HISTÓRIA
History
Em Neighbous , Bournemouth na costa sul de Inglaterra, vivia Mr Pratt, reformado tendo tido a profissão de procurador, e mais a sua esposa. Estavamos no ano de 1944, vivia-se a angustia de uma guerra interminável e sangrenta. Os dias eram passados nos refúgios anti-aéreos enquanto as bombas vindas do continente sobrevoavam o canal da Mancha com o objectivo de destruir a cidade de Londres.
Diz-se que foi nesses horrendos dias que o senhor Pratt, aliado à sua paixão, pelas crónicas da vida real, que lhe inspiraram para a criação de um jogo para ocupar esses longos e penosos dias, proporcionando uma fuga às preocupações quotodianas.
Primeira edição Inglesa anos 40
Pratt demorou dois anos no aperfeiçoamento do seu jogo, e quando considerou que a sua persistência foi bem sucedida, partiu com a mulher rumo a Leeds, sede da Waddington Games que, na altura, era a fábrica de brinquedos mais importante do Reino Unido.
Os Especialistas da Waddington reconheceram na criação de Anthony Pratt as qualidades de uma grande ideia. Com alguns atrasos causados pela situação de pós-guerra a Waddingtons lançou o jogo a que chamaram comercialmente de Cluedo, em 1949.
O seu êxito foi imediato e repetiu-se no ano seguinte no mercado norte-americano pela firma Parker Brother. O Cluedo enriqueceu o mundo dos jogos com um novo membro destinado a converter-se num clássico durante muitas décadas, até chegar aos nossos dias. Mas um grande mistério ficou por resolver, Milhões de jogadores descobriram quem cometeu o crime, onde e com que arma, mas o sr. Pratt levou consigo para o túmulo qual a razão porque foi assassinado o famoso Dr,. Black/Dr. Neves.





Portuguese Edition English Edition Other Games Toys fair