisa ficava por aí. Hoje em dia, já não, infelizmente. Os putos já, muitas vezes, andam armados de armas letais, de fogo ou brancas, cada vez mais fáceis de arranjar, não para fazer assaltos, como no nosso tempo, mas pelo simples prazer de "arranjar confusão"! Outra coisa de assinalar é que, mesmo nos casos de agressões sem arma, estas subiram exponencialmente de grau de violência, pois hoje em dia já há à disposição das pessoas maneiras de estas saberem o sítio certo onde acertar, não com o intuíto de auto-defesa, mas com o intuíto de inutilizar ou, até mesmo, matar! Os ginásios, que muitas vezes ilegalmente vão por aí proliferando, são profícuos em criar autênticas "máquinas assassinas humanas", alimentadas a esteróides que, só com a força dos braços, podem fazer muitos estragos. Sejamos francos: no nosso tempo alguma vez se ouvia que um homem feito tinha morrido com um soco?
Infelizmente, isso hoje começa a ser notícia mais frequentemente. Depois admirem-se que as pessoas tenham medo de se "ir lá meter", de defender a vítima do assalto "que está ali mesmo a decorrer à frente delas". Depois admirem-se de os putos ficarem fechados em casa, a jogar Playstation e a engordar em frente ao PC. Claro que, depois, esta situação vai aumentar, e muito a bola de neve!
Last edited by Cylon on Thu Mar 04, 2010 11:17 pm; edited 1 time in total |
|
| Back to top |
|
 |
rui sousa
Joined: 13 Dec 2006 Posts: 1203 Location: Nasci no Porto mas vivo em Lisboa
|
Posted: Sat Jul 19, 2008 11:14 am Post subject: |
|
|
| bom, por acaso eu sou um dos totós de óculos, mas não recebo nem porrada e ninguém goza comigo pois há mais 4 que usam óculos |
|
| Back to top |
|
 |
|
|
You cannot post new topics in this forum You cannot reply to topics in this forum You cannot edit your posts in this forum You cannot delete your posts in this forum You cannot vote in polls in this forum
|