Fórum Mistério Juvenil Forum Index Fórum Mistério Juvenil
Grupo dos amigos do Mistério Juvenil

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

25 de Abril de 1974
Goto page Previous  1, 2

Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA
View previous topic :: View next topic  
Author Message
tempera

PostPosted: Fri Nov 23, 2007 6:19 pm    Post subject: Reply with quote

Eu tinha apenas 6 anos, e nem sei como, lembro-me desse dia como se fosse ontem.
Fui com outros miudos para a escola, estava um sol radioso... Não tivemos aulas e de regresso a casa, um homenzito de caçadeira ao ombro e fato de tropa vestido... não sei quem era... disse-nos para ir-mos sem demoras, pois havia tiroteio em Leiria (soube mais tarde que na rua que recebeu o nome de COMISSÃO DE INICIATIVA), houve feridos devido a balas perdidas e ainda hoje se vêem paredes com vestigios desses disparos... Lembro-me de sentir medo, e dos tropas do Ultramar, de tempos a tempos, desejarem ás suas familias em Portugal, Boa Pascoa, ou Bom Natal de lágrimas no rosto.... O meu pai na altura estava emigrado em França, e eu vivia com a minha mãe e irmão... não passavamos mal, mas não tive acesso á maioria dos brinquedos de que se fala neste Forum.... No entanto, era feliz só por ter TV, a preto e branco, e com um canal.... Quando essas imagens chegavam aos telespectadores, parte desses tropas já tinha morrido na guerra... era desumano ouvir dizer que aquele rapaz que estava na minha frente a falar para a mãe, afinal já não existia....
E cantávamos na escola, dentro da sala de aula:
SOMOS UM POVO A CHORA-AR, UM POVO A DIZER NÃO QUERO....
UMA GAIVOTA VOAVA, VOAVA, ASAS DE VENTO, CORAÇÃO DE MAR
COMO ELA, SOMOS LIVRES, SOMOS LIVRES DE VOA-AR...
UMA PAPOILA CRESCIA, CRESCIA, CRITO VERMELHO, NUM CAMPO QUALQUER...
COMO ELA, SOMOS LIVRES, SOMOS LIVRES DE CRESCE-ER...
UMA CRIANÇA, DIZIA, DIZIA, QUANDO EU FOR GRANDE, NÃO VOU COMBATER..
COMO ELA, SOMOS LIVRES, SOMOS LIVRES DE DIZER...

Lembram-se?????????
Jacplo79

PostPosted: Sun Feb 03, 2008 5:09 pm    Post subject: Reply with quote

Eu só nasci em 1979, mas passei a minha vida toda a ouvir os meus pais e os meus avós a falarem do 25 de Abril, de tal maneira que sempre que ouço falar nesse grande dia sinto uma certa ponta de nostalgia, como se também tivesse vivido esses tempos!!! Ainda hoje, sempre que passo pelo Terreiro do Paço, ou pelo largo do Carmo paro sempre um pouco para pensar no que teria sido do país se pessoas como o Salgueiro Maia não tivessem tido o discernimento e o bom senso num momento tão delicado como o da rua do Arsenal, em que de um momento para o outro poderia ter havido um banho de sangue, pois as pessoas da altura estavam de tal maneira politizadas e tinham um asco tão grande ao regime fascista da altura, que parece impossível como é que não houve mais mortes, pq chegou a haver mortes na rua António Maria Cardoso, provocadas por tiros de rajada da Pide a mando do Silva Pais, que era o director da pide à data!
Por isso é que acho que não se dá o devido valor a um grande homem como o foi Salgueiro Maia que praticamente morreu no esquecimento e sem honras!
Back to top
View user's profile Send private message
Pirulito

PostPosted: Sun Feb 03, 2008 11:10 pm    Post subject: Reply with quote

Pilva wrote:
"Onde estavas tu no 25 de Abril de ´74

Estava na barriga da minha mae, a espera que Portugla fosse um pais livre para nascer Cool (mentira so nasci 5 meses depois Laughing )
Como a minha mae foi para a rua "manifestar" et fui com ela Wink
Back to top
Pirulito

PostPosted: Sun Feb 03, 2008 11:26 pm    Post subject: Reply with quote

Lino muitissimo obrigado por estes videos. Tenho os olhos cheios de agua Embarassed

Para mim o 25 de Abril é tao importante, cresci com esse sentimento que a liberdade tem um preço e que nao devemos nunca esquecer isso. Com a inha mae et a minha tia desfilei em todos os 25 de Abril e 1° de Maio durante tantos anos. Os primeiros desfiles eram lindos, unidade entre todos, ainda sem as guerras dos partidos, uns para a um lado, os outros para o outro!

O meu pai teve de ir para Africa contrariado, e nao teve coragem para fugir, dar o salto, apesar de a minha mae lhe ter proposto. O meu tio, um dia nao voltou para Africa depois das "férias" em Lisboa e viveu muitos anos com medo das consequências. O meu bisavo, a pide veio busca-lo a casa so porque ele tinha ido visitar o compadre dele à prisao Rolling Eyes

Nao devemos nunca esquecer do que vale a liberdade, nao tem preço! Wink
Back to top
Lino

PostPosted: Tue Feb 05, 2008 4:50 am    Post subject: Reply with quote

Há dias ouvi uma gravação caseira do 25 de Abril, aqui o pessoal a comentar, foi uma sensação tão estranha de explicar para alguém que nasceu 9 anos depois...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Post new topic   Reply to topic    Fórum Mistério Juvenil Forum Index -> O ESPAÇO PIRATA All times are GMT
Goto page Previous  1, 2
Page 2 of 2

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum